Notícia
Um Prêmio Merecidov - 09/04/2009 15:15:11

Alex Garcia, primeiro surdocego a editar um livro no Brasil, é o grande vencedor da segunda edição do prêmio "sentidos", na categoria "gente como a gente"

Alex Garcia, surdocego que preside a AGAPASM – Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdo-Cegos e Multideficientes, foi o vencedor do Prêmio "Sentidos 2008", na categoria "Gente como a Gente" - uma iniciativa da Revista Sentidos, da Associação de Valorização e Promoção do Excepcional (AVAPE), Instituto Ressoar e Rede Record de Rádio e TV.

O prêmio tem por objetivo divulgar as histórias de superação de pessoas com deficiências, além de mostrar as realizações pela inclusão social e econômica, desenvolvidas por instituições do terceiro setor, empresas e poder público. 

A premiação de Alex Garcia foi um reconhecimento a seu trabalho. A surdocegueira nunca o impediu de buscar seus objetivos e lutar pelos direitos das pessoas com deficiência. Cursou a faculdade, realizou com pioneirismo os estudos sobre sua deficiência e se especializou em Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Desenvolveu ainda um trabalho de atendimento domiciliar para famílias de surdocegos.

Alex não pôde comparecer para receber o prêmio porque estava nos Estados Unidos realizando um curso em sua área e por isso enviou uma amiga para representá-lo. "Há cerca de dez anos destino totalmente minha vida à causa dos surdocegos. Agradeço a todos pelo carinho e espero que este reconhecimento se transforme em "chaves" que possam abrir portas à Inclusão das Pessoas Surdocegas e Multideficientes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil", afirmou o gaúcho da cidade de São Luiz Gonzaga.

Alex Garcia é também autor do livro "Surdocegueira: empírica e científica", lançado em novembro passado durante a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre. Atua ainda como articulista do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br), onde escreve artigos para a coluna “Aprender com as Diferenças”, o que ele considera fundamental para "dar voz" aos multideficientes. "Ter este espaço é uma verdadeira revolução inclusiva de idéias e atitudes para todos os cidadãos, em especial para nós, pessoas com deficiência."

A 2ª edição do Prêmio “Sentidos” contou com 636 inscrições, nas seis categorias disponíveis para participação do público: Artes, Empresas, Esportes, Gente como a Gente, Literatura e Terceiro Setor.  A cerimônia de entrega do Prêmio aconteceu no último dia 4 de abril, em São Paulo, durante a REATECH 2009 - Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade.

Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)