A Matemática é um "bicho de sete cabeças" para muitos alunos. Em Cubatão, cidade paulista localizada na Baixada Santista, um projeto pioneiro promete mudar a visão negativa dessa área do conhecimento e facilitar o aprendizado. Está sendo implantado no município o projeto "Matemática Descomplicada A+", um jeito novo de ensinar a Matemática que prioriza o raciocínio - através de jogos e brincadeiras -, e não a simples memorização de operações e fórmulas.
O A+ é um programa pelo qual os alunos podem aprimorar e desenvolver o conhecimento matemático através do lúdico. Tem o intuito de mostrar um caminho a mais, onde se pode aprender com o apoio de jogos e até mesmo utilizando situações reais do cotidiano. Também as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) e a interdisciplinaridade, agregadas a outras estratégias inovadoras de ensino, estão tendo efeitos positivos no aprendizado dos alunos. Os jogos servem para trabalhar, além dos conteúdos matemáticos, as habilidades que os alunos desenvolverão ao longo de sua jornada pelo ensino fundamental.
"Minha classe conta com 36 alunos. Todos vinham apresentando dificuldades para compreender as frações e decimais. Senti que através dos jogos matemáticos já houve um avanço significativo na aprendizagem", conta a professora Regina M. A. Fragoso, da Escola Bernardo José Mª Lorena.
O Programa começou a ser implantado em sala de aula em setembro passado, com o envolvimento de 326 professores junto a 8,8 mil alunos que cursam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I em 32 escolas da rede municipal de ensino. O A+ faz parte das soluções em Educação da Planeta Educação, empresa especializada em desenvolver projetos na área educacional, que atua em Cubatão em parceria com a Secretaria de Educação.
"Os alunos, a princípio, desenvolviam as atividades do A+ como brincadeira, depois foram percebendo a importância do material utilizado e o quanto a aprendizagem estava sendo útil no seu dia a dia. Aí começaram a trabalhar com maior envolvimento e responsabilidade", relata a professora Denise de A. Araújo, da Escola Antonio Ortega Domingues.
"Na matriz curricular da matemática, professores e alunos até o 5º ano desenvolvem atividades lúdicas ligadas ao A+ uma vez por semana, sempre orientados pelos treze mediadores da Planeta Educação. Já para os estudantes da 5ª à 8ª série, a aplicação das atividades do A+ depende de cada professor de matemática, que tem liberdade de escolher como inserir o programa em suas aulas. Para isso, eles participam de oficinas de formação periodicamente, também ministradas por especialistas no projeto", explica Cristiane Ramos, coordenadora de Matemática da Planeta Educação em Cubatão.
Com a volta às aulas, o método A+ continua a ser desenvolvido, porque mesmo com pouco tempo de implantação no ano passado, houve boa repercussão na comunidade escolar. "Foi uma novidade proveitosa. O projeto veio somar. Cada experiência com o A+ é um sucesso", conclui a professora Virma de O. S. Almeida, da Escola Padre José de Anchieta.
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