Notícia
Projovem Urbano reúne em Marituba e Benevides  - 16/03/2009 11:50:57

Centenas de jovens matriculados no Projovem Urbano, nos municípios de Marituba e Benevides, na Grande Belém, participaram neste sábado, 14, de mais uma plenária preparatória à aula inaugural do programa. “O Estado do Pará, seguindo compromisso e determinação da governadora Ana Júlia, vai cumprir o cronograma para o início das aulas previsto em 24 estados brasileiros, simultaneamente, em 6 de abril, e nos 20 municípios paraenses que aderiram ao Projovem Urbano do governo federal”, afirmou o professor Ari Loureiro, da Casa Civil do Governo do Estado, coordenador do Projovem Urbano.

Na abertura da plenária de Marituba, estiveram presentes os jovens matriculados no Projovem Urbano, pais de alunos, lideranças comunitárias, parlamentares, secretários do município, a Casa Civil do Governo do Estado e a comunidade em geral

Colaboração - Em Marituba, 400 vagas foram ofertadas para essa primeira etapa do programa no município, que vai acontecer nas dependências do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp). “O Iesp está de portas abertas e coloca à disposição todas as condições para o desenvolvimento desse programa para capacitação da juventude”, garantiu o diretor do instituto, coronel Marcos Aurélio.

Ele disse que o Iesp vai oferecer toda a infraestrutura do local para a realização das aulas do Projovem. “São 10 salas que vão funcionar durante o turno da noite, dedicadas às turmas do programa”, informou o militar. “E esse espaço é adequado não só pelas condições físicas, mas, sobretudo, porque o Iesp é também uma casa que tem a vocação de abrigar programas de educação”, continuou.

Coronel Marcos ressaltou que a parceria com o município, para realizar as aulas no instituto, vai fortalecer uma política do governo federal e estadual, tendo como público a juventude de Marituba.

Ele ressaltou ainda a importância do Projovem Urbano para a capacitação dos jovens que buscam um espaço no mundo do trabalho. O Chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, representando a governadora Ana Jùlia Carepa, destacou a importância do Governo do Estado, no desenvolvimento das suas políticas públicas.

Puty vê Marituba como um município estratégico para a realização do programa. “Não existe um Pará mais justo se municípios, como Marituba, não estiverem incluídos como prioridades das escolhas políticas que o governo Ana Júlia implementar”, disse o secretário. “Então, pensamos governar, dispondo de investimentos para os municípios da Região Metropolitana, entre eles, Marituba”, afirmou.

Cláudio Puty ainda destacou que a parceria entre governo federal, estadual e municipal tem rendido à Marituba programas como o PAC “que são estruturais para mudança de vida da população mais pobre do município, e, especialmente, para mudança de vida da juventude”. O chefe da Casa Civil disse também que “essa escolha de se espelhar numa política de juventude do governo federal também significa, como o presidente Lula, tirar dinheiro dos mais ricos para investir nos mais pobres, preocupação essa que o governo Ana Júlia tem, e sabemos que outros governos, historicamente, no Pará não tiveram”.

No encerramento da plenária, o prefeito de Marituba, Bertoldo Couto, reforçou e definiu esse ato de parceria “como um ato de coragem e audácia da governadora Ana Júlia, por enfrentar os problemas amazônicos relacionados à violência e juventude”. Segundo o prefeito, o Projovem é mais um projeto de oportunidades, que chama os municípios para debater políticas, investindo no futuro da juventude de Marituba.

Benevides - A plenária do Projovem ocorrida em Murini, Benevides, reuniu cerca de 400 pessoas, neste sábado (14), com a presença de autoridades locais, educadores do município e parlamentares. O encontro foi realizado no Centro de Referência e Assistência Social (Cras).

Em Benevides, a prefeitura já desenvolve o “Projovem Adolescente”, que é mais um programa de capacitação para jovens de baixa renda. Esse fato reforça o que Diana Moura, aluna, recém-matriculada no Projovem Urbano, afirma: “esse evento significa uma oportunidade que vai ajudar jovens, como nós, que não tivemos durante muito tempo dinheiro pra nos manter numa escola. Agora, vamos poder nos formar em pouco tempo e ainda vamos ter uma ajuda direta com a bolsa do Projovem”.

O coordenador do Projovem Urbano, Ari Loureiro, anunciou que “o Governo do Estado, também por compromissos da governadora Ana Júlia com uma política nacional para juventude, tem todo interesse em conversar com a Secretaria de Educação do município, com o prefeito, para amadurecer a ideia de implantação do Projovem Trabalhador e Projovem Campo, de modo a fechar programas integrados aos vários perfis da juventude no município.

Participação popular - O Chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, parabenizou a plenária de Benevides e destacou que “isso já é um esforço da comunidade, dos jovens, a partir de uma política pública, social, que reúne com as pessoas para discutir os problemas e apontar soluções para os municípios, uma prática que a governadora Ana Júlia implementou desde 2007, com o Planejamento Territorial Participativo”.

A plenária evidenciou, como em outros municípios, uma presença majoritária de mulheres, jovens que, segundo o Secretário Puty “vão poder ter oportunidades de ser mãe, de ajudar as família com uma renda mínima e ainda exercer o direito a ter educação de qualidade com capacitação profissional. E isso demonstra que, assim como o estado enfrentou a barreira de preconceitos de ter uma governadora mulher, a companheira Ana Júlia, agora enfrenta a barreira que outros governos criavam para não investir na juventude”.

O Projovem Urbano, além de oferecer a oportunidade para os jovens de completar o ensino fundamental em 18 meses, ainda oferece capacitação profissionalizante a jovens de 18 a 29 anos. E segundo o prefeito de Benevides, Edmauro Ramos de Farias, “amplia políticas de inclusão, aproxima políticas sociais populares nas áreas de lazer, cultura, segurança, educação, saúde, que independente de barreiras partidárias, pensa no futuro das pessoas, e por isso o município fez essa aliança com o governo Ana Jùlia, pensando em consolidar no diálogo democrático uma saída justa para população de Benevides”.

A meta do Projovem Urbano, na primeira etapa, é atingir 20 municípios. O Governo do Estado já estuda as demandas e pretende oferecer mais 32 mil vagas, atingindo cerca de 80 municípios até 2010. (agência Pará)

Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)