Notícia
Estudantes da rede pública estadual recebem kit escolar  - 17/02/2009 15:55:55

“Mais do que realizar um investimento inédito na educação, estamos promovendo a inclusão social e conferindo dignidade às famílias que possuem filhos estudando na rede pública estadual de ensino”, afirmou a governadora Ana Júlia Carepa, ao explicar o investimento inédito que o governo está fazendo, ao entregar um kit escolar a cada aluno da rede pública estadual nos 143 municípios. O kit contém uma mochila, duas camisas de uniforme e uma agenda.

Abrindo o ano letivo de 2009, a governadora e a secretária de Estado de Educação, Iracy Gallo Ritzmann, fizeram a entrega simbólica de kits na Escola Estadual de Ensino Médio Barão de Igarapé-Miri e na tradicional Escola Estadual Paes de Carvalho, com 168 anos de existência, apontada como a mais antiga do Brasil na sua categoria.

Serão distribuídos cerca de 1 milhão de kits, correspondente ao número de alunos matriculados na rede pública estadual – uma média de 100 mil por semana até o final de março. Os kits serão entregues pela direção da escola e conselhos escolares diretamente aos pais ou alunos.

Uma parceria firmada com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter) possibilitou que parte das camisas fosse confeccionada por jovens que participaram de cursos oferecidos pelo Programa Bolsa Trabalho, gerando emprego, renda e promovendo inclusão social. “Essa iniciativa causou forte impacto econômico nas comunidades locais, que tiveram a oportunidade de montar seu próprio negócio e exercitar o empreendedorismo”, destacou Ana Júlia Carepa.

Em algumas situações o dinheiro para aquisição das camisas foi repassado aos conselhos escolares, que contratou a confecção. Outras foram feitas por cooperativas vinculadas a programas de economia solidária.

A governadora anunciou ainda que até junho deste ano todos os diretores das escolas serão escolhidos por eleições diretas, com a participação de alunos, educadores e da comunidade. “É o resgate de um compromisso do nosso governo e uma forma de democratizar o processo de gestão das escolas públicas estaduais”, acrescentou.

A secretária Iracy Gallo disse que o segundo semestre letivo de 2009 começará com os novos diretores eleitos e empossados nas 1.216 escolas da rede pública estadual.

Investimentos - Ao destacar que educação é prioridade em seu governo, Ana Júlia Carepa lembrou ter recebido quase todas as escolas estaduais necessitando de reformas e até mesmo de reconstrução. Foi iniciado então um amplo programa de recuperação das estruturas, visando dar dignidade a alunos e professores.

Em 2007 e 2008 foram reformadas 400 escolas e outras 600 estão previstas no cronograma da Seduc para 2009, sem prejuízos ao calendário escolar, assegurou Iracy Gallo. Para 2010 a meta é reformar mais 416.

O governo já adquiriu 250 mil carteiras escolares e quadros brancos para equipar 720 salas de aulas, que chegaram às escolas desde o início de fevereiro. Também foram comprados 4 mil computadores e mil impressoras, que equiparão bibliotecas e escolas reformadas. As cantinas receberão fogões industriais, além de pratos, talheres e acessórios para cozinha.

O quadro de servidores da educação está sendo recomposto por meio de concurso público. Já foram realizados concursos para cerca de 16 mil servidores, dos quais 14 mil já foram chamados. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) qualificou cerca de 50 mil professores e, pela primeira vez, construiu um Plano de Educação com a participação da sociedade.

Dentre essas metas do governo para a educação constam ainda investimentos na educação profissionalizante, com a oferta de nível médio técnico em 12 escolas, que já estão em funcionamento este ano. O governo também assegurou R$ 93 milhões com o Ministério da Educação para construir mais 17 escolas profissionalizantes até 2010.

Em todo o Pará já são 200 escolas interligadas à rede mundial de computadores pelo Programa NavegaPará. A meta é chegar a 600 escolas. O Programa Escola de Portas Abertas, que chegou a 200 estabelecimentos de ensino, alcançará 400 até 2010.

A governadora pretende visitar alguns municípios para entregar os kits aos alunos. “Nós fizemos a opção por uma educação de qualidade, por isso direcionamos tantos investimentos para esta área tão imprescindível ao nosso desenvolvimento”, afirmou. (Agência Pará)

Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)