O Sesi e o Senai de Dourados oferecem aos estudantes a oportunidade de cursarem o ensino médio e ao mesmo tempo obterem qualificação profissional. As matrículas para o ensino articulado estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de janeiro. São 35 vagas disponíveis, sendo que restam ainda 22. “Por conta do recesso de fim de ano, esperamos para os próximos dias uma procura maior pelas vagas”, explicou a gerente do Sesi em Dourados, Rosilene Moreira.
Ela acrescentou que a proposta do EBEP (Educação Básica do Sesi aliada à Educação profissional do Senai) prevê curso em período integral, sendo que em um deles o aluno participa do ensino regular no Sesi e o outro período é dedicado à qualificação profissional, no Senai. “É importante lembrar que as aulas já começam no dia 2 de fevereiro e que os interessados devem efetuar as matrículas o quanto antes”, orientou.
Para o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai/MS, Jesner Escandolhero, o EBEP é uma ótima oportunidade de formação integral. “O EBEP alia o ensino médio e profissionalizante de forma harmônica proporcionando a potencialização das competências que serão desenvolvidas durante o curso. Isso permite um salto na qualidade do ensino e da aprendizagem, além de, uma melhor articulação entre os professores”, disse.
Ele lembrou que o curso tem duração de três anos, sendo que o aluno cursará 1.080 horas-aulas no ensino médio, além de, outras 800 horas-aulas das competências do curso de Processador Industrial de Alimentos, permitindo o desenvolvimento de capacidades e habilidades profissionais.
“Essa formação permite ao profissional executar os processos produtivos de processamento de carnes e derivados, transformando matérias-primas em produtos industrializados, em linha de produção de acordo com as normas de qualidade, segurança alimentar, ambiental e do trabalho e outros padrões oficiais de órgãos regulamentadores dos Ministérios da Saúde e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, acrescentou Jesner Escandolhero.
O Programa, que é desenvolvido de forma diferenciada pelas duas instituições, procura tratar o aluno de forma especial, promovendo a formação integral dele. “Esta integração representa a união das forças entre o Sesi e o Senai e de suas potencialidades, cada uma com sua especificidade de trabalho, agora juntas para pensar num desafio: o cidadão a ser formado. O método oportuniza aos alunos complementarem sua formação educacional com um curso profissionalizante”, completa a coordenadora da Área de Educação do Sesi/MS, Sueli Tavares da Silva. (Pantanal News)
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular