O modelo educacional aplicado em Campo Grande pela Reme (Rede Municipal de Ensino) será adotado pelo Estado do Maranhão, segundo o sociólogo e professor da UnB (Universidade de Brasília), Pedro Demo.
Para a secretária Municipal de Educação, Cecília Amêndola da Motta, a novidade é resultado da experiência bem sucedida em Campo Grande, que teve como base a ênfase na qualificação profissional dos 4.253 educadores que compõem o quadro da Reme, o trabalho em equipe e o acompanhamento permanente do desempenho dos alunos.
Conforme a assessoria da Prefeitura, todos os professores da Reme têm nível superior. Desses, 2.430 são pós-graduados, sendo que 1.561 fizeram pós-graduação financiada pela administração atual da Prefeitura. Outros 400 estão cursando a pós-graduação.
Segundo a secretária, o foco central da política educacional é a aprendizagem, tanto para alunos quanto para professores: “Estamos o tempo todo aprendendo e ensinando”, enfatizou.
De acordo com Cecília Amêndola, o investimento em educação é um estímulo para todos os envolvidos na educação. “A educação é uma preocupação de todos e não só da comunidade escolar, mas da sociedade civil organizada”, afirmou.
Ideb
Esta política educacional foi premiada no ano passado em nível nacional por meio do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), quando o Município superou as metas estabelecidas para 2011.
O Ideb foi criado em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. (Ascom Prefeitura/OJ)
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular