Uma comissão interinstitucional apresentou uma proposta de educação musical, na semana passada, para a Secretaria de Educação do Paraná (Seed) e na plenária do Conselho Estadual de Educação (CEE). O Projeto de Educação Musical nas Escolas do Paraná (Pemep) foi elaborado pelas universidades estaduais de Maringá (UEM) e de Londrina (UEL), com assessoria do professor Carlos Kater. A proposta pretende iniciar um processo de formação continuada para professores de Arte da rede estadual de ensino para ministrar os conteúdos de Música.
A chefe do Departamento de Música da UEM, Vânia Fialho, explica que o projeto foi elaborado a partir de uma demanda da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). “A formação continuada de professores é tema que vem sendo amplamente debatido, acompanhando as principais tendências educacionais da atualidade. Desde 2004, as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Música indicam que as universidades e IES têm o compromisso de estabelecer pontes profícuas com a educação básica. A aprovação da Lei n.º 11.769, em 18 de agosto de 2008, a qual estabelece a obrigatoriedade do ensino dos conteúdos de música na educação básica, requer das universidades formadoras de profissionais da educação o comprometimento com a formação continuada para capacitar os professores que já atuam na área de arte para ministrarem os conteúdos específicos de música”.
O projeto piloto deve ser desenvolvido em 2009, com carga horária de 120 horas/aula, dividida em três módulos, com o caráter de extensão universitária. Serão parceiros nessa iniciativa a Seed, a Seti, a UEM, a UEL, a Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap) e Faculdade de Artes do Paraná (FAP).
Alem de Vânia Fialho, também participaram das reuniões Magali Kleber (UEL), Margaret Amaral de Andrade (Embap), Solange Maranho Gomes (FAP), Agnes Cordeiro de Carvalho (Seed) e Carlos Alberto de Paula (Seed). (Nota 10).
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular