O Diário Oficial do dia 12 traz a lista dos 29 projetos selecionados para o Observatório da Educação. Os grupos selecionados vão pesquisar temas educacionais diversos por um período que pode variar de um a quatro anos. Para tal, o Observatório disporá de R$ 5,5 milhões por ano, para financiamento e custeio dos grupos envolvidos. Todas as pesquisas deverão utilizar os bancos de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e estar vinculados a programas de mestrado e/ou doutorado recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O Observatório da Educação é um programa de fomento que visa ao desenvolvimento de pesquisas na área da educação. Em sua segunda edição, cujo edital foi publicado em julho deste ano, recebeu a inscrição de 60 projetos. No primeiro edital, lançado em 2006, foram selecionados 28 projetos, que ainda estão em andamento.
O Observatório da Educação é uma parceria entre o Inep e a Capes. Nesta edição, participa da parceria a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad), com o interesse de estimular pesquisas relacionadas a sua área de atuação.
O foco do edital deste ano são as questões relacionadas à docência e à formação de profissionais da educação básica. Dos 29 trabalhos selecionados, 18 são de núcleos locais compostos por, pelo menos, um programa de pós-graduação stricto sensu de uma instituição de ensino superior (IES), um docente orientador, um estudante de doutorado e dois estudantes de mestrado (para programas que oferecem os cursos de mestrado e doutorado) ou três de mestrado (para programas só de mestrado) e até seis estudantes de graduação.
Os onze projetos restantes são de núcleos em rede, compostos por, pelo menos, três programas de pós-graduação stricto sensu de IES distintas, três docentes orientadores, nove estudantes de doutorado ou pós-doutorado ou mestrado e até 18 estudantes de graduação. Do MEC. (Nota 10)
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular