O prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, recém-reeleito, estará em Brasília no próximo dia 29 para receber o Prêmio ODM Brasil, em cerimônia que acontecerá às 15h no Palácio do Planalto. Ananindeua (PA) foi premiada pelo sucesso de seu programa de (re) qualificação da Educação Básica. A professora Leila Freire, Secretária de Desenvolvimento da Educação do município à época do anúncio da premiação (em abril), também estará presente ao evento.
Em Ananindeua, a Secretaria de Desenvolvimento da Educação desenvolve desde 2006, em parceria com a Planeta Educação (empresa especializada em informática educacional), o projeto Escola Cidadã, que mantém laboratórios nas escolas, totalmente equipados com modernos recursos multimídia. Mediadores de Aprendizagem da Planeta Educação também orientam os professores quanto ao uso desses recursos para apoiar e enriquecer o processo ensino e aprendizagem.
O Prêmio ODM Brasil 2007, em sua segunda edição, é coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República. É uma iniciativa pioneira no mundo e tem por finalidade incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), definidos pela ONU, que são: educação de qualidade para todos; acabar com a fome e a miséria; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
"Estamos felizes porque acreditamos que a elevação da qualidade da educação no Brasil não é utopia e sim uma questão baseada no tripé: compreensão das melhores práticas, implantação das mesmas e avaliação dos resultados alcançados. Estamos felizes, duplamente, por ver que o município de Ananindeua, com o qual colaboramos há dois anos, foi reconhecido pelo trabalho sério que vem desenvolvendo na área da Educação", afirma Luis Antonio Namura Poblacion, Presidente da Planeta Educação.
Além de Ananindeua, receberão o Prêmio ODM Brasil 2007 as prefeituras de Taboão da Serra, Diadema e São Vicente (SP); Curitiba (PR); Belo Horizonte (MG), Sobral e Itaiçaba (CE). Também participarão da solenidade em Brasília 12 organizações da Sociedade Civil premiadas, entre elas: Associação dos Pequenos Agrossilvicultores do Projeto Reca (RO), pelo projeto "Um novo modo de viver e produzir na Amazônia", e o Movimento de Organização Comunitária (BA), pelo projeto "Mãos que Trabalham: transformando a vida das mulheres dos territórios do Sisal, Bacia do Jacuípe e Portão do Sertão".
A relação dos premiados foi divulgada em abril, durante encontro na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A escolha foi feita por um júri de notáveis, composto por 13 especialistas de todo o país.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular