Notícia
Escola municipal mais antiga de Curitiba completa 45 anos - 22/09/2008 14:36:11

O desfile de 230 estudantes divididos em pelotões que representaram as últimas cinco décadas marcou neste sábado (20) as comemorações dos 45 anos de fundação da Escola Municipal Papa João XXIII. Atendendo atualmente 1.750 estudantes de 1.º ano a 8.ª série no ensino regular e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Papa João XXIII é a mais antiga escola da rede municipal de ensino de Curitiba.

"É um orgulho comemorar quase cinco décadas de existência da Escola Papa João XXIII, uma escola que é referência em Curitiba pela qualidade do ensino que oferece à comunidade", disse Eleonora Fruet, secretária municipal da Educação.

A festa de aniversário foi realizada fora dos muros da escola, na Rua Frei Gaspar Madre de Deus, que passa ao lado da unidade e foi fechada pela Diretran especialmente para a festa. Sandra Nunes de Carvalho, diretora da Escola Papa João XXIII, disse que a idéia de levar a festa para a rua teve o objetivo de envolver toda a comunidade do bairro Portão, onde a escola está instalada.

Mais de 500 pessoas, que fazem parte da escola ou já passaram por ela, participaram da comemoração que além do desfile de alunos, teve apresentações de ginástica artística e coral, e também da Banda Marcial do Colégio Bagozzi.

Os estudantes desfilaram divididos em pelotões. Caracterizados cada pelotão representou uma das cinco décadas vividas pela Papa João XXIII. Caracterizados, os alunos mostraram as invenções, as descobertas e a moda usada em cada década. "Esse desfile teve o objetivo de mostrar que a Papa João XXIII é uma escola que tem 45 anos e está inserida no mundo”, explicou Sandra.

Em seguida, foi a vez da Banda Marcial do Colégio Bagozzi, que é a instituição de ensino mais próxima da escola municipal, a se apresentar. Reconhecida na cidade, a banda tocou os hinos do Brasil e da Escola Papa João XXIII. O Grupo de Ginástica Artística fez uma exibição e o Coral da escola, formado por 35 estudantes de 3.ª e 4ª série, cantou o hino da unidade.

Outra comemoração - A Escola Municipal Ditmar Brepohl, localizada na Cidade Industrial, também comemorou sábado (20) 25 anos de fundação. Para festejar a data, a escola organizou uma grande festa e inaugurou a Biblioteca Helena Kolody, que passa a integrar a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba.

Durante todo o dia houve apresentações culturais do poeta e músico Daniel Faria, que além de tocar e cantar fez exposição de 28 cartazes que mostram poesias de Mário Quintana e da cantora Rosi Greca. A professora Lineide Valério Machado Bolechos, responsável pela biblioteca da escola, fez a Hora do Conto.

Os estudantes da Escola Ditmar Brepohl, que tem 730 alunos, também foram protagonistas da festa. Os estudantes da 3.ª série fizeram uma apresentação da dança Ser Criança, a mesma apresentada durante o Festival de Danças 2008, da Rede Municipal de Ensino, que ocorreu em agosto, na Ópera de Arame. Os alunos da 4.ª série mostraram um acróstico que tem o nome da escola como base. Acróstico é uma forma textual onde a primeira letra de cada frase ou verso forma uma palavra ou frase.

Na programação também houve uma homenagem aos funcionários que trabalham há mais de dez anos na escola. No grupo de 15 pessoas está, por exemplo, a professora Kelly Regina Camargo, que estudou na Ditmar Brepohl e hoje tem filhos na escola.(Nota 10)

Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)