Um grupo de estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP) decidiu se unir para conscientizar os colegas sobre sexualidade, drogas, qualidade de vida, ética e meio ambiente. “O Grupo de Adolescentes em Ação a Cidadania (Gaac) começou abordando apenas sexualidade e drogas”, conta Anni Caroline Hirami, 16 anos, coordenadora dos trabalhos sobre sexualidade. “As idéias foram surgindo e os outros temas foram integrados ao projeto do Gaac”.
Alguns professores, vendo a preocupação dos alunos, formalizaram o grupo. Cada uma das cinco áreas de atuação (sexualidade, drogas, qualidade de vida, ética e meio ambiente) possui um professor-orientador e um aluno que coordena a equipe. “Cada coordenador é especialista naquele tema – mas tem conhecimento de tudo o que envolve os trabalhos do Gaac”, conta Anni.
O nome para esse trabalho é Educação de pares – Protagonismo Juvenil. O princípio fundamental é que os próprios alunos capacitam seus colegas – em palestras, debates e atividades especiais. “É muito mais fácil para nós, adolescentes, sermos difusores do conhecimento para os nossos colegas do que eles ouvirem as mesmas informações de professores”.
Anni conta ainda que, nesse segundo semestre, ela conseguiu junto à direção do CEP duas aulas por mês com as sétimas e oitavas séries do colégio. “Vou trabalhar com eles na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS”. Para ela, informar os colegas é a melhor parte de participar do Gaac. “Nós capacitamos os alunos e eles vão repassando o conhecimento que começou conosco”, fala. “Uma ação como a nossa pode fazer total diferença na vida de alguém que talvez a gente nem conheça”.(Nota 10)
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular