As instituições de ensino superior não autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) como centros universitários ou universidades estão proibidas de incluir em seus nomes expressões como "universidade", "uni", "un", "centro", “autônomas”, ou qualquer outra que remeta às características, qualidades e especificidades desse tipo de instituição.
As faculdades e instituições de ensino superior a elas equiparadas estão recebendo ofício circular da Secretaria de Educação Superior do MEC (SESu) que alerta para as regras que devem ser seguidas, além de possíveis punições às que não as cumprirem.
O ofício explica que o único nome a ser utilizado pela instituição é o aprovado no processo autorizativo, e que o não cumprimento dessa norma pode representar afronta às disposições do Código de Defesa do Consumidor. As instituições de ensino que insistirem na utilização das expressões indevidas poderão passar por processo de supervisão, ou até mesmo processo administrativo.
Alunos, professores, pessoal técnico-administrativo, organizações e associações representativas, entre outros, poderão denunciar no MEC as instituições que fazem uso indevido das expressões. (Nota 10)
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular