Quando voltarem ao trabalho em agosto, os professores de física do ensino médio terão uma ferramenta a mais para ajudá-los em suas atividades de sala de aula e melhorar o processo de ensino aprendizagem. Já está no ar o portal Píon, realizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O portal possui duas possibilidades de acesso www.pion.org.br ou www.pion.sbfisica.org.br, o novo portal é um recurso a mais para as atividades docentes e um meio de divulgação da física para todos os interessados. O nome do portal é uma homenagem ao físico brasileiro Cesar Lattes, co-descobridor da partícula elementar conhecida por Méson pi ou Píon.
"O professor de física conta basicamente com o livro-texto. O novo recurso será uma maneira de ampliar o acesso a mais informações, tanto do ponto de vista pedagógico como de conteúdos em física", explica Nelson Studart, físico, docente da Universidade Federal de São Carlos (SP), idealizador e coordenador do portal. "Nosso principal objetivo é fornecer material instrucional para ajudar o professor de física no ensino médio em suas aulas".
Para isso, o portal conta com uma série de conteúdos. "O professor vai encontrar simulações, aulas prontas, textos, imagens e links", observa Studart. A sessão de artigos, por exemplo, contém adaptações para web de textos originalmente publicados na revista Física na Escola, da SBF, ou escritos por internautas e colaboradores.
Já a sessão "Você sabia" oferecerá uma seleção de desafios em física, elaborados especialmente para professores e estudantes do ensino médio.
Notícias relevantes sobre o ensino da física, um blog com comentários e dicas e uma sessão com informações sobre eventos também estão no portal.
"Há ainda um fórum, pelo qual pretendemos ampliar o relacionamento entre o público, os físicos e os professores de ensino médio, de modo a termos um espaço para discussões, críticas, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências", acentua Nelson Studart.
O coordenador espera que o portal seja visitado também por estudantes e demais interessados em física e que conte com a colaboração de professores, tanto do ensino médio como do ensino superior.
O portal Píon se soma a uma iniciativa anterior da Sociedade Brasileira de Física no apoio aos professores do ensino médio. Também idealizada por Nelson Studart, da qual é seu editor, a revista Física na Escola é publicada desde o ano 2000, com edições semestrais. (Nova Educação)
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular