O software leitor de telas criado pelo CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) dirigido a pessoas com deficiência visual já está disponível na página do Ministério das Comunicações para download. A ferramenta, desenvolvida com recursos do Funtell (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) pode ser baixada gratuitamente.
"Prestar esse serviço aos portadores de deficiência é um grande orgulho para o Ministério das Comunicações. Os recursos do Funttell e do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) devem ser direcionados a projetos nobres como esse", destacou o ministro, em comunicado à imprensa.
O programa leitor de telas possibilita a narração automática de textos e das ações dos usuários, tornando mais fácil a execução de tarefas no micro para cegos ou pessoas com baixa visão.
Ele pode ser usado em computadores simples, com chip de 500 MHz, Windows 2000 ou XP, memória de 256 MB e mínimo de 30 MB livre para a instalação.
Para baixar o programa, basta acessar o site do Ministério das Comunicações (http://www.mc.gov.br) e clicar no banner que aparece na coluna da direita, logo abaixo da "Previsão do Tempo".
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular