A partir deste ano, alunos do ensino fundamental de Bertioga têm um estímulo a mais no aprendizado. Através do projeto Cinema na Escola, professores da rede municipal são estimulados a utilizar, com fins pedagógicos, a exibição de filmes em sala de aula para explorar os temas apresentados e incentivar o debate. O objetivo é fomentar análises inteligentes sobre os mais variados assuntos, relacionados com temas trabalhados em sala de aula, contribuindo com a formação dos estudantes.
Nos próximos dias 21 e 28 de maio e 4 de junho, o professor-mestre João Luís Almeida Machado, editor do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br), vai realizar a segunda etapa de uma série de encontros denominados: Oficina Cinema na Escola. O público-alvo são os educadores da rede municipal do município, que serão orientados sobre o projeto, conhecerão alguns dos melhores filmes para exibição e ainda saberão como estimular os alunos a debater os assuntos tratados.
"O cinema seduz com a beleza de suas imagens, das luzes que iluminam as seqüências projetadas na tela. Comunica idéias, gera debates acalorados, motiva mudança de opiniões, promove o surgimento de novos sentimentos e sensações em relação aos outros e ao mundo em que vivemos. E com todo esse poder de sedução, comunicação, beleza, arte, entretenimento e graça, o cinema também pode educar, ajudar na aprendizagem, promover um ensino mais interessante e lúdico, enriquecer alunos e mestres com visões de mundos que eles jamais conheceram até o encontro com os filmes", acredita Machado, mestre em Educação, Arte e História da Cultura.
Foi criado também um blog de apoio às atividades do Cinema na Escola em Bertioga. Através do endereço: www.planetaeducacao.com.br/blogs/index.aspx, os educadores poderão trocar idéias e informações sobre a realização do projeto.
O Cinema na Escola está inserido em um projeto maior para modernizar a Educação em Bertioga, com a inclusão da Informática e do uso de novas tecnologias nas escolas de ensino fundamental. Recursos multimídia de última geração já equipam os Laboratórios de Informática de dez escolas públicas, graças à parceria firmada no ano passado pela Prefeitura - articulada pela Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural -, com a empresa Planeta Educação, especializada em projetos educacionais. Nos laboratórios, alunos e professores têm à disposição computadores, impressoras, scanners, gravadores de CD e câmeras digitais, além de modernos softwares educacionais.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular