Os secretários de educação dos 1.242 municípios com os mais baixos índices de desenvolvimento da educação (Idebs), que tem uma escala de zero a dez pontos, participam esta semana, em Brasília, de oficinas sobre a avaliação das atividades desenvolvidas nos últimos quatro anos e planejamento da transição para o próximo dirigente. As oficinas são parte do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação, desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).
De acordo com o diretor de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional da SEB, Arlindo Queiroz, o roteiro sobre como avaliar, construir uma memória da educação do município e planejar as primeiras atividades de 2009 será oferecido aos 5.564 municípios, mas as oficinas são para os 1.242 que têm estruturas técnicas mais precárias. O objetivo da ação, explica o diretor, é oferecer instrumentos para que o gestor avalie seu trabalho sob a ótica republicana e que deixe para o próximo dirigente um registro detalhado e fundamentado de sua prática, além de recomendações para a continuidade e o sucesso da futura administração municipal.
O projeto da Secretaria de Educação Básica prevê que o dirigente inicie o registro da sua prática durante a oficina. Cada secretário receberá um CD-rom com o roteiro para completar o trabalho no decorrer de 2008. Esse grupo de 1.242 municípios é prioritário dentro das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 24 de abril de 2007. Por terem índices de desenvolvimento da educação básica (Idebs) abaixo da média nacional de 3,8 pontos, os 1.242 municípios receberam assistência técnica do Ministério da Educação para diagnosticar a realidade e agora recebem monitoramento para a implantação do Plano de Ações Articuladas (PAR).
Além das oficinas, os dirigentes assistirão a uma palestra sobre o papel republicano do município na construção e sustentabilidade das políticas públicas de educação e a apresentação da pesquisa Redes de Aprendizagem boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender. A pesquisa reúne 37 redes municipais de educação, de 15 estados, que são modelo de gestão em dez eixos, entre eles, formação de professores, avaliação e planejamento. O Redes de Aprendizagem é uma iniciativa do MEC em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
As oficinas, palestras, trocas de experiências integram a programação do 3º Fórum Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, que acontece até quinta-feira, 27, na Academia de Tênis, em Brasília. A abertura do fórum será nesta segunda-feira, 24, às 18h.
MEC
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular