Depois das férias, milhões de estudantes do país voltam às aulas nesta semana. Para muitos, retornar à escola significa ter acesso facilitado ao mundo da tecnologia. Em Bertioga, mais de 4.600 alunos da rede municipal já contam com o que há mais moderno no processo de ensino-aprendizagem.
Recursos multimídia de última geração equipam os Laboratórios de Informática implantados em dez escolas públicas, graças a uma parceria firmada no ano passado pela Prefeitura Municipal de Bertioga, articulada pela Secretária de Educação e Desenvolvimento Cultural com a empresa Planeta Educação, especializada em projetos educacionais.
Nos laboratórios, alunos e professores têm à disposição computadores, impressoras, scanners, gravadores de CD e câmeras digitais. Os professores contam ainda com profissionais da empresa para orientá-los a obter o máximo dos equipamentos, utilizando modernos softwares educacionais com temas que complementam os conteúdos que já fazem parte do currículo escolar, tornando as aulas diante do computador mais atraentes, dinâmicas e diferenciadas para crianças, jovens e adultos. O Planeta Educação também possui como diferencial recursos apropriados para facilitar o aprendizado dos alunos com deficiências.
O objetivo é oferecer acesso às modernas inovações educacionais. “O laboratório de Informática Educacional é mais um espaço onde a criatividade, somada aos recursos multimídia e motivação, contribui com a melhoria da Educação e o desenvolvimento da comunidade escolar nesta Era Digital”, diz Carlos Conti, consultor em Informática Educacional do Planeta Educação.
Além dos recursos multimídia, o Planeta Educação traz inovações na metodologia de ensino da língua inglesa em 17 escolas. “O ensino da língua inglesa através do método oferecido por nossa empresa, não somente estimula o desenvolvimento lingüístico, mas aumenta a visão de mundo dos alunos”, conta Aline Tosini, consultora em Ensino de Línguas do Planeta Educação.
Outro projeto implantado, sob a coordenação do Professor João Luis Almeida Machado editor do Portal da empresa – www.planetaeducacao.com.br, é o Cinema na Escola, Neste projeto os professores recebem orientações sobre como desenvolver de maneira didática o tema de filmes apresentados em sala de aula. O objetivo é incentivar a exibição de filmes nas escolas, a fim de formentar análises e debates inteligentes, contribuindo com a formação da competência leitora.
Essas inovações começaram a ser implantadas no segundo semestre do ano passado; vieram acompanhadas por Programas de Formação em Informática Educacional, possibilitando a atuação eficiente dos professores no uso das novas tecnologias. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação e 23 escolas da rede contam com o “Gestão Fácil”, um programa de informatização de toda a parte administrativa de ensino, o que permite a agilização do processo de matrículas, emissão de documentos e transferências de alunos, entre outros serviços.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular