Notícia
Software para pessoas com deficiência recebe prêmio de direitos humanos  - 22/02/2008 11:19:17

A professora do curso de Terapia Ocupacional (T.O) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Ana Irene Alves de Oliveira, recebeu no dia 11 em Brasília, o Prêmio Direitos Humanos 2007, representando a Associação de Assistência à Criança Deficiente da Amazônia (ACDA) - da qual faz parte - pela elaboração do Software Desenvolve.

O programa é fruto de uma pesquisa iniciada pela professora em 2002 para o trabalho de Mestrado e atualmente tem sido continuado na tese de Doutorado, de Ana Irene. O Desenvolve estimula por meio de luzes e sinais sonoros respostas dos usuários com restrições motoras. O uso do programa é capaz de aprimorar noções de espaço, quantidade e tempo, além da percepção de objetos do cotidiano.

A premiação aconteceu às 11h no Palácio do Planalto. Foram 286 indicados concorrendo em 10 categorias. Cada uma delas premiaria dois projetos com emissão de um certificado e a entrega de uma obra de arte. O Software Desenvolve ganhou na categoria "Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência".

O Prêmio Direitos Humanos existe desde 1995 e é uma honraria concedida pelo governo federal a pessoas e organizações que realizem ações em favor dos direitos humanos e mereçam reconhecimento e destaque nacional. A indicação dos projetos é feita pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e a escolha dos vencedores por uma comissão de membros da sociedade civil e governo.

Além do Prêmio Direitos Humanos 2007, em 2005, a professora Ana Irene recebeu pelo software um prêmio regional pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Em 2007, o projeto mereceu menção honrosa da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Federação das indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).

A ACDA atua no aprimoramento de Tecnologia Assistiva para pessoas com deficiência através de projetos de pesquisa para o desenvolvimento de Sistemas Alternativos de Comunicação. Outros pontos de atuação da ACDA estão ligados ao fornecimento de apoio pedagógico especializado, supervisão terapêutica, produção de mobiliário, brinquedos adaptados e assessoria em tecnologia assistiva em carteiras e equipamentos adaptados de forma a facilitar a inclusão escolar.

O site do trabalho de Ana Irene, com Tecnologia Assistiva, no NEDETA, é: www2.uepa.br/nedeta

Avaliação desta Notícia: Notícia ainda não avaliada.
COMPARTILHE

DeliciusDelicius     DiggDigg     FacebookFacebook     GoogleGoogle     LinkedInLinkedIn     MySpaceMySpace     TwitterTwitter     Windows LiveWindows Live

AVALIE A NOTÍCIA





INDIQUE ESTA NOTÍCIA PARA UM AMIGO






0 COMENTÁRIOS
ENVIE SEU COMENTÁRIO

Preencha todos os dados abaixo e clique em Enviar comentário.



(seu e-mail não será divulgado)