A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Educação, implantou no início do ano, o projeto "Click Inclusão - Educação de Qualidade para Todos". Agora, comemora a ótima aceitação obtida por todos da comunidade escolar, que consideram o projeto uma revolução no ensino do município.
O projeto consiste na utilização do computador como recurso no processo de ensino e aprendizagem e não simplesmente como aula de informática, oferecendo acesso a modernas inovações educacionais. A educação digital nas escolas tornou as aulas mais dinâmicas e criativas. Quase dez mil alunos foram beneficiados em 2007.
Hoje, todas as 15 escolas municipais de Ensino Fundamental de Bauru estão conectadas à Internet. Os alunos estão descobrindo um novo caminho para a aprendizagem. São 284 computadores colocados à disposição de professores e alunos, nos Pólos de Informática, equipados com 18 títulos de Softwares Educacionais diferenciados. Este projeto possibilita aos alunos construir sua identidade, seu caminho profissional, seu projeto de vida. Desenvolvendo habilidades de compreensão, emoção e comunicação que permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho, tornando cidadãos realizados e produtivos. "Nós estamos aprendendo no mundo virtual”, diz entusiasmado o aluno Leonardo, de 9 anos, da 3ª série da EMEF Dirce B. G. Azevedo.
"Eu nunca tinha visto um computador. Cada letra que eu aperto no computador eu fico feliz. Melhorou tanto que eu nem sei agradecer a minha linda e boa escola", conta a aluna Enayara, de 12 anos, da 4ª série C da EMEF Maria Chaparro. “Eu gosto de escrever histórias no computador e, enquanto a gente escreve, a mediadora coloca uma música e eu gosto muito", revela a aluna Larissa, de 10 anos, da 3ª série D da EMEF Waldomiro Fantini.
Nos laboratórios são desenvolvidas atividades utilizando modernos softwares, a fim de complementar o conteúdo adquirido em sala de aula, em todas as áreas do conhecimento. Além de computadores com conexão à Internet, há impressoras, scanners, microfones e câmeras digitais. Em 2007, os alunos tiveram aproximadamente 25.000 horas de acesso às máquinas, sempre com acompanhamento de professores e mediadores do Planeta Educação, empresa contratada através de licitação para implantar o projeto "Click Inclusão" nas escolas municipais.
“Hoje podemos nos orgulhar pelo trabalho realizado pelas nossas quinze EMEFs onde estão instalados os laboratórios, foi muito difícil, passamos por muitas dificuldades, encontramos vários obstáculos, mas isso só vem a engrandecer o trabalho. Já temos alguns blogs, trabalhos publicados em feiras, mostrando que os alunos das escolas publicas, quando lhes é dado condições, como foi esse Projeto, são capazes de voar mais alto do que se pode imaginar”, diz as professoras Judith Alvarez Abbas Cassab, Coordenadora de Informática da Secretaria Municipal da Educação e Denise dos Santos Rosa Ramirez, Diretora de Divisão do Ensino Fundamental.
O "Click Inclusão" engloba também o Programa de Formação Continuada aos Educadores. Cerca de 90% dos educadores inscritos em 2007 concluíram os módulos. “A partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, meu trabalho passou por uma imensa transformação. Hoje faço uso de recursos (Word, jogos, Internet, Power Point) que nunca pensei que pudessem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem", comenta a professora Lea, da EMEF Alzira Cardoso. "Inserir o aluno no mundo informatizado foi como descobrir uma nova sala de aula, com outras possibilidades e oportunidades", afirma a professora Sônia, da EMEF José Romão.
Os pais de alunos também elogiam o projeto: “Meu filho passou a se dedicar mais aos estudos. Suas notas melhoraram e seu comportamento também", afirma Glauci, mãe de um aluno da EMEF Ivan Engler. “Fiquei muito surpresa quando minha filha pediu para usar meu computador sem ser para jogar. Disse que escreveria uma carta para o tio que mora em São Paulo. Por este motivo acho que este projeto não deve parar, pois trouxe novos atrativos que a ajudam no aprendizado", revela Marilene, mãe de aluna da EMEF Etelvino R Madureira.
Para os mediadores e coordenadores do Planeta Educação, o trabalho desenvolvido em Bauru foi gratificante, pois contou com o entusiasmo e a força de vontade dos professores. "Foi apenas com a prática, no dia-a-dia, que pude compreender o verdadeiro significado que o computador tem na vida das pessoas", conta a mediadora Lívia, que atua na EMEF Dirce B. Guedes de Azevedo. “Considero fundamental a aproximação da cultura escolar com a do mundo real. Mais do que qualquer outra instituição, a escola deve servir de instrumento de comunicação, abrindo para os alunos as portas para que eles possam conhecer interagir e intervir no universo em que vivem. E os recursos oferecidos pela Tecnologia da Informação e Comunicação são ferramentas que ampliam as oportunidades. Assim, a escola está realizando melhor seu papel”, afirma Christina Simões, Coordenadora do Projeto em Bauru.
“O Click Inclusão foi uma mistura de desafio e orgulho. Desafio porque era preciso aliar qualidade à aprendizagem. Em parceria com a empresa Planeta Educação desenvolvemos um projeto que responde aos primeiros “sonhos pedagógicos” que trilhamos juntos. Temos nos profissionais da rede de ensino de Bauru grandes parceiros e orgulho nesse projeto, que se materializa no rosto feliz da descoberta diária diante da tela do computador, seja ele professor, aluno, gestor, merendeira, servente, mediador... Parabéns a todos que agora trilham os caminhos virtuais e virtuosos da Informática!”, conclui a Professora Mestre Griselda Purini, diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.
No dia 13 de dezembro, a Secretaria Municipal de Educação e a empresa Planeta Educação vão promover uma festa para a entrega dos certificados aos educadores que concluíram o Programa de Formação de Educadores em 2007.
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular