O cumprimento da lei federal que institui cotas para contratação de pessoas com deficiência tem levado as empresas brasileiras a buscarem profissionais qualificados para suprir as vagas oferecidas. O Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), referência nacional em qualificação e encaminhamento ao emprego nesta área, montou um banco de currículos para promover a articulação entre a demanda das empresas e a oferta de mão-de-obra. De janeiro a agosto de 2007, o IBDD já encaminhou 2.155 pessoas com deficiência para processos de seleção de 124 empresas.
Utilizam-se deste serviço empresas de pequeno, médio e grande portes, como White Martins, Furnas, Banco do Brasil e TV Globo. A busca pelo profissional é realizada pelo IBDD através do banco de currículos, a partir do perfil solicitado pela empresa.
As pessoas com deficiência que não possuem qualificação para enquadramento nas oportunidades, podem fazer cursos gratuitos no próprio IBDD que, para isto, criou metodologia própria. São oferecidos cursos para áreas de informática, telemarketing, serviços administrativos e documentação, entre outros. Os melhores alunos são encaminhados para os processos de seleção com grandes chances de aproveitamento. Além de preparar o candidato para funções específicas, o IBDD promove a formação integral do profissional, dando noções de postura e comportamento no ambiente de trabalho, marketing pessoal, direitos e cidadania.
“Ao longo de anos de experiência, constatamos que a preparação da pessoa deficiente para o mercado de trabalho não exige muita tecnologia, como se imaginava. É preciso desmistificar esta idéia: capacitar o deficiente não é nenhum mistério”, comenta Teresa d’Amaral, superintendente do IBDD. As inscrições para o banco de currículos da instituição estão permanentemente abertas e são gratuitas, assim como os cursos, oferecidos durante todo o ano.
Os interessados devem procurar o IBDD que fica na rua Artur Bernardes, 26-A, Catete, Rio de Janeiro - Telefone: (21) 3235-9290 (www.ibdd.org.br)
- 26/6 - Copa do Mundo vira tema de oficinas em escolas municipais de Lorena
- 15/6 - Alunos da rede pública de Lorena criam histórias em quadrinhos por meio de programação
- 12/6 - Palestra sobre educação inclusiva acontece amanhã, em Taboão da Serra
- 29/5 - Mérito ambiental
- 29/5 - Alunos de Lorena criam cardápio para restaurante fictício nos Estados Unidos
- 24/5 - Webinar gratuito sobre os quatro pilares da educação acontece na próxima quarta-feira (30)
- 22/5 - Shakespeare invade as salas de aula em Taboão da Serra
- 21/5 - Escolas públicas de Osasco começam a se adaptar à nova Base Nacional Comum Curricular