Planeta Educação

Ensino de Línguas

Camila León Coordenadora da divisão Diálogo Idiomas - Vitae Futurekids/ Planeta Educação; consultora em Língua Inglesa do Planeta Educação; especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade de Taubaté e graduada em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba. Possui experiência no ensino de língua inglesa para crianças, adolescentes e adultos.

Quantos pensamentos passam pela sua cabeça por dia?
Coluna Ensino de Línguas

Antes de se falar em indisciplina em sala de aula, é importante primeiramente tentar entender quem são os alunos que temos atualmente e em que época eles vivem. Pare um pouco e reflita sobre esta afirmação: Você e seus alunos não tiveram o mesmo tipo de infância e, como conseqüência, o mesmo tipo de acesso às informações.

Um exemplo claro desta diferença é no procedimento para se obter uma foto. Há poucos anos atrás, nós tínhamos que ter a câmera, as pilhas, o filme fotográfico, levar para revelar e buscar depois de uma semana, três dias ou uma hora.

Hoje em dia, além das câmeras que são digitais, há a possibilidade de se tirar fotos com o celular... Basta o aluno ter um destes equipamentos que pronto! Lá está a foto! E se na hora ele não gostar, basta apertar um botão para apagar a imagem/ foto e tirar outra.

Você deve estar pensando o que este exemplo significa, não é mesmo? Significa que nós estamos numa nova era, a era das Tecnologias de Comunicação e Informação - TIC, e que, portanto, nossos alunos têm acesso à informação de uma maneira muito diferente da qual nós tivemos. 

Nossos jovens são estimulados o tempo todo por imagens de televisão, cinema, internet, jogos eletrônicos, entre outros. Segundo Fernando Hernández (2007), uma pessoa recebe por dia tantas informações quanto um homem da Idade Média recebia em toda sua vida.

Imagine então, como pode um aluno ter paciência de ficar sentado numa cadeira, por aproximadamente 5 horas, prestando atenção no professor e fazendo exercícios em silêncio, sem conversas paralelas. Pense bem, você conseguiria?


Além da quantidade de informação que o jovem recebe, existem as preocupações que geram ansiedade. Augusto Cury (2003), afirma que as crianças, adolescentes e até adultos são acometidos pela Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), grande geradora de ansiedade e que causa dependência constante de novos estímulos e em maior quantidade.

Em função do excesso de estímulo recebido, principalmente da televisão, a qualidade e a velocidade do pensamento muda, causando a SPA. A cada hora, o cérebro recebe mais de sessenta personagens diferentes que, ficam registradas na memória. Como um professor pode competir com esta quantidade de informação que é processada na cabeça do aluno?

É preciso que um novo modelo de educação seja criado de modo que atinja os jovens de pensamento acelerado e ansiedade exagerada. Por isto, o antigo modelo pode não funcionar mais, visto que a velocidade de pensamento dos jovens de hoje é bem maior que dos de ontem. É preciso que pais e educadores sejam criativos e inovadores, lançando novas propostas de educação compatíveis com o novo contexto que estamos vivendo.

Então, antes de criticar a indisciplina de um aluno, procure entender um pouco sobre a realidade na qual ele vive e repense sua prática pedagógica. Se uma sala tem características diferentes de uma para outra, imagine de um aluno para outro. 

É um desafio constante para o professor conseguir fazer com que cada aluno se interesse e aprenda seus conteúdos, mas como fazê-lo se nem ao menos paramos para refletir quem são nossos alunos, como eles aprendem e como são as aulas?

Pense nisso, estude e mude! O primeiro passo quem dá é o próprio professor...

Artigo baseado na palestra: “Avaliação, um desafio permanente”, de Tânia Dias Queiroz (São José dos Campos, SP, Março de 2007) e no livro Pais brilhantes, professores fascinantes, Augusto Cury - Ed. Sextante, 2003.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas