Planeta Educação

Cinema na Educação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

O Rei Leão
O ciclo da vida

Imagem-do-rei-leao

Relançado em DVD recentemente, “O Rei Leão” da Disney é considerado por muitos especialistas em cinema como sendo a animação que consolidou a conquista de um novo espaço entre o público infantil, teen e, mesmo, adulto. Depois de alguns anos durante os quais a empresa praticamente apenas relançava seus grandes clássicos em circuito comercial e pouco produzia, a Disney resolveu investir em novas animações e produziu “A Pequena Sereia”.

O perfil de suas novas produções era, entretanto, um tanto quanto diferente daquelas que havia produzido até a década de 1970. Mantinha boas qualidades, especialmente o alto nível dos desenhos e do acabamento, as histórias que apresentavam grandes lições e que emocionavam o público, mas a tudo isso adicionou elementos importantes como um humor mais adequado ao público dos anos 1990 e do século XXI, maior agilidade e velocidade em suas tramas (leia-se ação e aventura), atores famosos como vozes dos personagens principais, música composta por grandes compositores e estratégias de marketing extremamente agressivas.

É importante salientar que, apesar de toda a publicidade, animações como “A Pequena Sereia” e “O Rei Leão” só se tornaram grandes sucessos de bilheteria em virtude do conjunto de qualidades que possuíam como produções cinematográficas, particularmente, graças a histórias edificantes, comoventes e com conteúdo significativo para as crianças, adolescentes e, até para o público adulto.

“O Rei Leão” é um caso exemplar da afirmação anterior. Desperta a empatia do grande público ao trabalhar a proximidade entre o pai e o filho, titular e herdeiro do trono dos leões. O nascimento do herdeiro já é carregado de cerimônia e a circunstância mexe com a comunidade animal como um todo. Simba representa o filho(a) que todos que somos pais e mães temos, a realização de um sonho, de um desejo. O “batismo” de Simba, por sua vez, é a apresentação pública, o reconhecimento do herdeiro, a sacralização do nascimento.

A existência de vilões, entre os quais o sombrio Scar, tio de Simba, que pretendia herdar o trono do irmão Mufasa e que, com o nascimento do sobrinho perde essa condição, concede a história à dramaticidade necessária para que todos os espectadores se envolvam e torçam por um final surpreendente e feliz.

O tom de comicidade surge com a dupla Timão e Pumba. Animais com os quais Simba, em seu exílio voluntário, se relaciona e firma uma amizade sincera e fraterna.

Numa época marcada pela defesa da vida e do meio ambiente, “O Rei Leão” presta um grande serviço a comunidade ao abrir para as crianças esses temas e, adicionalmente, permite reflexões sobre justiça, amizade, família,...

O Filme

Cenas-do-rei-leao

O nascimento de Simba abre uma nova era entre os animais do reino de Mufasa. É tempo de pensar em renovação, em futuro. O leãozinho recém-chegado traz consigo a esperança de que o amanhã seja renovado e que a serenidade de seu pai, um rei justo, continue imperando entre todos eles. Por isso, a celebração comunitária da chegada do herdeiro do rei dos animais está lotada. Girafas esticam seus pescoços, elefantes se acomodam, as aves se posicionam nos melhores galhos disponíveis. Todos querem ver de perto o novo membro da família real.

Todos menos Scar. E Scar é importante, afinal de contas, é o irmão do rei Mufasa. Mas esse parente tão próximo não consegue esconder sua decepção em ter deixado de ser o próximo rei. Justo ele que, de acordo com as regras locais, na ausência de um filho de Mufasa, seria legitimamente acolhido e aceito pela comunidade de animais como o novo soberano, agora era substituído por um recém-nascido...

O que fazer?

Simba teria que sair de cena, ser eliminado de alguma maneira, ser morto ou talvez expulso. Mas como conseguir fazer isso? Afinal de contas, todo o tempo o leãozinho era acompanhado por alguém mais velho e mais responsável que ele.

E se conseguir me livrar de Simba, o que fazer com Mufasa? O ideal talvez fosse fazer com que os dois saíssem de cena...

Da vingança e crueldade transformadas em planos para destruir o reinado de Mufasa e de seu herdeiro Simba surge uma história inesquecível. Das idas e vindas dos personagens, surgem verdadeiros heróis e vilões, amigos e inimigos. “O Rei Leão” se tornou um clássico por todos esses ingredientes que fizeram com que sua história seja lembrada e relembrada por gerações diferentes de crianças. Imperdível!

Aos Professores

Cenas-do-rei-leao

1- O ciclo da vida ao qual se referem ao longo de todo o filme é uma das melhores oportunidades dadas pelo filme para o trabalho em sala de aula com nossos alunos, sejam eles pequenos ou grandes, de Ensino Fundamental ou Médio. Aproveitando as explicações dadas por Mufasa a seu filho Simba, podemos pedir a nossos alunos que reproduzam em cartazes o ciclo da vida, partindo dos vegetais que se transformam em alimentos para os animais herbívoros até chegar no topo da cadeia alimentar, com os homens. O mais importante, além da discussão e do assunto estudado, é estimular a criatividade, por isso, permita que seus alunos usem materiais variados, de lápis de cor a cola e papel, de giz de cera a desenhos,...

2- Outro importante subsídio do filme é a relação familiar. Devemos aproveitar para rever nossas relações familiares, pesquisar a respeito de nossos pais, quem são, onde trabalham, quais são suas crenças, do que gostam, quais são seus amigos,... Percebo que as crianças e mesmo os adolescentes tem tido poucas oportunidades de saber quem realmente são seus pais. É preocupante, devemos ultrapassar a barreira limitante do tempo e fazer com que o intercâmbio e as relações entre pais e filhos se aprofundem. É essencial para eles e também para a educação!

3- A questão ambiental também pode ser explorada a partir do filme “O Rei Leão”. De que forma o homem tem interferido, quais são as espécies animais mais ameaçadas, o que pode ser feito para reverter esse quadro, quais animais já desapareceram e tantas outras perguntas podem mobilizar os alunos a buscar na biblioteca, em jornais e revistas, na internet e em entrevistas com biólogos e outros especialistas qual é o panorama no momento e as perspectivas futuras desse assunto.

4- De que forma podemos aprender com nossos erros e com o nosso passado? Rafiki e Simba tem uma interessante discussão a respeito desse assunto. Utilize esse trecho da animação para começar uma conversa a respeito desse assunto com seus alunos. Faça tudo transcorrer como se vocês estivessem desenvolvendo uma entrevista, para isso, peça aos alunos que anotem as respostas ou que gravem a conversa. Peça-lhes exemplos de situações vivenciadas por cada um deles que tenha sido uma lição. Aprofunde requisitando que procurem situações históricas que se encaixem nesse contexto.

Ficha Técnica

O Rei Leão
(The Lion King)

País/Ano de produção:- EUA, 1994
Duração/Gênero:- 88 min., Animação
Direção de Roger Allers e Rob Minkoff
Roteiro de Jim Capobianco e Irene Mecchi
Elenco (vozes):- Matthew Brodderick, Rowan Atkinson, Whoopi Goldberg,
James Earl Jones, Jeremy Irons, Moira Kelly, Jim Cummings, Niketa Calame.

Links

-http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=444
- cineclick.virgula.terra.com.br/cinemateca/ficha_filme.php?id_cine=8670

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas