Cinema na Educação
O cinema na sala de aula
Estratégias de trabalho com filmes em sala de aula
Você
não precisa estar no cinema mas pode criar um
clima de cinema que seja favorável ao trabalho com
os filmes. (Na foto, sala de cinema apresentando
seqüência
do clássico filme “Casablanca”,
estrelado por Humphrey Bogart).
A utilização de filmes em sala de aula depreende etapas prévias a apresentação da produção como já pudemos verificar em outros artigos e também elementos que permitam a utilização dos conteúdos e referências demonstrados a partir da película em trabalhos e avaliações. O elemento mais importante está relacionado, no entanto, a aplicação do filme durante as aulas, ou seja, como o professor pode orientar a ação dos alunos para que os melhores resultados possíveis possam ser atingidos.
Nesse
sentido cabe, novamente, a recomendação de um
planejamento prévio através do qual o educador
tenha clareza quanto aos objetivos relativos à
utilização do filme; se a
produção será utilizada na
íntegra ou apenas alguns trechos da mesma (e quais seriam,
nesse caso as seqüências selecionadas); qual a
relação entre o filme e os conteúdos
que estão sendo trabalhados em sala de aula; que elementos
principais devem ser destacados antes, durante e depois da
apresentação da película; e,
obviamente, as atividades que serão realizadas em
função da utilização do
filme em correlação de forças com as
aulas sobre os temas trabalhados na produção, os
materiais didáticos de apoio ao curso além de
outros referenciais que eventualmente sejam pedidos ou sugeridos como
ponto de apoio para as discussões e projetos fomentados.
Sempre trabalhe filmes que estejam associados aos conteúdos
escolares que estão previstos em seu planejamento e,
de preferência, defina a utilização de
produções cinematográficas
no início do ano, como parte dos recursos e referenciais
previstos
em sua programação. (Na foto,
seqüência de “A Lista de
Schindler”,
de Steven Spielberg).
Pensando nisso, os próximos passos relativos à utilização de filmes em sala de aula descritos nesse artigo referem-se à estruturação das aulas quanto às estratégias e metodologias que farão parte das aulas. O que se quer, a princípio, é que as aulas sejam dinâmicas e atraentes para os estudantes. Para que isso ocorra é necessário que se organizem atividades que façam com que o educando participe ativamente dos procedimentos. Trabalhar com pequenos grupos e em situações de simulação da realidade são quesitos importantes para que os filmes possam ser discutidos e gerem produção escrita.
Organização é outra palavra fundamental quando pretendemos trabalhar com grupos de estudantes; todos os detalhes de encaminhamento das atividades têm que ser apresentados antecipadamente para os estudantes. Aulas expositivas são importantes antes de o filme ser apresentado ou logo depois da amostragem dos mesmos.
Aulas
expositivas que são apresentadas antes do uso dos filmes
têm o propósito de traçar um panorama
geral do tema que está sendo estudado. Através
dessa prévia dos conteúdos apresentados em aula o
educando tem condições de comparar textos
utilizados, informações disponibilizadas pelos
professores, artigos de revistas especializadas, referências
de jornais ou revistas de grande circulação com
os filmes.
Associar os filmes a recursos adicionais às aulas, como
artigos de jornais, revistas, materiais obtidos na internet,
leitura de livros paradidáticos, música ou
literatura
reforça ainda mais o trabalho de conteúdos na
escola
(Na foto, “Frankenstein”, com Robert De Niro,
baseado
na clássica obra literária de mesmo nome da
inglesa Mary Shelley).
O professor tem que assumir o compromisso de disponibilizar os recursos e mobilizar os alunos não apenas através de seminários, centralizando as ações, mas também, atribuindo responsabilidades e mobilizando os alunos através de atividades que se desenvolvam durante suas aulas que antecedem o uso dos filmes.
Quando os filmes antecedem as aulas expositivas, a função do uso das películas é diferenciada em relação ao caso anteriormente apresentado. Os filmes são utilizados como recurso de chamamento dos educandos ao tema, têm o propósito de despertá-los para os temas em questão, introduzem o assunto em aulas.
Mesmo nesse caso torna-se necessário que os professores procurem orientar as atividades no tocante ao filme, indicando caminhos, lançando questionamentos antes da apresentação do filme, pedindo maior atenção quanto a determinados aspectos da história representada ou intercedendo nos momentos que considere apropriados (se necessário, parando a apresentação do filme em vídeo ou DVD).
Não
é recomendável que os estudantes façam
anotações durante a
apresentação do filme, isso dispersa a
atenção dos mesmos para os detalhes da trama, do
cenário, dos figurinos e de outros elementos representativos
que podem ser utilizados pelo professor em suas atividades posteriores.
Os filmes também podem e devem ser utilizados para o exame
de questões sociais. Esse trabalho deve inclusive levar os
professores
a discutir os temas a partir da noção de mundo
dos alunos,
estimulando uma participação mais ativa dos
mesmos nos
estudos. (Na foto, seqüência do filme
“Dois filhos de Francisco”,
produção nacional de grande
repercussão entre o público e a
crítica).
As aulas expositivas que transcorrerem depois da apresentação devem ser utilizadas para referendar os pontos importantes disponibilizados pelo filme, aprofundar o assunto e introduzir idéias que tenham passado despercebidas, sem que tenham sido mencionadas; novamente, cabe ao professor utilizar os recursos complementares para que suas aulas sejam elucidativas, interessantes e para que a atenção e a participação dos educandos seja contínua.
Se o professor considerar necessário os trechos mais importantes podem ser apresentados mais vezes, depois que as discussões e debates, assim como a redação sobre o material fílmico, já estiverem em curso durante as aulas.
A proposta de trabalho em pequenos grupos tem o objetivo de fazer com que os educandos troquem idéias entre si, despertem uns nos outros a atenção quanto a aspectos que não foram percebidos, discutam questões propostas pelo professor e escrevam sobre o que viram.
A idéia de simulações como proposta de ação nas aulas depois da apresentação do filme tem o propósito de aproximar os temas apresentados nos filmes da realidade vivida pelos alunos, tornando o assunto em questão ainda mais pulsante e vivo para os mesmos. Ambientar as aulas em situações como uma redação de jornal, uma estação de rádio, uma organização não-governamental ou uma secretaria de governo pode estimular os estudantes e fazer com que o resultado final dos trabalhos seja ainda mais interessante.