Ensino de Línguas
Reported Speech
Por vias indiretas...
Bárbara said she wanted an orange juice.
“Reported Speech” é o discurso indireto. Usado para relatar o que aconteceu em um diálogo, sem que precisemos usar aspas ou citações.
No discurso indireto, o narrador, para citar a fala da personagem, não reproduz literalmente o que ela diz, mas usa suas próprias palavras de narrador para comunicar a fala da personagem, que chega ao leitor/ouvinte por via indireta, ou seja, pelas próprias palavras do narrador.
Para reportar uma frase dita no passado, geralmente é usado um verbo introdutório, como say, tell e explain ou em sua forma no passado, said, told e explained.
O uso do verbo introdutório, juntamente com a frase dita no passado e com as devidas alterações de acordo com a tabela abaixo, reflete o discurso indireto.
Direct Speech |
Reported Speech |
Example |
Simple Present |
Simple Past |
He said: "I want some oranges." |
Present Continuous |
Past Continuous |
They said: "We are studying hard." |
Simple Past |
Past Perfect |
She said: "I needed you, but uou weren´t here." |
Past Continuous |
Past Perfect Continuous |
Tom said: "I was talking to Mary." |
Present Perfect |
Past Perfect |
They said: "We`ve worked together." |
Going to- Future |
was/were going to. |
I said: "I´m going to visit Jim"! |
Must |
Had to* |
She told me: "I must hurry up." |
*No “Reported Speech”, o uso de “must” pode ser usado sem modificação, não representando um erro gramatical.
Adam explained to me that he had been talking with Anne and Julia that day.
Algumas palavras também devem ser alteradas:
Today – that day
Tonight – that night
Tomorrow – the next day
Yesterday – the day before
Ago – before
Last week – the week before
Next week – the following week/the next week
This morning – that morning
Here - there
Atenção!
Pronomes Pessoais, Pronomes Objetivos, Pronomes e Adjetivos Possessivos devem ser trocados de acordo com o contexto da frase: Ex.: "I will call my father", said Angela. --> Angela said she would call her father.
Não podemos esquecer que o aprendizado da gramática é um dos pilares que sustentam a fluência num idioma, por isso ela começa a ser ensinada em níveis básicos e marca presença em todo tipo de curso, vise ele a conversação, a escrita ou simplesmente o conhecimento instrumental.
Bibliografia:
KEN SINGLETON, Editora SBS, Reported Speech
English Grammar in Use – Cambridge University Press