Cinema na Educação
High School Musical
Não tenha medo de ser diferente
High School Musical se tornou um dos grandes fenômenos de público da televisão no último ano e esse sucesso foi mais do que merecido. Esse telefilme da Disney angariou fãs entre crianças, pré-adolescentes e adolescentes graças ao seu charme infanto-juvenil que evoca um clássico dos musicais dos anos 1970, Grease, estrelado pelo astro John Travolta e por Olívia Newton-John.
Mas não foram apenas as semelhanças com essa produção celebrada de outrora que permitiu ao filme dirigido por Kenny Ortega destacar-se na televisão e se tornar campeão de vendas de CDs e DVDs no Brasil e em muitos outros países.
Confesso que resisti o quanto pude... Em várias oportunidades realmente fugi da sala de estar onde minha filha Thaís (que tem 9 anos) me aguardava ansiosamente para que eu e minha esposa pudéssemos conferir esse filme que tanto a agradava. Por conta de sua trama simples e objetiva não imaginava que a produção pudesse ser tão simpática e apresentar mensagens interessantes até mesmo para o trabalho em sala de aula.
Tentei (contando com minha esposa como cúmplice) escapar, mas chegou um determinado momento em que já não tínhamos mais justificativas e, por isso mesmo, fomos todos para a sala de TV e nos colocamos a assistir o filme. O romance singelo entre os personagens principais que serve como fio condutor para o desenrolar da trama e que é motivador dos vários números musicais da história (que, por sinal, apresentam belas coreografias) constitui o fato novo de High School Musical, o elemento surpresa que o tornou sucesso de público.
E o que há de diferente em relação ao romance entre Gabriella e Troy numa rápida comparação com outros filmes ambientados em escolas? Qual é a grande idéia contida no roteiro que catapultou o filme ao primeiro lugar nas paradas de sucesso da televisão, do mercado de locação de DVDs e também motivou a venda de milhares de unidades de CDs e outros produtos que, literalmente, pegaram “carona” nesse bem sucedido filme teen?
Na verdade não é uma idéia tão nova e original assim. Pode-se até dizer que há um pouco da clássica obra de William Shakespeare, “Romeu e Julieta” em High School Musical... Adaptada a outro contexto (as escolas de ensino médio dos Estados Unidos, conhecidas como High Schools) e gênero (musical)... E, certamente diluída nos dramas que a movem, já que o que motiva a separação e o afastamento do jovem casal não é a inimizade ou o ódio que opõem Capuletos e Montechios na obra do grande bardo inglês...
A distância que se cria entre Troy e Gabriella é fruto do desrespeito que vemos hoje em dia nas escolas quanto aos diferentes gostos e escolhas feitos por algumas pessoas. Situação essa que é vivida não apenas nos domínios educacionais, mas também em diversos outros contextos e circunstâncias. Sendo que em muitos casos a expressão dessa insatisfação e descontentamento alheios além de patente demonstração de intolerância acaba redundando em casos de discriminação e até mesmo de violência...
Mas High School Musical procura abordar o tema sempre nos moldes da Disney, empresa que o realizou, ou seja, de forma terna, agradável, singela, com uma tendência ao lirismo que beira o escapismo da realidade dura que nos assola por todos os lados... E que isso não seja encarado como uma crítica, mas como algo positivo... Já temos preocupações demais e precisamos de um pouco de sessão da tarde, pipoca e refrigerante para ajudar a vida a ser um pouco mais cor de rosa...
O Filme
Troy (Zac Efron) é o astro do basquete da East High School. Seus amigos sabem de sua importância para o time e nem imaginam disputar qualquer partida do campeonato escolar sem a participação de seu melhor jogador. Carismático, bonito, simpático e nem um pouco “metido”, Troy é uma daquelas populares figuras que dão graça e charme ao ambiente de uma high school.
Gabriella (Vanessa Anne Hudgens) é uma bela jovem estudante recém-chegada que traz em seu histórico as melhores notas em sua antiga escola e que já ganhou concursos culturais e científicos. Logo que chega ao seu novo universo educacional é adotada pelos grupos de estudantes da localidade que a querem como amiga e também como reforço para os campeonatos acadêmicos que terão pela frente.
O problema é que Troy e Gabriella haviam se conhecido nas férias e por acaso haviam desenvolvido uma admiração mútua sem saber que num futuro muito próximo estariam dentro de uma mesma escola. Além disso, mostraram-se afinados cantores e formaram um bem-sucedido dueto na festa em que se conheceram...
Vindos de universos aparentemente tão distantes (no caso, ele proveniente do esporte e dos grupos mais populares da escola e ela ligada aos melhores alunos e relacionada a concursos culturais e acadêmicos) e tendo já sentido aquele friozinho na barriga que em poucas ocasiões nos desperta paixões, Troy e Gabriella irão vivenciar as dificuldades próprias da adolescência e de sua intolerância em relação a união de pessoas que seriam tão diferentes...
Para piorar, eles se atrevem a unir forças para buscar espaço na peça teatral (um musical) que irá acontecer na temporada escolar e, acabam entrando em choque com os irmãos Sharpay (Ashley Tisdale) e Ryan Evans (Lucas Grabeel), concorrentes a mesma vaga nos palcos da escola.
Seu talento e amor prevalecerão? Ou a disposição de seus amigos em impedir o seu relacionamento os fará separar-se? E o seu dueto musical, terá o espaço que merece nos palcos de sua escola? Será possível conciliar o mundo dos populares e esportistas com o universo dos melhores alunos, sempre tímidos e recatados? Assista-se e divirta-se, e não se esqueça da pipoca e do refrigerante...
Para Refletir
1 - Por que nossas escolas não têm projetos perenes e sérios de criação de escolinhas de esporte e de oficinas culturais? Acredito que ao invés de ficarmos esperando que medidas ou leis que tornem compulsórias essas atividades venham a ser tomadas pelas autoridades compete aos educadores, em comum acordo com a comunidade e os próprios estudantes, propor o surgimento de cursos de teatro, bandas, aulas de artesanato ou de equipes treinando vôlei, basquete, atletismo, xadrez,... Não podemos mais perder tempo, o esporte e a cultura são elementos essenciais para a educação...
2 - Como é a recepção a novos alunos na escola em que você estuda ou trabalha? Há uma preocupação real por parte dos educadores e funcionários no sentido de dar aos novos alunos uma recepção calorosa e que permita uma adaptação mais fácil e rápida desses recém-chegados estudantes à escola? Caso isso não aconteça é necessário pensar com seriedade em um projeto de integração que facilite o ingresso e a socialização desses alunos...
3 - É muito complicado lidar com as “tribos” que se formam dentro das escolas, especialmente a partir da 7ª série (ou oitavo ano) e durante o Ensino Médio. Nesse sentido os educadores têm que ficar de olhos bem abertos para evitar que os estudantes se marginalizem uns aos outros ou mesmo que se criem ambientes em que prevalece a inimizade e a concorrência desleal. Por isso mesmo as escolas devem estimular o diálogo, fomentar encontros e trabalhos que reúnam alunos dos diferentes grupos existentes nas salas de aula, monitorar os intervalos e ficar de olho até mesmo na saída da escola.
4 - O respeito às diferenças entre os pré-adolescentes e adolescentes não é prática fácil de se estabelecer, em determinados momentos há inclusive certa crueldade para com aqueles que não estão dentro das modas e padrões que imperam no ambiente escolar. Nesse sentido faz-se presente a possibilidade de realizar trabalhos com a música “Stick to the Status Quo” (Mantenha-se dentro do modelo dominante ou Status Quo) e também com o videoclip dessa canção. No caso a possibilidade reside no fato de que os estudantes do filme começam a falar abertamente de seus gostos e hobbies secretos e criam situações inusitadas dentro dos grupos nos quais circulam... Não é uma boa para trabalhar a questão na sala de aula?
Obs. Uma iniciativa que poderia fazer muito sucesso dentro das escolas e que teria um forte apelo entre os estudantes seria o desenvolvimento de uma peça baseada em High School Musical, o filme... Que tal pensar nisso?
Ficha Técnica
High School Musical
País/Ano de produção: EUA, 2006
Duração/Gênero: 93 min., Musical
Direção de Kenny Ortega
Roteiro de Peter Barsocchini
Elenco: Zac Efron, Vanessa Anne Hudgens, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Alysson Reed, Corbin Bleu, Monique Coleman, Bart Johnson, Olesya Rulin, Chris Warren Jr.
Links
- http://www.adorocinema.com/filmes/high-school-musical/high-school-musical.asp
- http://www.cineclick.com.br/cinemateca/ficha_filme.php?id_cine=14140