Cinema na Educação
A Odisséia
Mortais e Imortais
A Grécia tem sido celebrada ao longo dos tempos como um dos berços da civilização ocidental. Aos gregos são atribuídas, por exemplo, realizações fabulosas em áreas como a filosofia, as artes plásticas, o teatro, a política, a gastronomia e a organização de cidades. Alguns dos maiores expoentes da história clássica grega como Sócrates, Platão, Aristóteles, Péricles e Sólon (entre tantos) são considerados parte integrante não apenas de uma história grega, mas verdadeiramente universal, tamanho o impacto de suas obras.
Entre suas maiores contribuições está a mitologia. E as mais conhecidas e notórias narrativas da mitologia grega estão contidas nas duas grandes obras de Homero, “A Ilíada” e “A Odisséia”. Para melhor entendermos do que falamos, nada melhor que pesquisar informações sobre Mitologia, Homero, “A Ilíada” e “A Odisséia”. A seguir temos as definições de Mitologia e uma breve biografia de Homero.
Mitologia - [Do gr. mythología.] S. f. 1. História fabulosa dos deuses, semideuses e heróis da Antiguidade greco-romana. 2. O conjunto dos mitos [v. mito (1 a 3)] próprios de um povo, de uma civilização, de uma religião: mitologia hindu; mitologia grega. 3. Ciência, estudo ou tratado acerca das origens, desenvolvimento e significação deles. [Cf. mitismo (1) e mitografia.] 4. O conjunto dos mitos [v. mito (3)] relacionados com um personagem, um fato, uma doutrina, um tema, etc.: No Brasil criou-se uma mitologia do futebol. (Dicionário Aurélio)
Homero - Poeta grego (século IX a.C.?). Considerado um dos maiores escritores de todos os tempos, embora sua origem e até mesmo sua existência sejam incertas. A ele são atribuídas a Ilíada e a Odisséia, obras-primas da literatura mundial. Com base em informações do historiador Heródoto, os estudiosos de Homero situam por volta do século IX a.C. a época de seu nascimento e acreditam que sua cidade natal seja Esmirna ou a Ilha de Quio, na Grécia. Em 1795 o alemão Friedrich August Wolff afirma, fundamentado em estudos estilísticos, que a Ilíada e a Odisséia são de outros poetas. Alguns historiadores acham que elas possam ser obras coletivas ou, ainda, que Homero teria compilado poemas populares. As duas obras reconstituem a civilização grega antiga, com riqueza de detalhes. Na Ilíada, a narrativa da Guerra de Tróia é associada a reflexões sobre a vida do homem e sua relação com os deuses. A Odisséia conta as aventuras do herói Ulisses em sua volta para a Ilha de Ítaca. (Almanaque Abril)
Os homens de Odisseus
enfrentaram o gigante Ciclope, Filho de
Posseidon, Deus dos Mares, em sua tentativa
de voltar para Ìtaca
As histórias fantásticas que compõem as narrativas de Homero e da mitologia grega em geral nos colocam em contato com incríveis aventuras, que apresentam não apenas o que podemos considerar como sendo imaginário ou irreal, mas que nos indicam os caminhos que nos permitem conhecer um pouco da humanidade, suas crenças, seus medos, seus primeiros passos, sua insegurança e seus valores.
O herói Ulisses ou Odisseus leva consigo nossas qualidades positivas e negativas. É orgulhoso e dissimulado, altruísta e valente, obstinado e teimoso, justo e belicoso. Afeito às ações guerreiras e também a paz. Fiel em seu amor a Penélope, porém fraco por ceder as tentações da carne oferecidas pelas deusas com as quais se depara em sua longa volta para Ítaca.
Os Deuses com os quais Odisseus se relaciona (em situações de confronto e de cooperação), como Posseidon, Hermes, Atena ou Calipso, são imortais que se parecem em demasia com os homens. São afeitos as paixões e se entregam a conflitos ou intrigas com toda a força de seus poderes sempre que instados a tal atitude. Não tem como característica uma magnanimidade ou grandeza que os tornam superiores as vaidades típicas dos seres humanos.
É notável perceber que, tendo se passados tantos séculos, a mitologia grega tenha tanto a nos dizer. Vale conferir!
O Filme
Produção feita para a televisão, “A Odisséia” conta com um elenco internacional de estrelas, encabeçado por Armand Assante, Greta Scacchi, Isabella Rosellini, Eric Roberts e Geraldine Chaplin. Não consegue, apesar dos esforços dos produtores, ser totalmente fiel a obra de Homero, suprimindo partes da história. Apesar disso, o filme é normalmente encontrado em versão que tem, aproximadamente, 180 minutos.
A trama gira em torno de Odisseus (Armand Assante), que é obrigado a partir para a guerra contra Tróia logo depois do nascimento de seu único filho, Telêmaco (Alan Stenson, quando o personagem fica jovem). Deixa para trás Ìtaca e Penélope (Greta Scacchi), sua terra e sua esposa, seus dois grandes amores ao lado do filho recém-nascido. O que ele não poderia prever é que a guerra iria se prolongar por um período de tempo muito maior do que se imaginava. Além disso, as perdas humanas são muito numerosas, valorosos guerreiros como Aquiles tombaram diante das muralhas da intransponível Tróia.
A vitória seria fruto da criatividade dos gregos, liderados por Odisseus, ao criarem o Cavalo de Tróia (autêntico “presente de grego”), e pela ação providencial dos deuses, mais especificamente Posseidon, Deus dos mares, que não permite aos troianos descobrir as reais intenções dos gregos com seu cavalo de madeira.
A conquista grega depois de tanto tempo fez com que Odisseus se atribuísse os méritos maiores pela campanha vitoriosa. Ele afronta os deuses ao declarar abertamente sua sabedoria e engenhosidade como fatores preponderantes para a supremacia grega na guerra. Contrariado, Posseidon (Deus dos Mares), o condena a se perder no caminho de volta para Ítaca. O título da obra contempla a narrativa dessa grandiosa viagem de volta, aparentemente sem fim, e cheia de surpresas, enfrentada por Odisseus e por seus soldados.
Aos Professores
Monstros como a Hidra e deuses como Atena fazem
parte da
narrativa de Homero, aparecem também
no filme de Konchalovski.
1- A leitura da obra de Homero é parte essencial de qualquer atividade a ser desenvolvida sobre o assunto. Uma atividade inicial poderia ser realizada com o desenvolvimento de uma discussão em que se coloquem em pauta os pormenores do livro e do filme. A comparação poderia fazer com que os alunos percebessem as limitações dos filmes e a riqueza contida nos livros.
2- Os alunos poderiam ser estimulados a buscar informações adicionais sobre os deuses e as demais figuras míticas que aparecem no filme (Ciclope, Hidra). Para que o trabalho fique mais instigante é primordial que se peçam aos alunos uma composição artística para a visualização e compreensão dos deuses, semi-deuses e monstros pesquisados. Isso pode ser feito com desenhos, colagens, mosaicos, pinturas ou mesmo, dramatizações em que os alunos façam máscaras ou fantasias dos seres representados.
3- O filme pode também servir de base para um projeto em que se transformem as imagens em story-boards, histórias em quadrinhos ou mangás (quadrinhos japoneses). Cada grupo formado na sala poderia ficar com uma seqüência entre as várias em que se mostra o lado mais fantástico da mitologia grega.
4- Para finalizar os trabalhos, os alunos poderiam produzir maquetes do Cavalo de Tróia, pesquisar narrativas a respeito do assunto e, posteriormente, organizar-se para contar essa incrível história para as crianças da Educação Infantil.
Ficha Técnica
A Odisséia
País/Ano de produção:- EUA/Inglaterra/Itália/Turquia/Alemanha/Malta,
1997
Duração/Gênero:- 173 min.,
Aventura/Ação/Épico/Fantasia
Disponível em VHS e DVD
Direção de Andrei Konchalovsky
Roteiro de Andrei Konchalovsky e Christopher Solimine
baseado na obra de Homero
Elenco:- Armand Assante, Greta Scacchi, Isabella
Rosellini,
Eric Roberts,
Geraldine Chaplin, Christopher Lee, Irene Papas.
Links
- http://us.imdb.com/title/tt0118414/ (em inglês)
- http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=187