Cinema na Educação
Mississipi em Chamas
Em luta pelos Direitos Civis
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Repare atentamente no cartaz do filme "Mississipi em Chamas", apresentado no topo dessa página ao lado da explicação dada pelo Dicionário Aurélio para a definição de preconceito. Perceba que um rosto se esconde por detrás de um pano, sendo perceptível apenas pelos olhos, aparentes através de dois buracos, caprichosamente produzidos de forma a criar uma máscara branca.
Não é possível perceber, no entanto, que o lençol utilizado para criar essa máscara tinha a clara intenção de esconder os rostos de pessoas preconceituosas, que pregavam em seus encontros o ódio racial, a superioridade de um grupo humano sobre os demais (no contexto específico do filme, essa discriminação se refere aos negros, mas era extensiva aos hispânicos e a outras minorias) e incitavam a perseguição a todos aqueles que representassem os interesses dessas minorias e atentassem contra o poder dos brancos.
Essas pessoas aparentavam ter tanta certeza em relação a seus pensamentos e posicionamentos político-ideológicos, entretanto não tinham sequer coragem para afirmar publicamente seu engajamento em grupos discriminatórios, como no caso, na infame KKK (Ku Klux Klan), protagonista de algumas das páginas mais tristes e lamentáveis da história dos Estados Unidos.
Ousavam desafiar as leis de seu país e legavam escolas, transporte público ou oportunidades de trabalho de pior condição aos negros. Em determinados casos, inconformados com situações em que eram colocados em desvantagem, queimavam igrejas, assassinavam famílias inteiras, enforcavam pessoas e deixavam cruzes em chamas no quintal de inocentes. Jamais conseguiam enfrentar as dificuldades com a inteligência, com a criatividade ou, ao menos, com um pouco de dignidade.
Tive a preocupação de disponibilizar o significado da palavra preconceito, de acordo com o conceituado Dicionário Aurélio, para que possamos perceber, com clareza, que essa palavra representa a falta de informação, o desconhecimento, o não aprofundamento no que tange a um conceito ou idéia. Representa, também, a aversão e a intolerância por pessoas diferentes (quanto à raça, religião, posicionamentos políticos,...).
Ao fazermos um cruzamento entre as duas definições de discriminação dadas pelo Dicionário Aurélio, chegamos a conclusão que pessoas ligadas a movimentos discriminatórios (como a KKK) são despreparadas, desinformadas e que, em vista de suas incapacidades não foram capazes de perceber que, acima de qualquer diferença de ordem racial, sexual, religiosa ou qualquer outra, somos seres humanos, capazes de realizar, de fraternizar, de produzir, de criar, de gerar vida e, entre tantas outras coisas, de amar.
Talvez esse seja o maior diferencial entre os racistas e todos aqueles que pregam em favor da vida, a capacidade de amar. Talvez, por isso, possamos nos considerar verdadeiramente humanos e aqueles que pregam qualquer discriminação ainda não tenham atingido essa possibilidade... Resta a nós ensinar-lhes e perdoar-lhes!
O Filme
"Mississipi em Chamas" nos conta uma história verdadeira em que dois agentes do FBI, interpretados por Gene Hackman e Willem Dafoe, são enviados ao estado norte-americano do Mississipi para investigar o desaparecimento de três jovens engajados na luta pelos Direitos Civis (dois brancos e um negro).
São encarados com hostilidade pela comunidade local, inclusive pelas autoridades políticas e policiais, envolvidas nos desmandos que preservam e estimulam o preconceito. A comunidade negra local, por seu lado, acuada diante da possibilidade de sofrerem novas perseguições e de ocorrerem novas mortes depois do final das investigações, prefere ficar em silêncio, pouco se pronunciando sobre os desaparecimentos, mesmo quando sabe algo a respeito.
Ameaçados pela Ku Klux Klan, os agentes são obrigados a pedir reforços para poder continuar buscando depoimentos que possam levar-lhes aos jovens desaparecidos. Buscam e encontram pessoas corajosas e determinadas que podem ajudar a juntar todas as peças que levem a solução desse intrigante mistério.
"Mississipi em Chamas" foi indicado a vários prêmios nos Estados Unidos e no exterior, reacendeu o debate acerca da questão racial a partir de um caso solucionado em que os culpados não foram punidos pela justiça e nos permite reavaliar a questão dos Direitos Civis, não apenas nos Estados Unidos, mas também, em nosso país.
Obs. 1- O filme foi indicado ao Oscar de melhor filme, diretor, ator, atriz coadjuvante, edição, som e fotografia. Foi agraciado com o prêmio de melhor fotografia. Além disso, teve Gene Hackman premiado com o Urso de Ouro no festival de Berlim e indicações da Academia Britânica e do Globo de Ouro.
2- Algum tempo depois do sucesso de "Mississipi em Chamas", foi lançado pela Warner Brothers o telefilme "Assassinato no Mississipi", que relata as ações dos três jovens que desapareceram no início do filme "Mississipi em Chamas" até o momento em que se inicia o thriller com Gene Hackman e Willem Dafoe.
Aos professores
1- O que são Direitos Civis? Inicie sua aula questionando seus alunos quanto ao significado da expressão anterior e verifique como eles vão ficar confusos, sem saber exatamente a que se deve a associação entre as duas palavras. Incite-os a procurar especialistas em direito (advogados, promotores, juizes, professores e estudantes de direito), peça a eles que busquem o significado dessa expressão em dicionários jurídicos ou comuns. De posse das definições obtidas através dos depoimentos e das pesquisas em dicionários e livros jurídicos, questione-os sobre os direitos civis no Brasil.
2- Discuta com seus alunos o conceito de Raça e, para aprofundar, o de Etnia. Proponha uma averiguação de indicadores sociais de nosso país a fim de definir se existe ou não racismo no Brasil e, as formas através das quais isso se manifesta. Com base nos dados obtidos, peça aos estudantes que criem campanhas de marketing através das quais proponham o fim do racismo, da discriminação e o estabelecimento de uma sociedade mais justa, fraterna e igual, onde a cor da pele, a opção sexual ou o credo religioso de um indivíduo não o condenem a perseguições, sofrimento e humilhações.
3- Proponha aos alunos pesquisas através da internet para verificar a existência de Organizações Não Governamentais que lutem contra a discriminação e o racismo. Peça que façam perguntas e obtenham informações suficientes para a criação de uma nova ONG, a ser gerida por eles, tendo por base o que puderam pesquisar a partir das outras instituições e do que viram em filmes, entrevistas, levantamentos de dados e definições de conceitos realizados anteriormente.
4- Abra espaço para discussões acerca de uma página muito específica na luta pelos direitos civis. Inicie um ciclo de aulas sobre o regime segregacionista do Apartheid, que esteve em vigor na África do Sul até o final dos anos 1980 e início da década de 1990. Trata-se de um tema forte pelo fato da institucionalização do racismo estar prevista nas leis da África do Sul, devendo gerar debates marcantes depois de todas as pesquisas anteriores feitas pelos estudantes.
Ficha Técnica
Mississipi em Chamas
(Mississipi Burning)
País/Ano de produção:-
Estados Unidos, 1988
Duração/Gênero:- 122
min., Drama/Policial
Disponível em VHS e DVD
Direção de Alan Parker
Roteiro de Chris Gerolmo
Elenco:- Gene Hackman, Willem Dafoe, Frances
McDormand,
Brad Dourif, R. Lee Ermey, Gailard Sartain, Michael Rooker,
Stephen Tobolowsky.
Links
-
www.adorocinema.com/filmes/mississipi-em-chamas/mississipi-em-chamas.htm
- http://us.imdb.com/Title?0095647
(em inglês)