Planeta Educação

Planeta Cultura

Alex Garcia Alex Garcia Pessoa Surdocega; Formação em Educação Especial com Habilitação em Deficientes da Audiocomunicação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS; Curso de Especialização em Educação Especial; Presidente da Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes - AGAPASM; Membro da World Federation of Deafblind - WFDB; Autor da obra Surdocegueira: empírica e científica; Vencedor II Prêmio Sentidos; Rotariano Honorário - Rotary Club de São Luiz Gonzaga-RS. Líder Internacional para o Emprego de Pessoas com Deficiência - Professional Program on International Leadership, Employment, and Disability (I-LEAD) graduado poela Mobility International USA / MIUSA; Ministrante de Palestras, Cursos, Seminários, Conferências sobre Surdocegueira e Múltideficiência em Congressos Nacionais e Internacionais; Publicação de Artigos sobre o Tema em Revistas Científicas, Jornais e Sites; Participação em Pesquisas na Universidade Federal de Santa Maria; Santa Maria-RS.

AGAPASM
Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes

“Nascestes de nossa terra e aqui crescerás
Tens o semblante de nossa gente
Filha do desejo de justiça e liberdade
Irás levar à esperança, a liberdade, a autonomia, o sucesso.
A sua liberdade é a nossa liberdade
Mantenha-se firme em seus ideais
Sua dureza e razão são a essência de sua ternura e paixão
Orgulho de ser Gaúcha”.

Relativamente ao atendimento prestado às Pessoas com Deficiência ao longo dos últimos anos tem-se verificado algumas transformações nos conceitos socioculturais pré-estabelecidos com relação às “Diferenças” existentes entre os Seres Humanos, passando de modelos excludentes para modelos mais inclusivos. A AGAPASM tem por meta lutar por Políticas Públicas que fomentem assistência adequada aos Surdocegos e Multideficientes no Estado do RS, respeitando as características únicas, específicas e indivisíveis de suas condições.

Há muito tempo nosso meio sócio-educacional relegou à Surdocegueira e a Multideficiencia características vazias que em nada destacam os reais sentimentos, valores e potencialidades destas populações e de suas condições. Deste contexto, a AGAPASM NASCEU, tendo em vista que estaremos dessa forma contribuindo para a estruturação de trabalhos que possibilitem aos Surdocegos e aos Multideficientes crescerem em sua própria existência, como também exercer plenamente sua cidadania visando à melhoria de sua qualidade de vida e uma emergente participação e consideração social-humanitária do meio em que está inserido.



OBJETIVOS DA AGAPASM

a) Promover a integração entre seus associados, Surdocegos e Multideficientes, Pais, Profissionais e amigos.
b) Encaminhar o Surdocego e o Multideficiente a instituições especializadas em educação, saúde e formação profissional.
c) Propiciar a cada um oportunidade de usufruir dos benefícios da sociedade, conduzindo-o ao exercício pleno da cidadania, que a Constituição do país e a Declaração dos Direitos Humanos lhe conferem como cidadão livre.
d) Defender os direitos dos Surdocegos, dos Multideficientes e de suas famílias e ser seus representantes.
e) Organizar, apoiar e desenvolver a pesquisa, a divulgação, o ensino, a educação, os avanços científicos e tecnológicos que beneficiem os Surdocegos e Multideficientes.
f) Organizar, apoiar e propor políticas públicas que venham ao encontro às necessidades específicas dos Surdocegos e Multideficientes e de suas famílias;
g) Concorrer, pela educação e outros meios socialmente aceitos, para a organização de uma sociedade capaz de colaborar eficazmente na promoção dos Surdocegos e Multideficientes, assim como de suas famílias, para que estes possam participar, dignamente, do progresso social do Estado do Rio Grande do Sul e do país.
h) Desenvolver cursos de formação e aprimoramento dos profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos Surdocegos e Multideficientes. Promover a capacitação de Guias-intérpretes em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

SURDOCEGOS:

Pessoas que tem uma perda substancial de audição e visão, de tal modo que a combinação das suas deficiências causa extrema dificuldade na conquista de habilidades educacionais, vocacionais, de lazer e sociais.

MULTIDEFICIENTE:

Pessoa que tem deficiência auditiva ou deficiência visual (ou ambas) associada a outras deficiências (mental e/ou física), como também a distúrbios (neurológico, emocional, linguagem, fala e desenvolvimento global) que causam atraso no desenvolvimento educacional, vocacional, social, emocional, dificultando a sua auto-suficiência.

NOSSOS PROJETOS

Projeto: Nossos Direitos. Nossos Deveres: Os Surdocegos e Multideficientes Contribuindo com Seus Melhores Talentos para o Bem Comum.

Neste Projeto a AGAPASM orienta Surdocegos, Multideficientes e Familiares no conhecimento e busca de seus Direitos, individuais e coletivos, em Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, sob a ótica da Inclusão Social observando-se os preceitos Legais esculpidos na Constituição Brasileira e Resolução 45/91 da ONU.

Objetivos Específicos

a) Buscar apoio dos Juizados e Promotorias Públicas do Estado do Rio Grande do Sul e levar a estes os objetivos deste projeto e o conhecimento sobre a AGAPASM
b) Levar ao conhecimento das Comarcas no Estado do RS (observando-se a territorialidade) casos específicos de Surdocegueira e Multideficiencia caracterizados de Alto Risco e de Abandono Extremo
c) Acompanhar os Pais e/ou responsáveis por determinado Portador de Surdocegueira e/ou Multideficiencia as Promotorias Públicas a fim de se solicitar observância a seus Direitos Individuais e Coletivos
d) Manter e ser observado, através da AGAPASM e pelas Comarcas, o Contraditório e a Ampla Defesa, de casos de Surdocegos, Multideficientes e Famílias que se encontram em Situação de Alto Risco e/ou em Situação de Abandono.

Projeto: Assessorias e Orientações em Surdocegueira e Multideficiencia

Neste Projeto a AGAPASM busca manter e ampliar as Assessorias e Orientações à Surdocegos e Múltideficientes, Educadores, Familiares e Escolas que atendem esta demanda no Estado do Rio Grande do Sul.

Objetivos Específicos

a) Orientar e Assessorar o Desenvolvimento Integral das Pessoas com e Surdocegueira e Multideficiencia
b) Orientar e Assessorar sobre Comunicação na Surdocegueira e Multideficiencia.
c) Orientar e Assessorar sobre Patologias e suas implicações com a Surdocegueira e Multideficiencia.
d) Orientar e Assessorar a Atenção às Áreas Sensoriais em Pessoas com Surdocegueira e Multideficiencia.
e) Orientar e Assessorar em Surdocegueira pré-lingüística e pós-lingüística.
f) Orientar e Assessorar Estudo de Caso.
g) Orientar e Assessorar a Família no processo Educacional
h) Orientar e Assessorar a Aprendizagem da Criança Surdacega e Multideficientes.
i) Orientar e Assessorar Pesquisa em Surdocegueira e Multideficientes.
j) Orientar e Assessorar a Surdocegueira adquirida – Desenvolvimento Pessoal, Social, Vocacional dos Surdocegos Adquiridos.
l) Orientar e Assessorar a Comunicação na Surdocegueira Adquirida

CONTATO

Você Surdocego e Multideficiente. Famílias. Escolas. Educadores.
Sejam nossos parceiros. Juntos podemos crescer.

ENDEREÇO SEDE: Rua Marechal Floriano Peixoto, 2771 - Centro.
São Luiz Gonzaga - RS - Brasil - Cep: 97800-000

CORREIO ELETRÒNICO: alex_gaucho2000@yahoo.com.br

TELEFONES: (55) 96 17 15 07 ou (55) 3352 1519

"Ser feliz.
Ter autonomia de pensamento e ações.
Ser humano.
Apoiar a nós mesmos e a nosso semelhante.
Ser forte. Ter sucesso. Orgulho de sermos como somos.
Observarmos com razão todas as coisas sem perdermos a ternura.
Tudo isso e muito mais é totalmente possível com inteligência, fé e determinação”.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas