Planeta Educação

Cinema na Educação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Matrix
Filosofando no Mundo Virtual

Quatro-principais-personagens-de-Matrix

Quando vi aos trailers do filme "Matrix" no cinema tive a sincera impressão de que se tratava de mais um filme de ficção com ótimos efeitos visuais e sonoros, muita ação e adrenalina total para os espectadores; a montagem que fizeram para propagandear o filme tinha a intenção de atingir esse público, ávido por tiros, por movimentação incessante, por uma bem elaborada trama e visualmente charmoso. Efeitos especiais faziam os personagens subirem nas paredes, saltarem edifícios, correrem em velocidade acima do normal e viverem rodeados por uma atmosfera cibernética, como se tudo ao nosso redor fosse criado pelos computadores.

Quando assisti ao filme essa impressão inicial se dissipou (e como é comum nos enganarmos com as primeiras idéias que temos a respeito de algo, de alguém ou de um produto cultural elaborado pelos homens!); não que o filme deixasse de cumprir com sua promessa de uma alucinante aventura num universo ficcional futurista, pelo contrário, "Matrix" cumpre com suas promessas de forma integral, entrega aos espectadores que compraram o ingresso ou alugaram o filme em vídeo ou DVD um ótimo filme de ação e de ficção científica; o que realmente me surpreendeu foi a qualidade da história contada ao longo dos 136 minutos de duração do já clássico filme.

Mas, espere um pouco, essa não é uma coluna sobre Cinema e Educação? O que está fazendo um filme como "Matrix" entre os filmes analisados por esse colunista?

Voltemos a qualidade da história de "Matrix", esse é o ponto de partida para entender o valor desse material para as escolas, parte-se da história de Neo (vivido pelo ator Keanu Reeves), que divide seu tempo entre ser um funcionário de uma firma de produção de softwares e, no seu tempo livre, é um hacker (Originalmente, e para certos programadores, são hackers [singular: hacker] indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas. Originário do inglês, o termo é comumente utilizado no português sem modificação. Os Hackers utilizam toda a sua inteligência para melhorar softwares de forma legal. Os hackers geralmente são pessoas com alta capacidade mental e com pouca atividade social. Eles geralmente são de classe média e alta, com idade de 12 a 28 anos. Além de a maioria dos hackers serem usuários avançados de Software Livre como o Linux. A verdadeira expressão para invasores de computadores é denominada Cracker e o termo designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos).
1

Imagem-de-crianca-sendo-gerada-dentro-d-eum-recipiente

Neo vive um dilema, ou seja, continuar literalmente "vegetando" numa vida sem graça, toda certinha, com seu horário estipulado no escritório e o salário certo do fim do mês ou deve abandonar tudo em função de suas atividades como hacker?

Para responder suas próprias dúvidas, é enviada uma pergunta a Neo, proveniente de um grupo comandado por Morpheus (protagonizado por Laurence Fishburne), pergunta essa intrigante para o personagem e para quem está acompanhando o filme: "O que é Matrix?"

Isso não é um tanto quanto incongruente, tentar solucionar as questões de sua vida tendo que se defrontar com uma nova dúvida? Já não é difícil tentar escolher os próprios caminhos sem ter que se preocupar com a existência de outras pessoas e do próprio mundo em que vivemos? Afinal de contas, o que há de relação entre Neo e esse tal "Matrix"? O que é Matrix?

Neo é considerado pelo próprio Morpheus como sendo o escolhido para responder essa pergunta e solucionar não apenas seus próprios problemas mas, também, os da humanidade; como já havia dito anteriormente, não basta resolver os seus dilemas, você está inserido num contexto em que existem milhões, bilhões de seres humanos; seus problemas são os de todos, quer queiramos ou não, as transformações que estão ocorrendo do outro lado do planeta afetam o mundo em que vivemos e traz consequências para todos; a nave-mãe planeta Terra responde aos sinais enviados todos os dias por cada um de nós através de nossas ações.

Matrix é um sistema, no qual estamos todos inseridos e através do qual somos todos explorados, sendo de nós retirada uma considerável "mais-valia", um lucro precioso, proveniente de nossa energia vital, de nossa capacidade de trabalho, criação, fantasia e prazer. Cabe a Neo desvendar o funcionamento desse sistema operacional e destruir as bases dessa escravidão contemporânea, para isso, acaba tendo que enfrentar forte oposição de um "estado" repressor, que persegue os que conseguem pensar fora de suas diretrizes e de suas leis.

Imagem-de-Neo-sendo-refletido-nos-oculos-de-Morfheu-quando-lhe-oferece-as-pilulas

Nesse embate entre Davi e Golias, entre a mão pesada de um estado armado até os dentes com os mais modernos recursos e o idealismo e a criatividade de um pequeno grupo de homens que lutam por conta própria, com poucos recursos, nasce uma história digna de encantar até o mais cético entre os espectadores. Matrix foi um enorme sucesso de público e de crítica.

Na escola, um filme como esses pode estimular debates sobre os sistemas sócio-econômicos, suas bases estruturais (leis, instituições, bases culturais, costumes, mídias,...), a forma como o homem se relaciona com essas orientações invisíveis que o cercam todo o tempo, a relação entre os sistemas e o meio ambiente e mesmo, a forma como os homens, inseridos nesses sistemas, tratam-se uns aos outros.

Numa época marcada pelo advento da tecnologia em todos os setores, cabe utilizar uma referência forte como essa para questionar as formas como o homem tem utilizado os novos recursos, até que limites a ciência pode criar novas conquistas, por que essa tecnologia toda não nos permitiu solucionar questões essenciais como a fome e as epidemias e, até mesmo, nos fazer discutir com os alunos sobre as repercussões no planeta causadas pela ação voraz e intempestiva do homem. Imperdível.

1-Definição extraída da Wikipédia, no link http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker.

Ficha Técnica

"Matrix"
(The Matrix)

País e Ano da Produção EUA, 1999
Disponível em
VHS e DVD
Duração: 136 minutos
Distribuição: Warner
Direção: Andy e Larry Wachowski
Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss e
Joe Pantoliano.

Links:
http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=214
http://cinemacena.blogspot.com/2007/11/matrix.html

Videos-Relacionados

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas