Planeta Educação

GEPI Online

 

O que é o GEPI?
Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade

Este grupo, estabelecido em 1986, sob a liderança de Ivani Fazenda promoveu 54 pesquisas sobre interdisciplinaridade em várias áreas do conhecimento além da educação, tais como arquitetura, administração, direito, jornalismo, artes plásticas e saúde.

Produziu 28 livros. Tem por finalidade desenvolver atividades de pesquisa e assessorar teórica e praticamente, os trabalhos de pesquisadores e de instituições interessadas nas questões da interdisciplinaridade.

Estabelece parcerias com outros Programas de Pós-Graduação da PUC-SP e do País, e com centros internacionais. Em 2001, organizou dois simpósios internacionais com o lançamento dos livros Interdisciplinaridade: “Dicionário em Construção”, da Editora Cortez e Instituto Brasileiro de Educação e Ciências, Universidade de Évora, Portugal e “Les fondements de L’interdisciplinarité dans la formations à L’interdisciplinarité dans la formations à l’enseignement”, Editora CRF do Centre de Recherche sur l’intervention educative, Universidade de Sherbrooke, Canadá, UNESCO.

Outra parceria foi estabelecida com o Projeto Estratégias Didáticas Inovadoras da Universidade de Barcelona. Em 2002 realizou o Congresso Internacional sobre Literacias em Évora com o livro Fundamentos Teórico-práticos da Literacias pela Editora Cortez.

No Brasil realizou I e II Simpósio Nacional do Fórum Paulista de Pós-Graduação em Educação com os livros: "Conhecimento, Pesquisa e Educação e Formação de Educadores: rupturas e possibilidades" pela Editora Papirus. Em 2004 realizou o Colóquio Internacional sobre Interdisciplinaridade, por ocasião do XXIII Congresso da AMCE, em Santiago do Chile e lançou o livro "Interdisciplinaridade, qual o sentido?", editora Paulus. Está organizando a publicação dos textos apresentados no Colóquio e, em 2005, promoveu o Congresso Internacional sobre Transdisciplinaridade, sob os auspícios da UNESCO.

Fonte: Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil – Censo 2004 - CNPQ.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas