Ensino de Línguas
Estratégias para desenvolver seu inglês
Use o universo cultural e social para facilitar a aprendizagem
No mundo de hoje, da globalização, da televisão a cabo e da Internet, a linguagem falada assume um papel jamais desempenhado na história da humanidade. Desta forma, as pessoas, ao procurar um curso de inglês, preferem os chamados cursos de conversação, evitando a gramática e esperando encontrar solução para a questão da comunicação oral. Infelizmente, na maior parte das vezes, o resultado não é satisfatório.
O aluno ainda continua com uma enorme dificuldade para falar e entender o idioma.
Isto se deve ao excesso de concentração nas palavras e conteúdos e pelo esquecimento dos sons (musicalidade) do idioma. No livro “Os 7 trunfos para falar inglês”, a autora Lílian Prist apresenta estratégias com sugestões práticas para aprender inglês e mostra que não é preciso emigrar ou depender de escolas de idiomas para desenvolver o aprendizado. Basta mudar o enfoque!
Segundo Lílian, não devemos nos preocupar com apostilas, tempos de verbos, pronomes e preposições. Priorizar a linguagem oral e mergulhar no universo cultural e social da língua inglesa é que podem e devem fazer a diferença. Seguem abaixo algumas sugestões práticas e eficazes para melhorar seu inglês, independentemente de sua idade ou atual nível de conhecimento.
Além dos exercícios práticos, serão apresentados sete trunfos para o seu desenvolvimento lingüístico. Veja como pode ser fácil e agradável!
Sete trunfos para aprender inglês
1- Inicialmente é importante ouvir, ouvir e ouvir. Você passou os primeiros anos de sua vida ouvindo, recebendo informações. A fala não acontece simultaneamente. Faça o mesmo com o inglês.
2- Comece a dar prioridade ao amplo, aos aspectos gerais. Dê menos importância às minúcias e às regras gramaticais (fundamentais para textos e literatura, mas não para adquirir fluência).
3- Concentre sua atenção nos sons, nos ritmos e entonação. Como uma música que você ouve no rádio e consegue cantarolar, mas não se lembra da letra. Focalize mais a “música” do que a “letra” ao ouvir pessoas falando inglês.
4- Não se preocupe excessivamente em entender cada palavra, se preocupe em observar as expressões faciais, os gestos e a forma como as pessoas falam.
5- Valorize ao máximo o que sabe. Ao ouvir uma frase com dez palavras, onde há duas que não conhece, muita gente concentra toda atenção exatamente naquelas duas que não entende e acaba não compreendendo nada. Comece a procurar significados a partir do que entende, do que é familiar.
6- Seja mais receptivo. Aceite os sons estranhos, as expressões que não têm correspondentes em português, as características do novo idioma, sem restrições. Derrube barreiras!
7- Relaxe e divirta-se com seu aprendizado. Tensão e ansiedade de aprender rapidamente acabam causando verdadeiros bloqueios.
Exercícios muito eficazes para melhorar seu inglês
Exercício
1
Material
necessário:
Tempo
necessário:
Mínimo 5 minutos.
Freqüência:
4 a 5 vezes por semana.
Procedimento:
Assista a filmes sem legendas (ou cubra com papel e fita adesiva)
apenas para acostumar o ouvido. Preste atenção
nas imagens e deixe o som como se fosse uma música de fundo.
Esqueça o hábito de querer entender as palavras.
Exercício
2
Material
necessário:
Tempo
necessário:
Mínimo 15 minutos.
Freqüência:
3 vezes por semana.
Procedimento:
Faça exatamente como no exercício anterior.
Entretanto, depois de terminar os 5 minutos do exercício,
deixe a TV ligada e vá fazer outra coisa (ler jornal,
costurar, brincar com os filhos, cozinhar, etc.).
A idéia é ouvir som em inglês, sem ver
as imagens e sem se preocupar em entender, apenas para acostumar o
ouvido.
Exercício
3
Material
necessário:
Tempo
necessário:
cerca de 10 minutos.
Freqüência:
1 ou 2 vezes por semana.
Procedimento:
Assista cerca de 2 minutos do filme, sem legendas e sem som (use a
tecla mute).
Concentre-se no visual da tela. Tente imaginar o que está
acontecendo, sem se preocupar em entender. Faça um desenho
ou um símbolo do que viu, usando quantas cores desejar.
Coloque o som em volume normal (desligue o mute). Assista novamente os
mesmos 2 minutos de filme (agora com som).
Não se preocupe em entender. É fundamental que
você não preste atenção ao
que os atores dizem. Concentre-se apenas no visual, como se estivesse
sem som.
Exercício
4
Material
necessário:
Tempo
necessário: 10
minutos.
Freqüência:
2 a 3 vezes por mês.
Procedimento:
Escolha uma cena do filme de que você se lembre. Se
não for possível tirar as legendas, cubra com um
pedaço de papel e prenda com fita adesiva. Assista 5
minutos. Olhe atentamente para o rosto das pessoas que estiverem
falando e tente imitar o movimento da boca, dos olhos, das
mãos, da cabeça.
Pare a fita.
Feche os olhos e tente lembrar o que viu. Faça alguns
desenhos ou símbolos representando as cenas que recorda.
Assista novamente à fita da mesma maneira (mais 5 minutos).
Exercício
5
Material
necessário:
Tempo
necessário: A
seu critério, dependendo do tamanho do texto.
Freqüência:
A seu critério.
Procedimento:
Escolha um texto em inglês que você queira ler.
Escolha duas canetas de cores diferentes.
Comece a ler o texto e vá sublinhando com uma das cores
à medida que for lendo. Se aparecer uma palavra
desconhecida, pule e não sublinhe. Ao terminar o
parágrafo, pare e releia. Veja se é
possível entender a partir do contexto, mesmo se
não souber o significado da palavra específica.
Se não for possível, escreva esta palavra com a
segunda cor em um caderno sem pauta.
Procure o significado no dicionário (tente
inglês-inglês e só utilize
inglês-português em último caso).
Imagine uma situação onde esta palavra possa ser
usada. Faça um desenho ou um símbolo desta
palavra usando uma outra cor qualquer. Continue da mesma maneira mais 1
ou 2 parágrafos.
Exercício
6
Material
necessário:
Tempo
necessário: A
seu critério, dependendo do tamanho do texto.
Freqüência:
A seu critério.
Procedimento:
Escolha uma caneta colorida para cada página que for ler.
Leia o texto e vá sublinhando (com a cor escolhida para
aquela página) o que entender e pulando o que precisa de
tradução.
Releia cada página e tente entender mesmo com a palavra que
falta. Se não conseguir, tente o dicionário
inglês-inglês (só utilize o
inglês-português em último caso).
Cada página terá as linhas sublinhadas em uma cor
e terá palavras não sublinhadas (as que
você não entendeu).
Escolha uma única cor para as palavras que irá
procurar no dicionário. Não sublinhe, apenas as
escreva com esta cor em um caderno sem pauta.
No final da leitura, faça símbolos ou desenhos ao
lado de cada palavra e tente imaginar uma
situação onde poderiam ser utilizadas.
Faça desenhos das situações imaginadas
e releia todo o texto uma última vez.
Exercício
7
Material
necessário:
Tempo
necessário: A
seu critério.
Freqüência:
A seu critério.
Procedimento:
Abra o livro que você quer ler. Escolha uma das
três canetas e faça um símbolo no canto
superior esquerdo da página que for ler.
Leia sem parar para consultar dicionário; tente entender
mesmo que haja palavras desconhecidas. Não sublinhe nada.
No final da leitura de cada página, escreva ao lado do
símbolo as palavras em que teve dificuldade. Se
não couber, faça uma cópia do
símbolo no seu bloco de anotações e,
ao lado, escreva as palavras que não entendeu (usando a
mesma cor).
Continue o mesmo procedimento nas páginas seguintes. A cada
três páginas consulte o dicionário
(inglês-inglês, só utilize
inglês-português em último caso).
Uma vez encontrada a explicação, faça
um desenho ou símbolo representando-a. Escreva em
português o significado, mas não coloque todas as
letras da palavra. Deixe uma ou duas letras faltando.
Exercício
8
Material
necessário:
Tempo
necessário:
Cerca de 45 minutos (dependendo do feriado).
Freqüência:
1 vez por semana.
Procedimento:
Alugue um seriado americano. Assista a primeira vez com a legenda
visível para entender. Retire a legenda através
do menu no DVD ou, em caso de fita cassete, cubra a legenda com papel e
fita adesiva.
Assista aos primeiros dois minutos de olhos fechados e tente imaginar
as cenas. Assista aos dois minutos seguintes de olhos abertos
observando muito atentamente o rosto, mãos e pés
dos personagens.
Continue intercalando dois minutos de olhos abertos e fechados. Volte o
filme para o início e assista novamente, sem as legendas.
Pare a cada cinco minutos para fazer desenhos ou símbolos
das cenas que viu.
*Todas as dicas e exercícios sugeridos neste texto foram retirados do livro “Os 7 trunfos para falar inglês”, da autora Lilian Prist.
Bibliografia:
LILIAN PRIST, “Os 7 trunfos para falar inglês,
editora DPL.
International Dictionary of English - Cambridge