Filosofando
Disciplina na Educação
John Locke
O grande erro que observei na educação dos filhos é que não se cuida o suficiente desse aspecto na época devida; que a mente não é tornada obediente a disciplina e dócil à razão quando, no início, era mais tenra, mais facilmente dobrada.
Os pais recebendo, sabiamente, a ordem da natureza no sentido de amarem seus filhos, têm a grande tendência, se a razão não observar sua afeição natural muito atentamente – têm, como eu dizia, grande tendência a deixar a afeição tomar conta de tudo. Amam seus filhos, e este é seu dever; mas, com freqüência, amam seus erros também.
Naturalmente, os filhos não devem ser irritados; deve-se-lhes permitir que ajam segundo suas vontades em tudo; e como, na infância, as crianças não são capazes de grandes faltas, seus pais acham que podem, com bastante segurança, perdoar suas pequenas irregularidades e divertir-se com aquela perversidade engraçadinha que os pais acham muito adequada àquela idade inocente.
Mas Sólon respondeu muito bem a um pai amoroso, que não desejava que seu filho fosse corrigido por uma brincadeira perversa, alegando que era assunto sem importância: “Sim, mas o hábito tem grande importância”.
John Locke
Filósofo iluminista inglês