Cinema na Educação
Gladiador
Valentia, Princípio e ética de general entre os gladiadores
Prepare-se para um grande espetáculo,para uma viagem no tempo rumo ao Coliseu, acompanhando o diretor Ridley Scott (o mesmo do cultuado "Blade Runner - O caçador de Andróides" e de outro épico importante, "1492 - A Conquista do Paraíso" sobre a chegada de Colombo na América).
"Gladiador" não é um filme qualquer, é desses que nos faz vibrar, querer estar ao lado do herói e que ainda nos proporciona a possibilidade de pensar a respeito das mensagens trabalhadas ao longo da trama.
Trata-se da história de um vitorioso general romano, Maximus (vivido pelo ótimo Russel Crowe, em papel que lhe valeu o Oscar; Crowe inclusive volta a disputar a estatueta esse ano pela sua memorável atuação como um matemático no filme "Uma Mente Brilhante"), que se vê no meio do processo sucessório do Império em virtude da morte do imperador Marcus Aurelius. Maximus havia sido escolhido como sucessor pelo próprio imperador, a despeito de Marcus Aurelius ter um filho legítimo que poderia vir a ser seu substituto no comando da mais poderosa de todas as civilizações da Antiguidade.
Como preferido do imperador, o competente general, recém-saído de uma vitoriosa campanha militar na Germania, passa a ser perseguido por Comodus (personificado pelo versátil Joaquin Phoenix, que recentemente esteve em outro período histórico em "Os Contos Proibidos do Marquês de Sade", filme que vale a pena conferir), o filho do recém falecido imperador, que assume o trono em seu lugar, já que ninguém, além do próprio Maximus e de Comodus, havia sido comunicado da escolha de Marcus Aurelius.
Os fatores que levaram o velho imperador a preferir Maximus ao invés de seu próprio filho para sucedê-lo no comando de Roma são apresentados ao longo do filme, através do caráter e da personalidade desses dois personagens principais da história (Maximus e Comodus); Valentia, princípios, ética, compromisso com o bem-estar público e capacidade de comando são fundamentos essenciais encontrados no personagem de Crowe; Covardia, desonestidade, imoralidade, truculência e vaidade excessivas são, por outro lado, as características mais evidentes de Comodus.
O confronto entre esses posicionamentos perante a vida leva o general romano, leal a Roma, partidário da República e de tantas campanhas militares bem-sucedidas, ao desgraçamento e a condenação a morte. Apesar das várias dificuldades pelas quais passa, Maximus foge, vê o ruir de sua vida completado com o extermínio de sua família e a expropriação de suas terras; enfraquecido por ter lutado contra os comandados de Comodus, desmaia e é resgatado por um dono de escravos.
Este
é o início do filme no que se refere ao gladiador
do título, muito forte, treinado para a guerra, tendo
alcançado os mais altos postos de comando do exército
mais poderoso do planeta, Maximus é um grande guerreiro,
o que determina, a partir daí, uma invejável
carreira como lutador nas arenas do circo romano, atingindo
seu ápice com vitórias impressionantes no maior
de todos os palcos, o Coliseu.
Paro por aí, para não ficar como estraga-prazeres
de quem pretende ver ou rever o filme.
Há grandes qualidades no que se refere a reconstituição histórica que compõe o pano de fundo desse épico, cenas como a do retorno do novo imperador (Comodus) a Roma, depois das batalhas vencidas contra os germânicos ou mesmo do confronto inicial entre os comandados de Maximus e os bárbaros numa floresta são muito bem montadas, constituem recurso para encantar os alunos e desenvolver atividades durante umas boas aulas. As disputas políticas entre senadores e o imperador, o pão e circo, a guarda pretoriana e as incríveis lutas de gladiadores também.
Pode-se utilizar o filme para estimular o estudo do exército romano e suas estratégias, a organização das cidades romanas (especialmente da cidade eterna, Roma), o sistema de trabalho adotado pelo Império, as crises geradas pelo advento de escravos, o motivo pelo qual se adotaram os jogos como uma atração para a plebe,...
As questões éticas também podem gerar boas discussões, especialmente se houver a curiosidade dos alunos no sentido de descobrir se os grandes generais e imperadores eram realmente tão virtuosos...
Gladiador é realmente imperdível, e mesmo para os que já viram, sem dúvida, vale a reprise. Nas aulas, a companhia de Maximus, Comodus e companhia tornam o estudo da Roma antiga um grande prazer.
Ficha Técnica
Gladiador
(Gladiator)
País: EUA
Ano de Produção: 2000
Diretor: Ridley Scott
Duração 155 min.
Estúdio/Produtora: Universal, DreamWorks
Elenco: Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Oliver
Reed, Richard Harris,
Connie Nielsen.
Links:
- http://www.webcine.com.br/filmessi/gladiado.htm
- http://www.webcine.com.br/notaspro/npgladia.htm
- http://us.imdb.com/Title?0172495