Planeta Educação

Diário de Classe

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Projeto Coliseum
Uma breve história

No ano de 2003, a partir de um projeto diferenciado e inovador por parte do portal educacional Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br), em parceria com o ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial), surgiu o Projeto Coliseum. A partir da iniciativa e pesquisa de uma pequena equipe de webdesigners (Mauro Ataide e Fabrício Avancini), da coordenação do gerente do Planeta Educação, Alexandre Celestino de Abreu e da coordenação pedagógica do professor mestre João Luís Almeida Machado, nasceu uma nova concepção de estudo, pesquisa e cooperação na busca do conhecimento através da Internet, o Coliseum.

Utilizando-se dos avançados recursos da multimídia oferecidos pelo universo virtual dos computadores, o Projeto Coliseum propõe a alunos de diferentes unidades educacionais uma competição através da rede mundial de computadores através da qual se buscam informações que preencham os requisitos de uma divertida jornada rumo ao conhecimento.

Tendo como base inicial o estudo da história e, mais especificamente ainda a pesquisa sobre a Roma Antiga, os estudantes de unidades escolares estabelecidas em diferentes cidades, passam a fazer parte de equipes que congregam alunos que não se conhecem e que tem que se articular para conseguir vencer uma competição virtual.

Para que a vitória seja atingida é necessário que o trabalho seja cooperativo e que as pesquisas sejam partilhadas e socializadas dentro do grupo. Há prazos a serem cumpridos. Exige-se que pré-requisitos básicos sejam atingidos. Os projetos tem que ser respondidos com o auxílio da Internet, dos livros escolares, dos acervos de bibliotecas públicas ou particulares, de músicas, filmes, plantas arquitetônicas,...

O resultado da produção desses alunos é então avaliado pelos professores que compõem um comitê julgador e recebe notas. O somatório das notas de todos os trabalhos é adicionado a índices de averiguação da presença e participação dos estudantes no ambiente virtual. A cada etapa vencida os alunos devem cumprir uma prova através da qual demonstram os novos conhecimentos que adquiriram através da pesquisa que fizeram para conceber suas produções finais.

Para que a caracterização do projeto fosse lúdica e interessante ao olhar dos estudantes a equipe de webdesigners caprichou na elaboração visual do Coliseum e o disponibilizou no formato de um jogo de tabuleiro. Cada equipe formada por estudantes tinha um carrinho de corrida; cada etapa vencida representava a superação de um espaço nesse tabuleiro, aqueles que chegassem ao final primeiro se tornariam os vencedores.

Entre os recursos oferecidos no projeto também podemos destacar o uso de Fórum, Bate-papo, Calendário, E-mail, testes virtuais com resultados imediatos, acompanhamento via Internet por parte de professores coordenadores, envio de respostas para os projetos através da web e monitoramento do projeto pelos coordenadores do Coliseum.

O projeto pedagógico primou pela criação de uma proposta de estudo construtivista. Através desse modelo de trabalho os estudantes tiveram que pesquisar e aprender utilizando do trabalho cooperativo e lúdico, através do qual tiveram que interagir com os outros estudantes, buscar referências na arte, literatura, cinema, teatro, arquitetura, textos clássicos da história,...

E o mais interessante é que o Projeto Coliseum é uma plataforma que pode ser utilizada para o estudo e pesquisa de muitas outras disciplinas escolares, ele é totalmente adaptável.

O projeto Coliseum, uma inovadora iniciativa criada pelo Planeta Educação, em parceria com o ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial) inicia um grande jogo, onde o maior prêmio é o conhecimento, a sabedoria. Para vencê-lo, una-se a seus parceiros virtuais, siga as dicas, leia os textos e responda as questões propostas da forma mais completa que puder.

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas