Planeta Literatura
O Mundo de Sofia
Coluna Planeta Literatura
Capas das edições
do livro "O Mundo de Sofia"
publicados em Portugal e nos Estados Unidos
Que mundo é esse no qual podemos encontrar Sofia?
Um mundo onde, ao lado dessa personagem tão envolvente, podemos encontrar personalidades marcantes da história do pensamento mundial (mais especificamente ocidental) como Aristóteles, Santo Agostinho, Descartes, Kant, Marx ou Nietzche.
Um espaço onde podemos acompanhar discussões (travadas entre os personagens) através das quais entramos em contato com importantes teorias defendidas por alguns dos maiores filósofos de todos os tempos; e, constatar que aprender filosofia pode ser interessante, instigante e muito mais fácil do que a maioria das pessoas acredita.
Uma história na qual nos envolvemos como autênticas sombras da personagem central e parecemos estar acompanhando cada passo, resolução, ação e pensamento da mesma. Ao nos envolvermos de tal forma com a trama, embarcamos em reflexões contínuas sobre filosofia, cobrindo pensadores e suas produções desde o surgimento do pensamento filosófico e a superação da mitologia até os pensadores contemporâneos.
Uma obra literária que se tornou um grande best-seller, um autêntico campeão de vendas em todo o mundo, celebrizando o nome do escritor norueguês Jostein Gaarder.
O escritor norueguês Jostein Gaarder
Autor do livro "O Mundo de Sofia"
Li o livro logo que foi publicado. O considerei, desde o princípio, uma obra de grande potencial para a utilização em aula, como material base ou de complementação de idéias, conceitos e conteúdos. Comecei a utilizá-lo regularmente a partir de 1997, substituindo manuais didáticos produzidos para a utilização em cursos de filosofia para o Ensino Médio.
A aceitação por parte dos alunos foi, desde o início, muito positiva. A empatia com o livro, na medida em que a história se desenvolvia, crescia. Os alunos, pertencentes a turmas de 1º e 2º anos do Ensino Médio, devoravam o livro muito antes que pudéssemos terminar os trechos em que abordávamos os pensadores da Grécia Antiga.
Esse
entusiasmo facilitou muito nosso trabalho. Ao entrarmos
em determinadas unidades, já tendo lido anteriormente
a história, os estudantes se deslocavam com maior
facilidade pelos conceitos e ajudavam, com exemplos,
a fixar melhor os conceitos e definições
dos vários pensadores abordados na trama.
É lógico que nem todos embarcaram com
igual disposição nessa leitura, especialmente
levando-se em conta que o livro tem mais de 500 páginas
e que muitos deles não acham que ler é
tão prazeroso. Seria desonesto da minha parte
afirmar que em todos os conceitos desenvolvidos tivemos
um rendimento mais que satisfatório, no entanto,
cabe ressaltar que o vocabulário acessível,
aliado a explicações inteligíveis
e relacionado a uma trama envolvente estimularam muito
nossas aulas de filosofia.
A história do livro "O
Mundo de Sofia" foi transformada em
filme na Noruega, dirigido por Erik Gustavson, em 1999.
A História
Sofia era uma menina de quase quinze anos que morava sozinha com sua mãe.
Certo dia, quando vinha da escola, encontrou dois envelopes brancos. Em cada um havia um questionamento. Queriam fazer com que Sofia viesse a refletir sobre a vida e a origem do mundo. Atingiram seu objetivo e fizeram com que ela viesse a pensar firmemente sobre o tema.
Para fazer com que Sofia se envolvesse cada vez mais com essas reflexões, ela recebe, a seguir, um grande envelope amarelo com a inscrição: Curso de filosofia. Maneje com cuidado. Era mais um dos vários chamamentos a reflexão filosófica propostos por um professor desconhecido. O mais importante é que Sofia havia se interessado e estava iniciando, com muita disposição e vários questionamentos, o tal Curso de Filosofia.
Para facilitar o trânsito de Sofia pelas informações, o material propunha e desenvolvia comparações que facilitavam a compreensão ou que, ainda, procuravam estimular raciocínios e análises. O estímulo ocorria à base de provocantes perguntas ou afirmações, como aquela em que se dizia que "a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas" ou ainda, quando o professor de filosofia faz referência a um truque mágico onde um coelho branco é tirado de uma cartola preta. Nesse caso, ele quer passar a idéia de que também fazemos parte de um grande mistério e que, diferentemente do coelho, temos consciência de estarmos participando de um enigma e procuramos explicações para isso.
Na continuação do curso Sofia foi levada a dar uma olhada na visão mitológica do mundo.
Ficou sabendo que a filosofia surgiu por volta de 600 a.C. na Grécia e que, antes da filosofia, as explicações sobre as coisas que ocorriam no mundo eram resultantes dos mitos, histórias nas quais os deuses definiam como seriam as colheitas, quantos filhos uma mulher poderia ter, se a comunidade entraria em guerra, se os tempos vindouros seriam de fartura ou de "vacas magras",...
Capa
da edição brasileira do best-seller de
Jostein Gaarder, "O Mundo de Sofia"
Tudo que acontecia aqui na Terra estava intimamente ligado ao que acontecia no mundo dos deuses.
Homero e Hesíodo, pensadores gregos do século VIII a.C., registraram por escrito boa parte da mitologia grega, o que tornou possível sua melhor compreensão e, conseqüentemente, seu questionamento.
O surgimento das polis ou cidades-estados na Grécia e em outras regiões e do sistema escravista, a ampliação dos horizontes culturais e políticos dos homens e o desenvolvimento de novas técnicas de trabalho proporcionaram uma evolução no modo de pensar e permitiram que os homens buscassem explicações naturais para os fenômenos da natureza e, superassem os mitos.
A partir desse momento, a história de Sofia será marcada por encontros com filósofos notáveis cujas obras definiram os princípios e o funcionamento de sociedades, governos, religiões ou ainda grupos de interesse.
Tire o coelho da cartola e faça o curso de filosofia junto com Sofia. Será, sem dúvida, um encontro inesquecível...
Links
-http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_3187.html
- http://www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/mundodesofia