Dicas de Navegação
O Eco
O meio ambiente em discussão
O que podemos fazer para evitar as queimadas, a poluição do ar,
a destruição de nossos rios, o envenenamento do solo?
As repetitivas lições se sucedem em salas de aula de todo o mundo continuamente firmando a idéia de que temos que preservar o meio-ambiente. Campanhas mundiais de conscientização tentam mobilizar as pessoas em favor de causas tão nobres quanto à preservação de espécies animais ou o combate à devastação de vastas áreas florestais. Grupos organizados manifestam-se de forma a expressar a preocupação quanto aos níveis de poluição e destruição ambiental do solo, do ar e da água.
São evidentes avanços percebidos ao longo dos últimos anos para a questão ambiental, de vital importância para a preservação da vida em nosso planeta, inclusiva a nossa. Apesar disso a natureza tem mostrado a sua fúria contra as agressões que sofre continuamente a partir das ações da humanidade. O calor se torna a cada novo dia mais insuportável, há registros de maremotos e tremores de terra em diferentes regiões do mundo, as calotas polares estão derretendo, animais se extinguem em virtude da ação nociva do homem,...
O que está faltando para que realmente sejamos mais efetivos nessa luta contra a devastação ambiental? O que mais podemos fazer?
Informação continua sendo a melhor resposta para essa questão. Por mais que já estejam integrados aos currículos escolares ou presentes nos grandes jornais os artigos e materiais acerca da questão ambiental, temos que propagar ainda mais essa premente temática e fazer com que mais e mais pessoas se interessem, discutam, participem suas opiniões e tomem atitudes em favor da preservação dos recursos naturais.
Nesse sentido o papel da Internet também é decisivo. Para tanto temos que separar o joio do trigo e perceber quais são os portais ou sites especializados que realmente apresentam dados e informações confiáveis. Para responder a uma parte desses anseios trazemos através de nossa coluna Dicas de Navegação informações sobre o site O Eco (www.oeco.com.br).
Trata-se de um portal diferenciado por ser justamente engajado nessa tão nobre batalha em prol da preservação da natureza. Isso não é pouco, pois a paixão que move os idealistas é o principal combustível para as mais importantes e relevantes realizações da humanidade em todos os tempos.
Todas as palavras escritas, mobilizações realizadas, forças reunidas e ações concretas em prol do meio-ambiente que puderem ser efetivadas fazem parte de um esforço que O Eco promove a partir de seu site, por isso o trazemos aqui para que os internautas que circulam pelo Planeta Educação o conheçam.
O Site
Várias espécies animais, como os tucanos, correm o sério risco de desaparecer da
natureza. Isso já aconteceu antes com alguns animais que só conhecemos por fotos ou descrições.
A página inicial de O Eco (www.oeco.com.br) traz uma marca do comprometimento de seus criadores através da imagem relacionada ao meio-ambiente que estampa esse primeiro contato dos internautas com o seu conteúdo. É como um grande cartão de visitas a convidar todos os visitantes que passam pelo site a participar da questão ambiental.
Além dessa fotografia há um menu na parte superior e inferior da tela com a indicação de algumas possibilidades de caminho para o internauta. Escolha qualquer uma delas para ser encaminhado para uma página onde irá encontrar artigos, fotos, comentários, reportagens e materiais sobre a questão ambiental. Descrevemos a seguir algumas das particularidades de cada uma das seções desse portal:
1- Na coluna Esta Semana temos acesso aos artigos mais recentes colocados online pelo site. A cobertura é bastante ampla e abrange variados temas relacionados à questão ambiental. Alguns artigos são acompanhados de imagens e os articulistas são todos de alto nível, especializados em temáticas ambientais (professores, pesquisadores, jornalistas, profissionais liberais, advogados).
2- Reportagens é uma seção do site que traz um arquivo de matérias com especial enfoque no meio-ambiente. Trata-se de um importante acervo para nos manter em dia em relação as informações sobre o que está acontecendo no planeta vida que nos cerca.
3- Em Foto da Capa são apresentadas as informações relacionadas à fotografia que estampa a página inicial do site. Além da imagem da semana há também um menu que permite acesso a todas as fotos utilizadas anteriormente.
Capa do site O Eco do dia 03 de dezembro de 2005.
4- A Salada Verde é uma área do site O Eco dedicada a apresentar informações rápidas sobre o meio ambiente, como notas informativas.
5- É interessante perceber que há uma abertura a colaboração de outros órgãos informativos e instituições relacionadas à proteção do meio-ambiente em O Eco. Para atender essa necessidade foi criado o espaço O Eco.Net com material de variadas fontes e autores dedicados a questão ambiental.
6- Estimular ações e práticas em contato com a natureza é o objetivo de Ar Livre, segmento do site que traz matérias de outros órgãos de imprensa sobre esportes na natureza.
7- Há um rico e importante acervo de imagens disponíveis em Fotografia.
8- As opiniões de profissionais sérios e respeitados quanto à questão ambiental podem ser encontradas em Colunas.
9- Um ponto de encontro entre os internautas e personalidades de expressão quanto ao meio-ambiente é a coluna dedicada as Entrevistas.
Para Refletir
A morte ronda o planeta. Se não tomarmos as devidas ações para evitar a
contínua degradação e destruição da natureza em breve seremos nós os animais extintos.
A questão ambiental não é tema somente para os professores de ciências ou biologia. Trata-se evidentemente de uma questão muito mais ampla e que, devido a sua importância, têm que ser abordada e trabalhada em sala de aula por todos os educadores e nas mais diversas áreas do conhecimento.
E é importante que tenhamos uma atitude mais propositiva enquanto profissionais da educação no tocante a proteção do meio-ambiente. O que quero dizer com isso? Simples, temos que ler, estudar, estimular pesquisas, indicar sites (como O Eco) e, principalmente, fazer com que os estudantes percebam que precisam mudar suas atitudes em relação ao mundo natural.
Não basta dizer que devemos jogar papel no lixo, promover a reciclagem de materiais, evitar queimadas ou plantar novas árvores. As crianças e adolescentes que freqüentam nossas escolas devem ser motivadas a se posicionar e praticar ações que realmente revertam em favor da natureza e da vida no nosso planeta.
Isso significa, por exemplo, manifestar opiniões, enviar petições e abaixo-assinados para órgãos públicos relacionados ao meio-ambiente, participar de manifestações em favor da preservação dos animais e das florestas,...
Temos que associar os nossos conhecimentos e as informações que adquirimos com maior velocidade e presteza a práticas que sejam verdadeiramente efetivas para a recuperação da natureza e também para a conservação dos recursos que ainda nos restam. Se isso não acontecer tudo aquilo que nos cerca está fadado a desaparecer, inclusive a própria humanidade...
Nesse sentido é importante que tenhamos contato com todos aqueles que estejam engajados por princípios e paixão nessa importantíssima luta em favor da vida natural. Por isso estamos recomendando esse aliado de primeira grandeza que encontramos no portal O Eco (www.oeco.com.br).