Dicas de Navegação
Para começar a gostar de ler
Conheça o Site da Ruth Rocha
http://www2.uol.com.br/ruthrocha
Há pouco tempo atrás dei o livro “Marcelo, Marmelo e Martelo” para meus filhos. Já tinha em mente o que aconteceria assim que eles abrissem as primeiras páginas e se pusessem a ler as saborosas histórias que estavam sendo colocadas a sua disposição. Não me enganei, mesmo muitos anos depois de seu lançamento, o já clássico livro de Ruth Rocha causou encantamento nas crianças e fez deles novos admiradores do inconfundível estilo da escritora.
Ruth Rocha é o tipo de pessoa que tinha mesmo que se dedicar às crianças. Na abertura de sua biografia vemos informações como “teve uma infância repleta de livros e gibis” ou ainda “o bairro onde morava tinha muitas chácaras” e já começamos a imaginar de onde vieram as idéias para tantas histórias encantadoras.
A imaginação dos grandes escritores depende muito de todo o universo onde essas pessoas cresceram, do incentivo que tiveram para a leitura e também para a escrita, da presença dos pais e do estímulo e participação dos mesmos em sua infância. Crianças que conviveram com outras crianças, que subiram em árvores, pedalaram pelas ruas em suas bicicletas, empinaram pipa, brincaram de esconde-esconde, pularam amarelinha, jogaram bola ou ainda que criaram mundos imaginários com suas bonecas ou carrinhos alimentaram suas criatividades e se permitiram uma enorme riqueza e imaginação.
A escola complementa essa formação e permite um necessário polimento, como quando damos forma e brilho para as pedras preciosas que encontramos em nossas garimpagens pelos caminhos da vida. Ruth teve a oportunidade de freqüentar algumas das mais respeitadas escolas paulistanas como o Colégio Rio Branco e o Bandeirantes.
Além disso, é necessário ousar e acreditar. Não basta apenas ter a sua disposição tudo aquilo que sua família e a escola podem lhe oferecer. Não é suficiente somente que você tenha lido muitos livros, visto filmes, escutado músicas ou ainda visitado museus e ido ao teatro. Tudo isso é muito importante por constituir uma rica e imprescindível bagagem cultural que irá alimentar a produção da pessoa. Agora, para escrever livros, criar personagens, desenvolver tramas, conseguir a atenção dos leitores e enveredar pela literatura é necessário que a pessoa tenha desprendimento, que ela se arrisque, que ouse e que não tenha receio de tentar.
Se isso não bastasse, a pessoa tem que estar em sintonia com o mundo e perceber as outras pessoas, o meio ambiente, as relações humanas, o trabalho, os casuísmos, enfim, todos os encontros e desencontros que marcam a história da humanidade e que servem de matéria-prima para seus contos e narrativas. Enfim, para ser escritor é necessário buscar a essência das coisas e estar de bem consigo mesmo, sentindo a alegria de viver e tendo sensibilidade para escutar e ver tudo aquilo que o mundo tem para nos ensinar e mostrar.
Ruth Rocha segue a linhagem de nossos grandes autores da literatura infantil. Descende da nobre linhagem de Monteiro Lobato e de Ziraldo. Segue seus passos e consolida a produção de deliciosas histórias que estimulam a imaginação das crianças desse nosso imenso e carente país. Sua maior contribuição é a de nos legar um pouco de alegria e imaginação, de fé e esperança no surgimento de gerações futuras que sejam herdeiras de suas lições e também de suas doces palavras e histórias.
“O almanaque da Ruth Rocha”, “A História do Livro” e “A Escolinha do Mar”
são alguns
dos títulos destinados às crianças já lançados pela escritora
Ruth Rocha e disponíveis em escolas, bibliotecas e livrarias.
O Site
Ao navegar pelo site da escritora Ruth Rocha podemos conseguir muitas informações a respeito de sua vida e obra. Para melhorar ainda mais, podemos ainda nos divertir com jogos e histórias. Apresentamos a seguir algumas das características desse interessante e rico destino a ser visitado na Internet:
Em História da Ruth podemos Conhecer detalhes sobre a vida da escritora.
Através das Fotos encontramos imagens para melhor conhecer a família, os amigos e o dia-a-dia da escritora.
A parte dos Livros nos revela a vasta bibliografia da autora e várias informações sobre todos seus livros.
Em Histórias podemos acompanhar a história “Quem Tem Medo do Ridículo?” através de imagens, ouvir as histórias do CD "Mil Pássaros", com narração de Ruth Rocha e canções do grupo Palavra Cantada, ler textos que ainda não foram publicados (como “Meus Lápis de Cor São Só Meus”, “Meu Irmãozinho Me Atrapalha”, “A Menina que Não Era Maluquinha” ou ainda “O Menino que Quase Virou Cachorro”). Há ainda histórias para você se divertir, como por exemplo:
• Borba, o Gato
• Escolinha do Mar
• Faz Muito Tempo
• O Que os Olhos Não Vêem
• Procurando Firme
• Gabriela e a Titia
• Pra Vencer Certas Pessoas
• Historinhas Malcriadas
• A Arca de Noé
• As Coisas que a Gente Fala
• Bom Dia, Todas as Cores!
• Como se Fosse Dinheiro
• Davi Ataca ao Outra Vez
• Este Admirável Mundo Louco
• Faca Sem Ponta Galinha Sem Pé
As imagens das capas dos livros são disponibilizadas e ao clicar sobre elas você encontra mais informações sobre cada um dos livros.
É um jogo que tem como objetivo a formação de palavras usando as letras que estão ligadas por traços.
Atividade para você completar os espaços em branco e formar palavras. Começando pela primeira palavra, mude uma letra de cada vez, até chegar à última.
Atividade para você preencher uma cruzadinha com os nomes dos personagens dos livros de Ruth Rocha.
Diversas charadas pra você se divertir!
Mande um e-mail com comentários, sugestões e mensagens para Ruth Rocha.
O arquivo de fotos da escritora nos permite conhecer um
pouco mais de seu trabalho e de seu cotidiano.
Aos Professores
Escrever é uma necessidade. Tanto para nós quanto para nossos alunos. E não adianta dizer que incentivamos a escrita em sala de aula ao propormos cópias, tarefas e resoluções de exercícios. Sabe-se que isso auxilia e dá subsídios, no entanto a plena capacitação nessa nobre arte depende essencialmente de leituras e mais leituras.
E não me refiro somente aos artigos, revistas, jornais ou livros que colocamos ao alcance de nossas crianças ou que são disponibilizados para nós mesmos. É claro que eles constituem um dos principais elementos a serem utilizados nessa importantíssima construção de novos conhecimentos que empreendemos, porém a leitura a que me refiro ultrapassa os limites da tinta e do papel...
Precisamos ler as imagens, também temos que aprender a ler a partir dos fatos do cotidiano, necessitamos desenvolver uma plena capacidade de leitura do contexto e do meio em que vivemos. E como aprendemos a fazer isso? Talvez o mais importante e decisivo passo para que isso seja colocado em prática seja a capacidade de admirarmos o mundo que nos cerca, nos sensibilizando em relação as realizações e transformações que acontecem ao nosso redor (sejam elas boas ou ruins).
Abrir os olhos, apurar os sentidos, respirar fundo e começar a anotar as coisas que acontecem ao nosso redor podem ser ótimas maneiras de iniciar uma boa relação com as palavras e com os textos. Falem de acontecimentos de suas próprias vidas, descrevam pessoas, narrem situações, transformem os fatos da vida em poesia, relatem de forma cômica ou dramática tudo aquilo que os tocou profundamente em seus escritos.
Só assim poderão surgir novas Ruth Rochas! Enquanto isso, para se inspirar e se sentir no caminho das letras o melhor é conhecer a vida e a obra dessa notável e respeitadíssima escritora da literatura infantil brasileira. Para isso o melhor caminho é através do site da Ruth Rocha (http://www2.uol.com.br/ruthrocha). Boa navegação!
Pesquisa sobre o site:
Karen Tatiana Ribeiro de Andrade
Consultora Técnica em Informática Educacional na Futurekids do Brasil
Pós-Graduanda em Computação Aplicada com Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados