Matemática
Matemática, erro de cálculo ou de ensino
Reflexões sobre a realidade da Matemática no Brasil
Se
não dominamos nem ao menos os elementos básicos
das operações
matemáticas como poderemos utilizar a matemática
em nossas vidas?
Saber efetuar as quatro operações básicas de Matemática (soma, subtração, multiplicação e divisão) é fundamental para que o aluno saiba resolver problemas na escola, bem como é essencial para situações elementares da vida cotidiana, como pagar contas, receber troco ou calcular juros de uma prestação.
Alunos que, até a quarta série do Ensino Fundamental, não conseguem dominar conceitos numéricos básicos terão enorme dificuldade para prosseguir seus estudos, seja da 5ª a 8ª séries, seja no Ensino Médio e, depois, na faculdade. Esses alunos prosseguirão seus estudos sempre com dificuldade. O déficit acumulado nos primeiros anos de escola pode comprometer todo o aprendizado futuro e, mais tarde, o desempenho profissional.
Essa é uma realidade que angustia professores e orientadores educacionais em centenas de municípios brasileiros, especialmente onde faltam condições para modernizar o ensino da Matemática. Muitos prefeitos, antenados com a realidade e preocupados em dar às crianças uma base sólida de ensino, recorrem a soluções inovadoras oferecidas por entidades especializadas, públicas e privadas. Hoje, já existem métodos capazes de despertar naturalmente o interesse da criança pela Matemática, mas, muitas vezes, por falta de conscientização e orientação, deixam de ser adotados pelas Secretarias de Educação de muitas cidades.
A realidade é preocupante e pode ser constatada nos resultados da pesquisa feita em 2003 pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com cerca de 300 mil estudantes da 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Segundo o estudo, a maioria dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental apenas demonstra habilidades elementares e que deveriam ser assimiladas por quem está concluindo a 1ª série, como leitura de horas e minutos somente em relógio digital e multiplicação com números de um único algarismo. A média de desempenho no aprendizado de matemática dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental teve, no Estado de São Paulo, uma queda de 3,6% em relação a 2001.
A Matemática
tem que ser construída num trabalho que
inclua outros elementos, que a torne mais lúdica e
inteligível
aos olhos dos alunos e também estimulante e desafiadora.
Esses dados comprovam o analfabetismo matemático que ainda aflige o sistema educacional brasileiro. Demonstram que, mesmo depois de quatro anos de ensino fundamental, muitas crianças não conseguem construir competências básicas para a vida cotidiana nem para prosseguir seus estudos na quinta série.
Essa mesma anomalia se repete no Ensino Médio. De acordo com pesquisa IBGE, no Estado de São Paulo, por exemplo, apesar de ter crescido o número de jovens cursando o antigo colegial (somente entre a população mais pobre este crescimento foi de 200% entre 1993 e 2003), os jovens seguem com conhecimentos defasados para sua idade escolar. Em 2004, do 1,7 milhão de alunos do Ensino Médio avaliados no Estado, quase um terço (518 mil) ainda apresentava inadequação na relação faixa etária/série escolar.
O que mais preocupa, na leitura desses números, é como esses alunos estão aprendendo Matemática e qual a conseqüência dessa defasagem para a vida dos estudantes. A disciplina, apesar de estar presente em inúmeras atividades, ainda é um bicho de sete cabeças para a maioria das crianças, o que deixa evidente que a forma de ensino dever ser reavaliada o mais rápido possível.