Dicas de Navegação
Site do Menino Maluquinho
Gostoso como goiabada com queijo
Os sapatos são grandes demais. O casaco também não foi feito para ele. A mãe já lhe disse diversas vezes que não se deve colocar panela na cabeça. Apesar de tudo isso, poucas são as pessoas que não se comoveram e se identificaram com a história do Menino Maluquinho criada pelo grande mestre Ziraldo.
O livro, já considerado um dos maiores clássicos da literatura infantil de nosso país, marcou a vida de gerações e gerações de leitores, entre os quais me incluo com grande orgulho. A história do menino que encantava a todos que viviam ao seu redor é sedutora do início ao fim graças à eloqüência de um texto curto mas profundo e rico. Além disso os traços de Ziraldo que levaram a elaboração desse personagem que transborda felicidade foram capazes de criar uma das imagens mais singelas e simpáticas do mundo das crianças.
Tenho a enorme felicidade de ter um menino e uma menina maluquinhos em minha casa. Sinto que como no livro o tempo passa depressa e que de repente iremos abrir os olhos e eles estarão moços, em busca de seus diplomas, correndo atrás de um emprego, querendo se casar e, como resultado de tudo isso, tendo seus próprios maluquinhos para tornar suas vidas muito felizes.
Criança em casa é sinônimo daquilo que há de melhor na humanidade. A singeleza misturada com inocência e sorrisos marotos a cada travessura praticada é capaz de dobrar qualquer adulto. Não há quem não se derreta e não relembre os seus tempos de meninice. Ademais, Ziraldo nos conta em seu livro de uma infância pra lá de inesquecível, daquelas em que subíamos em goiabeiras, descíamos as ladeiras das ruas em carrinhos de rolimã, jogávamos taco, disputávamos figurinhas em animados jogos de bafinho ou deixávamos nossos piões rodopiarem e rodopiarem...
É por esses e por tantos outros motivos que não há como não saudar o surgimento de um espaço virtual dedicado ao Menino Maluquinho e a todos os seus companheiros. Na verdade, o que sinceramente esperamos é que esses maluquinhos não se restrinjam apenas aos caminhos da Web e que continuem alegrando o cotidiano de nossas vidas com suas estripulias em carne e osso através de nossos filhos, sobrinhos, netos, alunos, vizinhos,...
Porque, se pensarmos bem, o espaço destinado à infância gostosa, daquelas que se parecem com a invencível mistura Romeu e Julieta (queijo mineiro com goiabada cascão), tem se tornado cada vez mais restrito. As crianças têm vivido embrenhadas em apartamentos ou em casas escondidas por muros e superprotegidas por cercas e alarmes. Nada de pé no chão, nem pensar em subir nas árvores, essa brincadeira é muito perigosa e tantas outras chamadas de atenção dos pais superprotetores tem sido a tônica.
Se não bastasse todo esse excesso de cuidados, há ainda a prevalência dos brinquedos eletrônicos, como os videogames, que fizeram com que as crianças deixassem de brincar, de criar seus próprios jogos, de articular suas histórias inventadas ou mesmo de sonhar de olhos abertos.
O surgimento do site do Menino Maluquinho (www.meninomaluquinho.com.br) talvez nos ajude a relembrar o que há de bom na infância a tempo de podermos ainda resgatá-la e presentear as atuais e futuras gerações com tudo que há de bom em ser criança.
O Site
Há vários motivos pelos quais devemos adentrar o site do Menino Maluquinho, para entender melhor essa afirmação, vamos descrever as principais características e opções oferecidas aos internautas:
1- Clicando sobre cada um desses ícones (História, Profissão, Tirinha, Piada e Frase do Dia) você poderá se divertir com informações sobre diversos temas (a cada dia há uma história diferente disponível). Além disso é possível imprimi-las e enviá-las para seus amigos.
2- Ao clicar no MAIS, de dentro do casaco do Menino Maluquinho surgirão várias opções de atividades.
a) - Divirta-se com Jogos e Passatempos. As atividades de passatempo podem ser impressas. Veja as opções de brincadeiras disponíveis para os visitantes:
Jogos
- Quebra-Cabeça – 7 diferentes tipos de quebra-cabeças.
- Memória – Um jogo da memória.
- Sete Erros – 8 imagens para encontrar os erros.
- Jogo da Velha – Tente vencer o computador. Há dois níveis: fácil ou difícil.
- Lugar de Panela é... – na cabeça – tente colocar a panela na cabeça do Menino Maluquinho.
- Jogo da Forca – Escolha o assunto: Informática, Eletrodomésticos, Frutas, Sistema Solar, Meios de Transporte, Meios de Comunicação, Esportes, Pontos Cardeais e Colaterais, Aves, Brinquedos, Profissões, Cores, Material Higiênico, Animais que vivem na água, Animais Terrestres, Meses do Ano e Instrumentos Musicais.
- Jardim da Carolina – ajude a Carol a lembrar de todos os tipos e cores de flores que ela quer colocar em seu jardim.
Passatempo
- Aviãozinho – Faça um aviãozinho.
- Balão – Faça um balão.
- Bandeira do Brasil – Monte a Bandeira do Brasil colorida ou preto e branco.
- Barquinho – Faça um barquinho.
- Bonequins – Monte o boneco do Menino Maluquinho ou da Carolina.
- Caça-Palavras – Atividades de caça-palavras.
- Cadê – 4 atividades para encontrar objetos: Ajude o Maluquinho, Faltou uma, Jogo dos Cinco e Pintou sujeita.
- Cardápio – O Menino Maluquinho dá algumas sugestões no cardápio, você pode montá-lo com o que você mais gosta.
- Carta Enigmática – Tente descobrir a mensagem da carta enigmática.
- Cruzadinhas – Quatro cruzadinhas: Comida de Bicho, Esportes, Vida de Cão e Material Escolar.
- Jornal – Monte um jornal com histórias inacreditáveis.
- Labirinto – Encontre o caminho certo nas seguintes atividades: Ajude o Romeu, De quem é? e Internet.
- Liga-pontos – Três atividades em que ligando os pontos você descobre qual imagem será montada.
- Marcadores de Livro – Quatro modelos de marcadores coloridos e em preto e branco para você escolher: Parei aqui, Se você gosta de ler, fica fácil escolher!, Aguarde as emoções dos próximos capítulos e Daqui a pouco eu continuo.
- Móbile – Monte um móbile com a turma do Menino Maluquinho.
- Para Colorir – 1 desenho que impresso você pode colorir.
- Peteca – Faça uma peteca.
- Sete Erros – 2 atividades de sete erros: Cabra-Cega e Ping-Pong.
- Tabuleiro – Monte o jogo “Quem será o substituto do maluquinho?”.
- Vale Presente – 8 tipos de vale presente que podem coloridos ou em preto e branco.
b) - Cinco imagens diferentes que podem ser usadas como papel de parede do seu computador.
c) - Artigos e textos para algumas datas especiais: Dia do Trabalho, Dia do Amigo, Dia da Mentira, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras.
d) - Versão online do livro “O Menino Maluquinho” – história com imagens em tamanho natural para ler, imprimir e colorir.
e) Os Personagens - Conheça mais sobre os personagens da Turma do Menino Maluquinho (Menino Maluquinho, Julieta, Bocão, Carolina, Lúcio, Shirley Valéria, Junim, Sugiro Fernando, Herman e Nina).Conheça também a página “Carol Natural” que tem mais atividades: Como montar um aquário, Os beija-flores, Dicas de jardinagem, Para imprimir e brincar, Jogo: O jardim da Carolina.
Aos Professores
Não há como não aproveitar as boas idéias da infância. Não podemos desprezar tudo aquilo que vivemos e todas as lições que tiramos das amizades, brincadeiras, leituras, desenhos e programas que fizemos. Do mesmo modo como tivemos oportunidades e vivenciamos momentos incríveis quando éramos crianças, também nossos filhos e alunos estão aprendendo coisas novas a cada dia que passa. Essas experiências podem ser revertidas para o trabalho em sala de aula e transformadas em bem-sucedidas iniciativas para a realização de projetos educacionais.
Um dos caminhos a se seguir, por exemplo, é tentar realizar encontros entre pessoas de diferentes gerações com a finalidade de que sejam relatadas as experiências de infâncias vividas por essas pessoas. Brincadeiras de rua, histórias que eram contadas pelos mais velhos, músicas que se cantavam, danças que se realizavam, como eram os brinquedos, o que se comia de gostoso ou mesmo as roupas que eram usadas por crianças e adultos poderiam ser temas explorados e dariam uma grande lição de história, hábitos, costumes e cultura geral.
Outra possibilidade seria implementar as brincadeiras de rua vivenciadas por gerações passadas em aulas de educação física, de forma bem lúdica, para que a reprodução e a preservação desse legado fossem passadas para as crianças de hoje e também do futuro.
Algumas das brincadeiras sugeridas pelo site do Menino Maluquinho (www.meninomaluquinho.com.br) também poderiam ser utilizadas em aulas. Alguns exemplos disso seriam a brincadeira de Forca, o Jogo dos Sete Erros, as cruzadinhas, o cardápio, o liga-pontos, a carta enigmática ou o labirinto. Essas atividades poderiam ser transformadas em proposta final de formato para alguma pesquisa ou trabalho escolar pedido pelos professores. Já tive a oportunidade de desenvolver projetos que utilizaram palavras cruzadas e cartas enigmáticas, o resultado foi excelente, a animação e o envolvimento dos alunos são estimulantes para nós, professores.
O resgate da infância pode ser tão gostoso como a maçã do amor que comíamos nos parques de diversão ou ainda tão prazeroso quanto o doce de leite com queijo que embalou algumas sobremesas nas casas de nossas avós. Que tal se lembrar de tudo isso visitando o Menino Maluquinho?
Pesquisa sobre o site:
Karen Tatiana Ribeiro de Andrade
Consultora Técnica em Informática Educacional na Futurekids do Brasil
Pós-Graduanda em Computação Aplicada com Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados