Planeta Educação

Dicas de Navegação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Revista Bravo
Ao encontro da Cultura

http://bravonline.abril.com.br/subhome_arevista.shtml

Imagens-de-tres-revistas-bravos-O-maior-poeta-Cinema-Acossado-e-A-invencao-do-Brasil

Revista de vanguarda, a Bravo fala com maestria sobre cultura abordando seus ícones e
temas de forma abrangente e inteligente. Sua cobertura permite aos leitores e internautas
estarem totalmente sintonizados com os grandes lançamentos da telas, palcos, shows,...

O melhor e mais seguro recurso disponível para o aperfeiçoamento de professores e estudantes é a cultura. Não há como negar isso, temos que ter um contato permanente com a produção regular realizada em áreas como o cinema, o teatro, a literatura, a música, a dança, as artes plásticas e as exposições em museus. Não importa se estamos travando contato com peças clássicas ou modernas, com movimentos contemporâneos ou neo-realistas, o importante é que estejamos sintonizados, acompanhando, reconhecendo e aprendendo a partir dessa rica e diversa criatividade que nos é disponibilizada pelos homens através de suas peças, filmes, músicas, livros ou obras de arte.

As grandes cidades brasileiras têm, a propósito, investido muito em mostras e exposições que colocam ao alcance do brasileiro acervos importados riquíssimos para breves períodos de apresentação. A resposta do público nacional tem, por sua vez, sido digna da atenção desses curadores e expositores ao lotar e ultrapassar as melhores perspectivas de quem organiza essas mostras.

Eventos que trouxeram obras de arte produzidas por Rodin, Monet ou Picasso; exposições que apresentaram peças do Egito Antigo; o mega evento organizado para a comemoração dos 500 anos do Brasil; as esculturas chinesas de soldados; a arte a partir do corpo humano; assim como vários outros momentos em que a arte e a engenhosidade dos seres humanos de várias partes do mundo foram apresentadas tiveram visitação grandiosa e demonstraram o grande interesse que o público brasileiro tem por cultura.

É também importante salientar que o Brasil entrou na rota internacional das grandes turnês de shows. Isso vem acontecendo já há algum tempo, para ser mais exato desde a década de 1980, quando tivemos os primeiros “Rock in Rio” e a vinda de Frank Sinatra ao Maracanã. De lá para cá foram organizados outros eventos e artistas de grande renome no mundo pop aportaram em São Paulo, no Rio de Janeiro e em algumas outras capitais do país. Espetáculos variados foram organizados e apresentados e trouxeram o melhor do Jazz, do Blues, do Rock and Roll, da música européia, da techno music, do hip hop,...

Se não bastasse essa invasão estrangeira, a música popular brasileira, uma de nossas maiores riquezas culturais, tem todos os meses uma grande variedade de shows sendo apresentados nas capitais e também no interior. Artistas consagrados internacionalmente como Caetano Veloso ou Gal Costa dividem os espaços destinados a esses eventos com revelações e sucessos da nova safra como Ivete Sangalo, Marisa Monte, Skank ou Jota Quest.

Outro forte indício do grande interesse dos brasileiros por cultura advém do aumento nas vendas de livros registrada nos últimos anos. Eventos como as bienais organizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, além do encontro de escritores, que tem sido realizado com freqüência anual, atraem a atenção do grande público, estimulam sua curiosidade e fomentam o crescimento do setor editorial brasileiro.

Mas, como ficar sabendo de tudo isso e ainda ser capaz de conhecer a agenda de espetáculos de dança, ópera, cinema e teatro?

Há um ótimo canal para obter essas informações, chama-se revista Bravo, disponibilizada pela Editora Abril e colocada nas bancas mensalmente com as informações mais atualizadas sobre o mundo da cultura. Felizmente para nós, internautas, a Bravo possui um site de grande qualidade que está ao acesso de um clique de nosso mouse. Que tal conhecê-lo?

O Site

Imagens-de-eventos-e-espetaculos-apresentados-pelo-site-da-revista-Bravo
Imagens de eventos e espetáculos apresentados pelo site da revista Bravo em
sua página da Internet (www.bravoonline.com.br). A grande riqueza da Bravo consiste em
sua natureza múltipla que abre nosso olhar para produções no teatro, na música ou na fotografia.

Uma das grandes qualidades do site da revista Bravo é a divisão por setores culturais apresentada em sua home page. Isso permite ao visitante escolher em que campo da cultura irá buscar informações. Se estiver mais interessado em exposições de museus, shows, lançamentos em DVD, novas produções nos cinemas ou as mais recentes peças sendo encenadas, caberá a ele apenas clicar na opção escolhida e verificar os artigos disponíveis.

A atualização do site é constante. Isso permite ao internauta que saiba com exatidão o que está sendo disponibilizado em todos os setores culturais e que, consequentemente, possa se programar para assistir a um espetáculo, comprar um livro ou ir ao cinema.

Outro ponto forte do site é a presença de imagens que ilustram e permitem que se tenha uma idéia das produções que estão sendo comentadas e analisadas por seus jornalistas e articulistas. Aliás, esse é outro ponto forte da revista e também do site, ou seja, a presença de equipe qualificada e especializada para produzir os textos e resenhas que comentam os novos CDs, filmes, peças, livros, espetáculos de dança...

Não bastasse tudo isso, ainda é possível pesquisar artigos e referências no site, entrar em contato com os responsáveis pelos materiais publicados, assinar a revista e, o mais importante, estar realmente antenado e atualizado em relação ao mundo da cultura em nosso país...

Aos Professores

Imagem-de-atriz-e-ator-sentados-livro-Opera-Maldita-e-eGerry-Mulligan
Filmes, livros e CDs de repercussão são comentados por equipes especializadas que
procuram direcionar a atenção dos visitantes para o que está sendo lançado de melhor
em nossos cinemas, livrarias e na música, assim como nas demais áreas de produção cultural.

O interesse pela cultura nasce a partir do estímulo que sejamos capazes de dar aos nossos alunos. É claro que essa tarefa não é exclusivamente nossa, dos educadores, ela também é responsabilidade de um trabalho de grande importância que deve acontecer dentro das casas dessas crianças e adolescentes a partir da ação consciente e decidida dos pais no sentido de introduzir seus filhos ao mundo das artes plásticas, da literatura, do cinema, do teatro, da dança ou da música.

Nem sempre essas ações acontecem. Há um distanciamento em relação ao mundo da cultura tanto por parte dos pais quanto dos professores. Acometidos por suas inúmeras atribuições ou mesmo desconhecedores das grandes possibilidades que podem ser legadas a seus filhos, alunos e a eles mesmos, pais e professores não se informam e deixam de criar para suas crianças e adolescentes a necessária ponte que os conduza ao encontro da produção cultural de qualidade.

Em função disso, seus filhos e alunos se tornam órfãos e procuram criar suas referências culturais a partir dos elementos que estão ao seu alcance, como a televisão, o rádio, a Internet ou ainda as sugestões dadas por seus colegas. Perdem-se preciosas oportunidades de legar a esses infantes o acesso ao que de melhor se tem produzido em todos os setores culturais e ainda se corre o risco de colocá-los a mercê de modismos e produções comerciais que nada lhes oferece em termos de conhecimento e riqueza cultural.

O trabalho nas escolas tem que ser revisto. Os professores precisam atuar procurando estimular os sentidos. Ensinando seus alunos a ver, ouvir, tatear, cheirar e degustar aquilo que tem sido produzido pelos grandes artistas, músicos, pintores, literatos, dramaturgos e cineastas. A escola tem que aprender a valorizar mais esse conhecimento e difundir entre os membros de seu corpo docente e discente a prática e o encontro com a cultura. Seria importante inclusive que fossem feitas campanhas de conscientização junto aos pais da necessidade de maior interação dos mesmos em relação a seus filhos em atividades culturais.

Nesse ínterim, contribuições como a da revista Bravo, através de seu site na Internet (www.bravoonline.com.br), são de inestimável valor por nos colocarem nos trilhos e permitirem que visualizemos o que está sendo produzido e como podemos entrar em contato com essa fantástica realização cultural humana...

Avaliação deste Artigo: 3 estrelas