Planeta Educação

Matemática

 

Papagaio e Pipamodelismo
Matemática

O professor Ken Yamazato é apaixonado por papagaios desde criança e a vida toda tem se dedicado ao estudo e à arte de projetar e criar modelos das mais variadas cores, tamanhos e formatos.

Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI-SP) e pela Faculdade de Saúde Pública da USP, é reconhecido oficialmente pelo CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) como o 1º Engenheiro de Papagaios no Brasil.

Já foi dezenas de vezes premiado em campeonatos e festivais de papagaios; entre 1979 e 1986 foi por oito vezes consecutivas o Campeão Paulista de Pipas na categoria "engenhosidade"; e é o atual recordista brasileiro de empinar "o maior trem de pipas" - Guinness Book 1998 (edição brasileira), sendo que seu último recorde foi batido em Londrina - PR em 1999, quando colocou no ar 3.344 papagaios em apenas uma linha.

Desde 1991, quando se aposentou, Ken Yamazato está percorrendo o Brasil com seu projeto pedagógico "Papagaios e Pipamodelismo", levando educação, cultura e lazer a gente de todas as idades.

Potencial Pedagógico


Muito populares e com forte presença na cultura infantil, os papagaios, além da função lúdica, possuem um grande potencial como instrumento pedagógico.Visando divulgar o uso dos papagaios na arte de educar, em seu sentido mais abrangente, o Projeto Papagaios na Educação propõe, além de incentivar a geração "videogame" a praticar atividades mais criativas e saudáveis, alimentar o interesse pelo aprendizado através de assuntos recreativos.

Através de exposições de modelos dos mais simples aos mais elaborados, palestras ilustrativas, cursos, oficinas pedagógicas e revoadas de pipas, o processo tem se mostrado eficiente na qualificação de professores, estimulando o aproveitamento dos diversos formatos e aerodinâmica dos papagaios, como ferramentas de matemática, geometria, física e meteorologia em todos os níveis de complexidade; sua origem e evolução nas áreas humanas como história e geografia; ou até no estudo da terapia ocupacional; e ainda explorando o assunto de preservação ambiental através do reaproveitamento de uma grande variedade de materiais que iriam para o lixo na confecção do brinquedo.

Tudo isso sem descuidar da segurança; mostrando que brincar ao ar livre é bom e divertido, se algumas normas bem simples forem seguidas. Dessa forma, tem-se obtido grandes resultados, principalmente com profissionais da área de Educação que, na gratificante motivação de seus alunos em absorver conhecimento, encontram sua própria motivação para tornar o ensino mais eficiente e agradável; além, é claro, do resgate de antigos valores culturais e do incentivo a uma maior integração social e familiar.


Professor Engenheiro Ken Yamazato
www.eaqui.com.br/pipamodelismo

Andréa Cristina Sória Prieto
Consultora Pedagógica em Matemática na Futurekids do Brasil
Pós-Graduada em Psicopedagogia e Direito Educacional com Graduação em Pedagogia

Karen Tatiana Ribeiro de Andrade
Consultora Técnica em Informática Educacional na Futurekids do Brasil
Pós-Graduanda em Computação Aplicada com Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas