Cinema na Educação
Cinema e Educação
Um grande encontro
Há alguns anos, mais precisamente em 1995, comemorou-se o centenário da invenção dos irmãos Lumiére. O cinema foi celebrado mundo afora como sendo uma grande contribuição para as artes e espetáculos, como forma de lazer e engrandecimento da cultura entre os homens.
No início, ainda de forma tímida, as telas apresentavam cenas do cotidiano e despertavam imensa curiosidade entre o grande público. Máquinas como o quinetoscópio, inventada por Thomas Édison, em 1894, chamaram a atenção dos espectadores e fizeram com que já na primeira década do século XX, os cinemas se tornassem uma grande atração.
No entanto, a produção cinematográfica, da forma como a conhecemos, só veio a desenvolver-se a partir da década de 1910, especialmente a partir da produção de alguns países europeus, como a Inglaterra e a França, e a realização dos norte-americanos.
Desde o princípio, porém, foram estreitos os laços que uniam a produção dos recém-surgidos estúdios cinematográficos e os acontecimentos que tomavam conta do mundo. Os anos da Grande Guerra (1914-1919), por exemplo, foram retratados em obras dos países envolvidos, despertando um grande sentimento de nacionalismo e conclamando homens e mulheres a contribuírem no esforço de guerra.
Auguste e Louis Lumiére, os inventores do cinema
As imagens do chamado primeiro cinema (1895-1910) enfocaram o cotidiano e também grandes fatos como mudanças políticas, reformas urbanas e acidentes de grandes proporções, por isso, acabaram por constituir uma grande fonte de pesquisa para os historiadores especializados no período.
Grandes grupos de pesquisa, surgidos a partir de importantes universidades européias e norte-americanas passaram a utilizar filmagens como fonte de documentação; institutos de pesquisa renomados, como o National Geographic Society, além de belos trabalhos fotográficos sobre as várias paisagens do planeta, se preocuparam em produzir películas que retratassem não só os ambientes enfocados, mas também, o próprio processo de pesquisa e levantamento de dados.
Mas, e as escolas? De que formas têm utilizado todos os recursos provenientes da produção cinematográfica (filmes comerciais ou documentários)? Existem possibilidades de utilização e aprofundamento desses recursos no ambiente escolar? Os filmes, que eventualmente são apresentados em sua escola, são utilizados de uma forma adequada ou têm sido usados para "matar o tempo"?
Seus professores apresentam o vídeo e pedem um relatório ou procuram aprofundar a discussão e promover a integração entre os elementos mostrados nas telinhas e aquilo que está sendo trabalhado em pesquisas, nos livros e apostilas e nas discussões de aula? Você (aluno ou professor), acha que os filmes podem ou não podem ser um recurso de grande utilidade nas escolas?
Charles Chaplin foi um dos maiores cineastas de todos os tempos e popularizou
mundo afora a sétima arte com seu inesquecível personagem Carlitos.
Nós estamos vivendo uma época de grandes avanços e constante renovação tecnológica. Recursos como as transmissões via satélite, a tv a cabo, os jornais diários e as revistas semanais, além da grande estrela, a Internet, trouxeram a informação a toque de caixa para nossas casas e escolas. Mas, como estamos lidando com esses meios num dos mais importantes espaços ocupados pela sociedade, as escolas? Vídeos e televisores estão ficando empoeirados em sua escola?
Os computadores estão sendo utilizados apenas na secretaria ou para datilografar alguns "trabalhinhos" no Word?
Está na hora de modernizar sua escola. Cobre de seus professores (se for aluno), cobre dos coordenadores (se for professor) e, cobre dos diretores (se for coordenador), alterações que resultem em práticas renovadas, aulas mais dinâmicas, utilização de recursos que já existem na sua escola, integração entre as disciplinas e interação entre seus materiais de aula e vídeos, Internet, livros da biblioteca, pesquisas de campo...
Professores e alunos procurem acompanhar os lançamentos de filmes nos cinemas e nas locadoras de vídeos, nos jornais de circulação diária e nas revistas semanais de informação, através da Internet e de comentários de colegas. Prestem atenção em títulos que possam contribuir com as aulas de geografia, literatura, português, história ou qualquer uma das matérias da sua agenda escolar.
Comentem a respeito de títulos ou tramas que tenham visto e que tenham relação com os assuntos trabalhados nas aulas; se forem alunos, peçam a seu professor que assista um determinado filme que tenha possibilidades de utilização por ter relação com o conteúdo e as idéias que estão sendo trabalhadas; se for professor, ouça seus alunos, procure as indicações, veja se os filmes em questão têm valor para suas aulas e, sempre que se lembrar de algum título, resenha de jornal, dica obtida através da Internet, confira o material sugerido e prepare-se para utilizá-lo.