Planeta Educação

Cinema na Educação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Como água para chocolate
Saboreando as emoções

Homens-a-cavalo

Alfonso Arau deu destaque para o cinema mexicano a partir dessa produção, sucesso de público e contando com críticas positivas em todo o mundo (premiado no Festival de Cinema de Gramado). Filme diferenciado quanto a sua estética e produção (pode nos parecer um tanto quanto escuro, de ritmo demasiado lento), agrada a públicos sensíveis, passíveis de serem conquistados por uma história de amor impossível, distante.

O cinema latino-americano (entre os quais se encontra o brasileiro) sempre viveu um grande dilema quanto aos caminhos que deveria seguir. A encruzilhada parecia indicar apenas duas opções, a do cinema de arte e a do cinema comercial. Tínhamos que escolher entre a estética européia e a norte-americana, sem qualquer alternativa no sentido de ditar nosso próprio ritmo, de criar nossa própria estética, de "latinizar" a sétima arte.

O final dos anos 1980 e a década de 1990 parecem ter permitido o surgimento de uma nova geração de cineastas latino-americanos que se mostra mais autônoma em relação aos encaminhamentos propostos por Hollywood ou por Paris (Roma, Londres, Madrid,...). Nomes como o de Arau e de Walter Salles tem se firmado como o de realizadores competentes que conseguiram unir arte e público, estética e lucro, sem que isso se transformasse numa heresia. Produções de sucesso tem brotado não apenas no Brasil e no México, mas também em países da América Central, nos vizinhos andinos e platinos. Apesar das crises políticas e econômicas. Imaginem sem elas...

A História

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Numa comunidade marcada pelos hábitos simples e pela vida rústica, o amor de uma jovem (chamada Tita, interpretada por Lumi Cavazos) é reprimido por uma tradição estabelecida à gerações. Como filha mais nova, deve ficar solteira para poder cuidar da mãe na velhice. Apaixonada por Pedro (Marco Leonardi, que já havia trabalhado no fantástico "Cinema Paradiso"), um jovem promissor da região onde vive e, sendo correspondida nesse amor, vê sua mãe rejeitar o pedido de casamento feito pelo rapaz e, para piorar a situação, sugerir que o moço se case com sua irmã mais velha.

Apesar de, aparentemente, ter se conformado com a situação, Tita não consegue esquecer o grande amor e, através de sua suprema habilidade culinária, introduz em suas iguarias o sabor de uma ardente paixão não correspondida. Seus pratos despertam no jovem Pedro a certeza de que o seu casamento não o afastou dos pensamentos de Tita.

A mãe, sempre castradora, tenta a todo custo evitar qualquer encontro amoroso dos jovens e, por isso, vigia atentamente os passos de Tita. Só não consegue conter a comunicação estabelecida por meio dos alimentos, do paladar.

Aos Professores

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1- Como se estabelece a comunicação? Apenas por meio da fala, da escrita e da leitura? O filme de Alfonso Arau nos desperta para outras possibilidades no campo da comunicação ao transformar o paladar num instrumento de envio e recepção de mensagens. Cabe uma excelente discussão sobre o tema em filosofia, em arte e na área de códigos e linguagens (português, espanhol, literatura).

2- O filme é proveniente de um romance de grande sucesso produzido por Laura Esquivel. Utilizar os dois recursos para avaliar a eficácia de cada um deles e, abrir uma possibilidade de discussão acerca das vantagens e desvantagens do cinema e da literatura pode despertar os alunos para novas leituras e novos filmes e ampliar o universo cultural dos mesmos.

3- A possibilidade de trabalhar com escolas cinematográficas de estéticas diferenciadas, como a mexicana, ajuda a quebrar resistências firmadas no público jovem em virtude do monopólio das produções norte-americanas em nossos cinemas e locadoras. Viva a diversidade!

4- A compreensão dos homens e de suas comunidades passa necessariamente pelo estudo de seus hábitos cotidianos, como se prega na Nova História, da escola francesa dos Annales. O estudo da alimentação e da gastronomia são parte essencial desse estudo. O filme de Arau pode ser ponto de partida para um exame dos costumes alimentares da cidade e da região onde vivemos. É uma boa dica de pesquisa a ser pedida aos estudantes!

Ficha Técnica

Como água para chocolate
(Como agua para chocolate)

País/Ano de produção:- México, 1992
Duração/Gênero:- 144 min., Drama/Romance
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Alfonso Arau
Roteiro de Laura Esquivel (baseado em romance de Laura Esquivel)
Elenco (vozes):- Marco Leonardi, Lumi Cavazos, Mário Iván Martínez,
Regina Torné, Ada Carrasco, Yareli Arizmendi, Claudette Maillé.

Links

- http://us.imdb.com/Title?0103994 (em inglês)
-http://epipoca.uol.com.br/filmes_detalhes.php?idf=11074

Avaliação deste Artigo: 4 estrelas