Sheila Cristina de Almeida e Silva Machado Graduada em Pedagogia; Especializada em Orientação Educacional; Pós-Graduada em Psicopedagogia; Atua como Orientadora Educacional no Colégio Poliedro de São José dos Campos – SP.
O Preço do Desafio
A Matemática contra as discriminações
Não
há dúvidas quanto ao fato de que entre os homens
não há melhores ou piores.
São as oportunidades que temos ao longo de nossas vidas que
legam aos seres humanos as chances para conseguir resultados mais ou
menos expressivos.
Porém, a retórica discriminatória
sempre teve eco ao longo da história, encontrando inclusive
alguns tristes expoentes que chegaram a causar grandes
tragédias em virtude de seus pensamentos racistas, como
Adolf Hitler.
Quem chegou a pensar, em algum momento, que a derrota dos nazistas na
Segunda Guerra Mundial representaria para a humanidade um futuro de
maior tolerância e respeito constatou que nem mesmo as
mazelas vividas por judeus, negros, ciganos ou homossexuais (entre
outros) diminuiram as perseguições sofridas por
tantos grupos humanos ao redor do mundo.
Do apartheid na África do Sul a matança
indiscriminada de grupamentos indígenas nas
Américas na luta por terras e riquezas minerais, das guerras
no sudeste asiático entre as superpotências da
Guerra Fria (menosprezando e submetendo os povos locais a seus
interesses) as perseguições desferidas contra
imigrantes na “civilizada” Europa, as
violências continuaram acontecendo.
Muitas vezes a discriminação é,
porém, silenciosa. Ela não se revela na forma de
espancamentos ou prisões arbitrárias.
Não ficam marcas de hematomas ou cicatrizes que possam
referendar as agressões.
Há outras formas, muito mais discretas, porém
tão nefastas quanto aquelas promovidas por membros da Ku
Klux Klan ou das tropas de elite do nazismo. Refiro-me, nesses casos, a
discriminação social e econômica, que
exclui sem ser ruidosa, sem causar grande impacto ou
comoção...
Nós, brasileiros, conhecemos essa triste realidade a partir
dos índices de desemprego ou do perfil dos presos que lotam
cadeias públicas em todo o nosso país.
Por dados como esses ficamos sabendo que as chances dadas à
população negra ou aos nordestinos e seus
descendentes não são as mesmas oferecidas
à população branca.
E ainda pensamos no racismo como um fenômeno tipicamente
norte-americano...
“O Preço do Desafio” nos conta a
história de um grupo de estudantes de origem
hispânica que, confinados a uma escola sucateada nos
subúrbios de Los Angeles, superou as mazelas impostas pelo
sistema para demonstrar que a etnia não é fator
decisivo para o sucesso ou para o fracasso.
Essa história provavelmente já foi vivida em
outros locais dos Estados Unidos e, acredito, no Brasil. Ela poderia
muito bem ser transposta para nossas terras e contada por professores e
estudantes brasileiros que também já conseguiram
superar tantas e tantas dificuldades.
Esse é o grande mote desse notável filme, a
capacidade de superação, a gana (como dizem os
personagens ao longo da projeção), a
constatação de que a superioridade de uns sobre
os outros não existe se as condições
de vida e de trabalho são similares. E a razão de
toda essa superação foi a
disposição e a força de um professor
de matemática, também hispânico...
É por essas e outras que fico sempre a pensar porque muitas
vezes reclamamos tanto se temos essa força toda dentro de
nós!
O
Filme
Jaime Escalante (Edward James Olmos, em atuação
inspirada) é o novo professor de matemática da
Garfield High School (Ensino Médio), uma escola situada nos
subúrbios de Los Angeles que tem uma
reputação nada agradável quanto
à disciplina e resultados de seus alunos.
Escalante trocou um emprego rentável e muito mais
tranqüilo numa indústria pelo desafio de lecionar.
Estava destinado a introduzir seus alunos ao recém
lançado mundo da informática...
Ao chegar a escola foi surpreendido pela
informação da não existência
de computadores naquela instituição.
Por esse motivo ficou encarregado de dar aulas de
matemática. Ao entrar na sala de aula pela primeira vez,
outra surpresa, os alunos circulavam de um lado para outro,
não se importando com a presença do novo
professor e, menos ainda como o estudo que deveriam então
realizar.
Escalante teve que, literalmente, se desdobrar para conseguir fazer com
que os alunos participassem de suas aulas.
Para isso, tentou cativá-los com a
utilização de técnicas diferenciadas
em relação ao que eles conheciam, mostrou
interesse real pelo aperfeiçoamento de cada um dos
estudantes que freqüentavam sua disciplina e, acima de tudo,
mostrou a todos que eles eram capazes de superar as dificuldades que se
colocavam ao longo de seus caminhos a despeito das dúvidas
que pairavam sobre sua capacidade pelo fato de serem
hispânicos.
Não foi tão fácil quanto se possa
imaginar. A rebeldia de alguns fez com que o professor passasse por
situações difíceis, sendo inclusive
ameaçado quanto a sua integridade física.
Porém, respaldado pelo apoio daqueles estudantes que
entenderam sua proposta e seu trabalho árduo, resolveu
propor ao grupo um desafio ainda maior, aprender cálculo e
conseguir passar nos exames de admissão para as melhores
universidades a partir dos resultados obtidos numa prova nacional de
matemática (fato inédito para aquela escola
até esse momento de sua história).
“O Preço do Desafio” (baseado em fatos
reais) do diretor Ramón Menéndez nos apresenta
uma história arrebatadora, onde as possibilidades de um
grupo de estudantes são colocadas a prova diante de um
grandioso desafio que poderá lhes fazer entrar
não apenas no seleto mundo universitário, mas
também, demonstrar que as
discriminações as quais eram submetidos escondiam
toda sua força e capacidade...
Aos
Professores
1-
Um dos temas abordados no
filme “O Preço do Desafio” é
a indisciplina. Freqüentemente enfrentamos
situações de desacato, desrespeito, apatia ou
desinteresse por parte de nossos estudantes.
Seja aonde for a indisciplina aparece como tema cotidiano das conversas
entre profissionais da educação.
E como lidar com esse dilema? O que podemos fazer? O mais importante,
antes da tomada de qualquer decisão mais radical
é que tentemos manter a calma,elhor é se
antecipar a qualquer ato de indisciplina.
Para isso, é fundamental que os professores tenham suas
aulas planejadas com o intuito de tornar o trabalho em sala o mais
interessante e agradável possível.
A diversificação, o uso de novo só
dessa forma poderemos tomar as decisões mais corretas para
essas situações.
No entanto, antes de remediar, o ms materiais, a
exploração das tecnologias de ponta, a
articulação de trabalhos que envolvam os alunos e
a criação de pontes que liguem o que
está sendo aprendido com o que existe no mundo lá
fora devem ser artifícios usados o mais
freqüentemente possível pelos educadores.
Ao encaminhar seus trabalhos dessa forma, evitam-se muitos e muitos
problemas...
2-
A paixão
demonstrada pelo professor Escalante pela matemática
é outro fator importante apresentado em “O
Preço do Desafio”.
O respeito dos alunos pelo professor e pela disciplina por ele
ministrada aumenta na medida em que essa relação
de proximidade pelo conhecimento fica mais evidente.
É lógico que não basta isso,
é necessário que cada professor
aperfeiçoe suas práticas pedagógicas a
fim de permitir que seus educandos entendam as
relações entre o conhecimento lecionado e o mundo
em que vivem...
3-
Quando dialogamos com nossos estudantes e firmamos um trabalho em que
se estabelece um contrato pedagógico, através do
qual se definem as responsabilidades e compromissos tanto dos
professores quanto dos estudantes, fica muito mais fácil
trabalhar e se evitam diversos tipos de problema.
Questões como pontualidade, freqüência,
avaliações, postura, vestuário e
materiais, quando discutidas antecipadamente, permitem que o professor
e também os alunos se sintam como parte de um grupo, no qual
todos devem respeitar as normas discutidas para garantir um melhor
ambiente para todos.
4-
Entre as estratégias utilizadas pelo professor Escalante em
“O Preço do Desafio” podemos perceber as
aulas expositivas e os exercícios em série como
um recurso muito comum.
Quando falamos na necessidade de renovar nosso estoque de recursos,
introduzindo uma prática que integre mais os estudantes ao
processo de construção do conhecimento,
não estamos pregando o fim da
utilização de exercícios e aulas
expositivas, mesmo porque elas ainda são (e sempre
serão) recursos valiosos para as aulas dos mais inovadores e
arrojados educadores.
O importante é que utilizemos também essas
técnicas desde que venham a ser contextualizadas e adequadas
aos novos tempos, a uma nova clientela e não apenas meras
reproduções de conhecimento livresco.
Devem ser debatidas, enriquecedoras, inclusivas e abertas sempre a
qualquer questionamento.
Ficha
Técnica
O Preço do Desafio
(Stand and Deliver)
País/Ano de produção: EUA, 1988
Duração/Gênero: 102 min., Drama
Direção de Ramón Menéndez
Roteiro de Ramón Menéndez e Tom Musca
Elenco: Edward James Olmos, Lou Diamond Phillips, Andy Garcia,
Estelle Harris, Virginia Paris, Mark Eliot, Will Gotay, Patrick Baca.