Planeta Educação

Dicas de Navegação

João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Brincando na Rede
Entrando pela porta da frente na internet

http://www.bancoreal.com.br/brincando

Pagina-de-Brincando-na-Rede-do-Banco-Real

Se você gosta de desenhar e pintar, ler e contar histórias, decifrar enigmas ou escutar piadinhas, bem vindo ao “Brincando na Rede”, o site mantido pelo Banco Real para a alegria das crianças que já ingressaram no universo virtual da internet.

Essa relação entre as crianças e a internet deve, entretanto, ser analisada com rigor e cuidado. Há pessoas que condenam de forma veemente o contato prematuro das crianças com os computadores e, especialmente, com a rede mundial de computadores. O que significa a palavra “prematuro” nesse caso? O uso da tecnologia de ponta deve começar logo que se inicia a vida escolar da criançada? Devemos esperar um pouco mais de tempo antes de permitir que os recursos eletrônicos entrem de forma avassaladora na vida dos pequenos?

É importante ressaltar que a partir do momento em que sites, e-mails, blogs, fotoblogs, orkuts, messengers e demais recursos criados e usados de forma regular e corriqueira na rede mundial de computadores entram na vida de nossas crianças e adolescentes passa a ser impossível voltar atrás e impedi-los de utilizar esses recursos. Não há volta depois que se estabelece essa relação...

Devemos ter certos cuidados na formação de nossas crianças e adolescentes para que seu universo futuro não seja basicamente virtual, afinal de contas há tanta beleza e conhecimento fora das telas dos computadores. Por isso, procure estabelecer caminhos a se percorrer por parte de seus filhos ou alunos antes de estabelecer as pontes que os levarão a informática.

Estimule e cultive hábitos saudáveis como a leitura, desenhar e pintar, andar de bicicleta, brincar com carrinhos ou bonecas, se divertir com jogos de tabuleiro e quebra-cabeças, se encantar com as histórias em quadrinhos, cantar e dançar, praticar os mais variados tipos de esportes, ter vontade e interesse de conhecer a natureza, se sentir disposto a passear e descobrir novos ambientes e pessoas,...

Crianças e adolescentes que exercitam essas práticas antes de entrarem no mundo virtual dos computadores e da internet tendem a ser mais criativas, dispostas, entusiasmadas com a vida e, especialmente, felizes. Sua vida escolar terá mais êxitos que derrotas (com as quais aprenderão com maior facilidade em virtude do contato com jogos, esportes, quebra-cabeças, palavras cruzadas, fábulas e mitos,...) e, a base de sua formação (os primeiros anos escolares), essencial para que se tornem jovens e adultos saudáveis e sem maiores problemas de socialização, será provavelmente de maior sucesso.

Isso quer dizer que a internet deveria ser abolida das vidas de nossas crianças? Não, não é isso que estou dizendo. Acredito apenas que a inserção de nossos infantes ao mundo dos bits e bytes deve se iniciar depois do reconhecimento e identificação por parte dos mesmos de tantos outros recursos e possibilidades que nos são dadas fora dos limites do mundo virtual.

Não consigo imaginar um mundo onde sejamos essencialmente guiados por estímulos eletrônicos como aquele que vimos em filmes como “Matrix”. Não dá para abrir mão da natureza, do contato com o papel dos livros, do encontro com os amigos, da bola rolando macio nos campos de futebol, das brincadeiras de casinha ou escolinha, das mãos lambuzadas de aquarela, da liberdade criativa que temos ao brincar com massinha ou lego,...

Acredito, sinceramente, que somente depois disso é que devemos introduzir as crianças ao mundo virtual. Seria como uma vacina tomada antecipadamente para alertá-los da existência de outros mundos, outras dimensões. Depois disso, ao colocá-los frente a frente com os computadores, passamos a uma nova etapa, ou seja, separar o joio do trigo...

É o que tentamos fazer em nosso trabalho na coluna “Dicas de Navegação”. Por isso estamos trazendo para a criançada mais um artigo sobre um site que ensina, estimula e, muito importante, diverte...

O Site

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Os computadores e a internet fazem parte do nosso mundo. As crianças não podem ficar de fora, mas
há certos caminhos a serem seguidos para que certas habilidades, conhecimentos e competências
desenvolvidas fora do mundo virtual não sejam atrofiadas.

O “Brincando na Rede” é um site que realiza um ótimo trabalho de introdução das crianças à internet. Trabalha com ferramentas acessíveis aos pequenos, colocando-os em posição de aprendizagem gradual de utilização de mecanismos básicos de interação com esse mundo virtual como o teclado e o mouse. Utiliza exercícios simples e divertidos que entretém as crianças ao mesmo tempo em que afinam a coordenação motora e estimulam a curiosidade. Abaixo destacamos alguns dos recursos oferecidos pelo “Brincando na Rede”:

- Para começar a navegar pelo site uma boa opção são as piadinhas de salão encontradas no setor de Humor. Leitura rápida e fácil, estimula exercícios de memorização (quem não quer contar depois para os colegas?). Há versões em português e inglês, o que significa que além de aperfeiçoar o vocabulário na língua nativa, os pequenos ainda podem aprender um pouquinho da língua mais falada no mundo.

- Outra alternativa interessante é a parte de Enigmas. Bote sua cabeça para pensar, quebre a cuca e tente resolver alguns desses enigmas. Em certos casos é necessário somente pensar de forma lógica, outras vezes, é preciso um pouco mais de bom-humor para solucionar as questões. Em qualquer circunstância dá para se divertir e dar boas risadas...

- Em “Você sabe...” são apresentadas algumas informações curiosas e peculiares que podem ser dúvidas de muitas crianças. Perguntas como “Qual é a ave mais rápida do mundo?”, “Como funciona o ventilador?”, “Por que o focinho do cachorro é molhado e gelado?”, “Do que é feito o chiclete?” e tantas outras, são respondidas de forma acessível para os pequenos internautas.

- “O Canto do Conto” é um dos setores mais interessantes do site “Brincando na Rede”. Nesse setor é possível auxiliar muitas outras crianças, de diversas partes do país (e do mundo), a escrever, através da internet, uma história. As contribuições são disponibilizadas para um autor, responsável pela elaboração final dessa história e, no final, quando concluída, os créditos são dados a todas as crianças que participaram desse trabalho.

- A parte do site mais apreciada pelas crianças no “Brincando na Rede” é, sem dúvida, o “Desenhando na Rede”. Nesse setor é possível copiar desenhos, pintar, realizar sua própria produção, aumentar ou diminuir o tamanho do trabalho realizado e ainda ver sua realização numa galeria, ao lado da arte de tantas outras crianças.

Aos Professores

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O uso de computadores não pode fazer com que nossas crianças deixem de
brincar, jogar, praticar esportes, desenhar, pintar, passear,...

Não temos mais como viver a parte do mundo dos computadores e da internet. Temos que conhecer a rede e selecionar os materiais e ferramentas que poderão nos auxiliar na realização de um trabalho cada vez mais maduro, sério e profissional. A tecnologia de ponta veio para ficar e a intenção dessa nova companheira de trabalho é, sem sombra de dúvidas, facilitar os nossos caminhos, em qualquer área de atuação em que estejamos trabalhando, inclusive a educação.

Nossas crianças e adolescentes são muito mais receptivos a esses novos recursos. Falta-lhes, porém, a maturidade que nós, adultos, temos para poder escolher os melhores caminhos para navegar pela internet. E não é apenas questão de bom senso, refiro-me a necessidade de pesquisas, análises, verificação de potenciais, averiguação dos conteúdos e, além de tudo, comprometimento com a cidadania, a ética e bons princípios.

Ressalto, no entanto, que não devemos nos esquecer de subsidiar nossas crianças e adolescentes com atividades lúdicas e educacionais fora dos limites do mundo virtual. A conjugação de forças entre o mundo real e o virtual pode fomentar o surgimento de uma geração futura mais preparada nos quesitos tecnológicos e também, em especial, humanos...

A utilização de sites direcionados as crianças que demonstrem o compromisso de seus gestores em relação à formação de pessoas mais sadias, felizes e inteligentes, como no caso do “Brincando na Rede”, deve ser a rota prioritária escolhida pelos educadores...

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