Carpe Diem
O Mundo em 360º e 24/7
João Luís de Almeida Machado
Imagino que em breve estaremos lendo algo como o fictício artigo abaixo, pensado por mim, que é futurista para o bem e para o mal. Me assusta pensar que várias coisas como estas já estão em desenvolvimento, em estudos, em planejamento…
“Está em processo de elaboração, ainda com muitos ajustes a serem feitos, um novo ser humano que atenda as demandas do mundo pós-contemporâneo.Já existem modelos virtuais perfeitos que atendem a esta demanda.Trabalham na escala 24/7 e tem visão ampliada (e os demais sentidos também) em nível total, ou seja, com alcance 360°.
Os aperfeiçoamentos em curso já estão atualizando a versão digital para Extreme HD, muito além do 2k ou do 4k já disponibilizados no mercado em telas de televisão de ponta. Nestas novas versões há recursos que ampliam a visão noturna, como aqueles utilizados pelos militares em incursões recentes nos conflitos do Oriente Médio e do Afeganistão, em infravermelho.
O ser humano atual é limitado e é preciso adequá-lo aos padrões avançados da tecnologia. Ampliando sua condição e capacidade com a inserção de chips no cérebro, numa atualização dos homens biônicos apresentados de forma bem rudimentar em série televisiva dos anos 1970 (“O homem de 6 milhões de dólares” e também em “A mulher biônica”).
Vestíveis que ampliam a condição humana quanto aos sentidos já estão sendo testados e incorporados ao seu cotidiano, como relógios, óculos, cintos, calçados e outros objetos, tudo para deixar James Bond, o agente 007, totalmente defasado e seus filmes se tornarem relíquias de museu.
O passo a seguir, depois das versões digitais e dos vestíveis é colocar no corpo humano os recursos que os tornem mais fortes, rápidos, inteligentes e sensíveis, ampliando sua visão, audição e olfato.
Afinal de contas, é preciso que a humanidade se prepare cada vez mais para trabalhar horas e horas sem sentir cansaço, ampliando seus níveis de produtividade, tornando o dia de 24 horas algo que esteja realmente ao alcance de todos, usufruindo dos 7 dias da semana e do ano inteiro se possível.
Dormir para que? Remédios e tecnologias podem nos dar acesso a horas e horas antes perdidas com o sono, em colchões, sendo produtivos.
Cientistas, engenheiros, técnicos e estudiosos de diferentes segmentos trabalham arduamente para que o mundo seja, enfim, movimento total e pleno para todos os cidadãos que nele vivem. E você, quando vai entrar nessa?”
Já parou e pensou nisso? Em como sua vida mudou com todas as tecnologias, para o bem e para o mal? Tudo está de acordo com o que você gostaria ou se pudesse mudaria algo?
Você quer ser 24/7 e 360°? Eu não quero…