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Gisele Vitório Coordenadora pedagógica em instituição de ensino profissional, consultora educacional e formadora internacional da Aprendizagem Sistêmica-Kagan na Planneta, empresa do grupo Vitae Brasil. Já atuou como professora técnica, expositora e facilitadora de aprendizagem em oficinas de simpósios e eventos internacionais de educação.

A Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular
Gisele Vitório

Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que tem por objetivo guiar o que é ensinado nas escolas de todo Brasil, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Na Educação Infantil, que durante muitos anos foi entendida apenas como um complemento da educação básica onde as crianças aprendiam a brincar e identificar as letras do alfabeto passa a ter uma prática pedagógica fundamentada em eixos que a estruturam, baseados na melhor maneira de ensinar os alunos de 0 a 5 anos e 11 meses, segundo o DCNEI (Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil): por meio de interações e brincadeiras.

Com base nestes eixos que estruturam as práticas pedagógicas da Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular, criou os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento para que as crianças sejam as reais protagonistas de seu processo de aprendizagem:

1 - Conviver em grupos, com diferentes faixas etárias desenvolvendo habilidades de relacionamento interpessoal, respeito e ampliando seus conhecimentos.

2 - Brincar em diversas formas, contextos e grupos para que desenvolva habilidades cognitivas, sociais, relacionais, de expressão entre outras necessárias à formação humana.

3 - Participar ativamente, tomando decisões e se posicionando, frente às atividades que lhe são propostas;

4 - Explorar o mundo e suas possibilidades, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

5 - Expressar, utilizando comunicação, criatividade e sensibilidade em suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

6 - Conhecer-se e estabelecer sua identidade pessoal, social e cultural, criando uma imagem positiva de si e dos que estão a sua volta, por meio de experiências de interações e brincadeiras seja no contexto escolar, familiar ou comunitário.

Com os Eixos de Estruturação da Aprendizagem Pedagógica e com os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, a Base Nacional Comum Curricular organizou cinco campos de experiências, que norteiam o que deve ser ensinado aos alunos da Educação Infantil. São eles:

1 - O eu, o outro e o nós.

2 - Corpo, gestos e movimentos.

3 - Traços, sons, cores e formas.

4 - Oralidade e escrita.

5 - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Assim, em cada etapa da Educação Infantil (conforme imagem abaixo), existe uma série de aprendizagens mínimas esperadas por campo de experiência. No entanto, não há ordem a seguir. Desta forma, há liberdade para organizar o currículo, desde que as aprendizagens esperadas estejam presentes.

Eixos de Estruturação da Aprendizagem Pedagógica,

Já no período de transição entre o Ensino Infantil e o Ensino Fundamental, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) descreve ainda uma síntese de aprendizagens por campo de experiências para que o aluno chegue ao novo ciclo de ensino com condições mínimas de acompanhamento. No documento essa síntese é um elemento que indica o que se espera que os alunos aprendam acerca dos objetivos que foram explorados na Educação Infantil para continuidade e desenvolvimento no Ensino Fundamental, mas não é pré-requisito para o ingresso nessa fase do ensino.

Desta forma, conclui-se que a intenção da Base Nacional Comum Curricular, no que diz respeito à Educação Infantil, é organizar o aprendizado dos alunos, promover as práticas pedagógicas relacionadas à faixa etária e ter uma concreta expectativa de aprendizados ao final desta etapa.

Fonte: 3º Versão do Documento do BNCC



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