Cinema na Educação
Estudando Cinema: Planos de Câmera
Nicoly Ferrini Pierucci
Quando assistimos a um filme, um seriado, um programa de TV ou até comercial, podemos notar diversos enquadramentos naquele vídeo. Uma cena de praia, por exemplo, começa mostrando o ambiente, a cena situa o espectador de onde os personagens estão. Depois, pode vir um diálogo, então já vemos esses personagens mais de perto. E se o objetivo for mostrar a joia da personagem? A câmera chega bem de perto e mostra exatamente aquela joia.
Esses enquadramentos são chamados de “planos de câmera”. É como determinada imagem capturada pela câmera é nomeada. Além disso, eles têm a função de definir o seu foco de atenção e ainda agregar valores à história.
Conheça alguns planos de câmera e enquadramentos:
O Grande Plano Geral é o plano mais amplo e aberto. Tem como finalidade apresentar o cenário ao espectador, mostrar onde se passa o filme e dar uma referência geográfica. Geralmente, antes de começar uma cena em um novo local, é utilizado esse plano, mostrando onde as pessoas estão, como se o espectador estivesse vendo a cena de um lugar distante ou do alto. Além de mostrar o cenário, este plano também pode ser utilizado para demonstrar amplitude do acontecimento, como, por exemplo, a solidão de uma pessoa em um lugar enorme, ou uma grande destruição do local.
O Plano Geral permite que reconheçamos uma pessoa, diferente do grande plano geral. É um plano mais específico do cenário. Um carro parado na frente de uma casa, um comércio, etc.
O Plano Americano é utilizado somente para pessoas, com o enquadramento da cabeça até o joelho.
O Plano Conjunto também é chamado de Plano Conceito, pois não está ligado a uma referência corporal, como o Plano Americano, mas sim à ideia que será passada. Tem a finalidade de dar contexto àquela cena. O Plano Conjunto é um agrupamento de coisas enquadradas, um próprio conjunto.
Voltando às referências corporais, temos o Plano Médio, que capta o personagem da cabeça à cintura. Muito utilizado para desviar a atenção do fundo e focar no personagem.
O enquadramento da cabeça ao tórax é chamado de Meio Primeiro Plano. É muito utilizado em diálogos sérios, pois as relações se estreitam. É muito comum em campanhas políticas, pois o candidato quer que o eleitor se sinta próximo, que tenha confiança em seu discurso, que se sinta amigo. É utilizado para o candidato expor suas principais ideias e, depois, é passado para o Plano Médio, que também é próximo e evita a sensação que o candidato está forçando o eleitor a ouvir, ao permanecer tempo demais no Meio Primeiro Plano.
Os enquadramentos mais próximos, que mostram uma emoção ou objeto específico, são chamados de Close e Plano Detalhe, respectivamente. O famoso Close é o enquadramento que vai da testa ao queixo da pessoa. É ideal para expressar os sentimentos do personagem, toda atenção de quem assiste está nas expressões faciais e, muitas vezes, faz com que o espectador sinta empatia e até chore assistindo ao filme. Já o Plano Detalhe, é voltado para objetos, onde são revelados objetos escondidos, como bombas, armas, ou um anel de noivado, um brinco, etc.
Assim como a luz, a trilha sonora, entonação da voz, figurino, etc., ao mudar um plano de câmera da mesma cena, ela pode ter uma conotação completamente diferente. Um homem andando na montanha visto de um Plano Americano é completamente diferente de um Plano Geral, por exemplo. Quando vemos o resultado final de um filme, dificilmente temos uma ideia do quanto teve que ser estudado, analisado para que aquele resultado fosse, no mínimo, satisfatório. É por isso que estudar Cinema antes de ingressar nesse meio é tão importante. Conhecer um pouco mais da teoria faz a prática muito mais interessante!