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João Luís de Almeida Machado é consultor em Educação e Inovação, Doutor e Mestre em Educação, historiador, pesquisador e escritor.

Como aproveitar bem a recuperação no final do ano
João Luís de Almeida Machado

garoto sentado sozinho na sala de aula

Pois é, o ano está terminando e para alguns alunos resta observar os colegas que deram duro ao longo de todos os bimestres saindo pela porta da frente para curtir as férias enquanto para eles ainda há a recuperação final.

Já que não foi possível por diferentes motivos atingir a média mínima ao longo do ano, é hora de apertar o passo e investir pesado nestas poucas aulas para rever os assuntos que serão cobrados na recuperação para conseguir “passar de ano”.

O primeiro passo para ser bem-sucedido nesta tarefa adicional é ter clareza quanto aos motivos que o levaram a ficar de recuperação. Entre eles os mais comuns são:

- Ter real dificuldade em uma matéria específica do currículo;

- Não ter se aplicado o suficiente para conseguir atingir os resultados;

- Ter sido displicente em relação a alguns conteúdos daquela matéria escolar o que ocasionou notas mais baixas em um ou dois bimestres o que o levou a recuperação final;

- Não ter feito tarefas ou atividades necessárias para a plena consolidação dos saberes trabalhados em provas;

- Organização deficiente e planejamento mal feito em relação ao estudo para as provas;

- Não saber estudar.

Para todas estas causas de sua recuperação há um roteiro básico a ser seguido que o ajudará a atingir o objetivo da aprovação. Como fazer isso?

1 - Comece verificando o conteúdo que será cobrado pelo professor na recuperação final.

2 - Verifique a agenda de aulas de apoio oferecidas durante o período de recuperação. Não perca nenhuma delas para que com isso suas dúvidas possam ser sanadas.

3 - Estude no período alternado todos os conteúdos pedidos para a prova de recuperação inclusive aqueles em que se saiu melhor ao longo do ano mas dando especial ênfase aos que foram mais difíceis para você.

4 - Faça as listas de exercícios e realize a leitura completa dos materiais indicados pelos professores para a recuperação.

5 - Peça o apoio de colegas que foram bem nestas matérias ou, caso a escola ofereça este serviço, vá aos plantões de dúvidas para maiores esclarecimentos quanto as dúvidas.

6 - Caso existam recursos culturais indicados pelo seu professor para auxiliar a compreensão dos temas da recuperação, como leituras rápidas adicionais, vídeos no YouTube ou trechos de filmes selecionados, procure utilizar estes materiais para compor seu conhecimento sobre tais assuntos.

7 - Não deixe dúvidas persistirem, ou seja, caso algum assunto ainda tenha pendências, vá atrás do professor, do plantonista ou recorra a amigos que possam lhe explicar e, assim, deixar você plenamente preparado para as provas finais.

8 - Não se atenha ao resultado mínimo previsto para sua aprovação. Por exemplo, ao calcular o quanto precisa tirar para passar de ano você é informado que uma nota 6 será o suficiente. Trabalhe sempre para tirar a maior nota possível e não a mínima necessária.

9 - Foco e concentração máximos neste momento apesar do cansaço e das eventuais dispersões. Deixe para descansar e curtir amigos e passeios depois que tiver atingido o objetivo maior de aprovação.

10 - Não confie na sorte. Resultado é, acima de tudo, trabalho duro. Mantenha a calma durante a avaliação pois se você realizou os passos previstos neste texto, certamente estará preparado e será aprovado. Utilize o tempo com sabedoria na resolução da prova privilegiando primeiro as questões mais fáceis e deixando por último aquelas que considerar mais difíceis.

Caso você tenha ficado de recuperação em 2 ou mais matérias procure organizar seus estudos de forma equilibrada dentro do seguinte caminho: Foco maior naquela em que tem maior dificuldade sem que, com isso, deixe de estudar outra na qual teve desempenho melhor. Suponha, por exemplo, que ficou de recuperação em 3 matérias: Matemática, Português e Geografia. Sua maior dificuldade foi em Geografia e a menor em matemática. Divida seu tempo de modo a contemplar com 40% de seus horários de estudo para geografia e, conforme o nível de dificuldade nas outras, conceda 30% para ambas ou, se estiver com mais dúvidas em português, dedique a esta área do conhecimento 35% do tempo e os demais 25% para matemática.

Na prática isso significaria, por exemplo, com 6 horas de estudo diárias, dedicar 2h30 para geografia, 2h para português e 1h30 para matemática. O tempo destinado a cada matéria deve ser suficiente para ler os textos e materiais indicados, rever apontamentos feitos nas aulas de recuperação e, ainda, fazer as listas de exercícios. Se 6 horas não forem suficientes, aumente a quantidade de tempo.

Bons estudos e sucesso é o que desejo a quem está nesta situação e, é claro, como professor, meu mais sincero desejo é que no ano que vem você se organize melhor para que nem fique de recuperação!



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