Planeta Educação

Gestão e planejamento

Joyce da Conceição Lopes Simões  Analista de Projetos. Formada em Administração pela ETEP Faculdades, Pós Graduada em Gestão Estratégica de Projetos. Experiência em gerenciamento de projetos e processos, Implantação de escritório de Projetos e Desenvolvimento de Treinamentos.

Qualidade e produtividade nas organizações
Joyce da Conceição Lopes Simões

equipe de executivos em pé com braços cruzados

Ser produtivo é entregar tudo que nos é pedido no tempo correto com eficiência. Há várias maneiras de ser produtivo em nossas organizações de modo a alcançar resultados mais efetivos.

Como podemos aplicar essas técnicas em nossa organização?

1 - Analise seus processos

A melhor maneira de ser produtivo é tendo um guia de como fazer a ação. A metodologia de processos gerencias traz ferramentas e técnicas para descrever como cada ação deve ser conduzida. É importante focar em como é feita a ação da maneira mais eficaz possível.

2 – Divulgue e treine as pessoas

Tão importante quanto ter processos bem definidos é disseminá-los na organização. Os processos são o grande mapa de como fazer a ação, logo, quanto mais as pessoas conhecerem sobre eles, mais fácil será executar as atividades.

3 – Compartilhe informações sobre as ações

Toda empresa estará sempre interligada. Uma ação pode começar na portaria e terminar na diretoria, mas, para que não se percam prazos e informações, é importante alinhar as informações com todos os envolvidos. A organização é uma célula do corpo, portanto uma isolada não é tão forte com todas juntas.

4 – O trabalho de um é o trabalho de todos

Assim como as informações devem ser compartilhadas, os trabalhos estarão sempre interligados. O meu trabalho pode ser o start do trabalho de outra área e, por isso, é importante sempre ter um alinhamento sobre as ações.

Trabalhar de maneira sistêmica é um passo importante quando estamos tratando de gestão de rotinas. O sucesso organizacional depende de um esforço conjunto.



Leia também…

# Urgente, importante, rotina

# Do planejamento a ação


Avaliação deste Artigo: 5 estrelas